|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Julio Tijucano 1.o PASSO

Registrado: 01/12/10 Idade: 44 Mensagens: 135 Localização: Uberlandia-MG
|
Enviada: Dom Mar 18, 2012 12:25 pm Assunto: Qual o momento certo ? |
|
|
Saudações caros amigos.
Nesse momento em que completo um pouco mais de uma ano de cultivo,
percebo que algumas de minhas plantas começam a se insinuar como arvores e naturalmente me pergunto
que vaso poderia ficar bem em sua composição ou mesmo quando envasar.
Percebo que alguns amigos de cultivo, envasam suas plantas logo após estabelecer uma estrutura de galhos primários,
já outros trabalham por mais tempo em vasos de treinamento, melhorando antes outros aspectos de seu pré-bonsai.
A duvida é a seguinte, se existe tecnicamente falando, um consenso a respeito de quando devemos envasar uma planta.
De já agradeço. Obrigado e até a próxima. _________________ Recuar pra melhor saltar. |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Dom Mar 18, 2012 9:08 pm Assunto: |
|
|
Julio, esta questão do momento varia muito de bonsaísta para bonsaísta... E também de outros aspectos... Por exemplo se você ainda precisa de crescimento da planta, com certeza deverá manter ela num recipiente maior e não envasar até ela atingir o ponto desejado. Eu costumo levar a planta para o vaso quase sempre quando já está praticamente pronta (se bem que bonsai nunca está pronto...) Mas digamos assim, quando ela já pode ser mostrada como bonsai... Outros colocam bem antes... Tem uma questão que é a seguinte: A passagem do vaso de cultivo para o vaso definitivo deve ser feita de forma lenta e gradual, na maioria das espécies. É que algumas são tão resistentes que fazendo na época certa aceitam mudanças bem radicais. Então entre o vaso de cultivo e o defintivo, usa-se um vaso de treinamento. Outra questão: se você corre o risco de matar a planta ao transferir para o vaso, seria de fazer isso logo. Imagina cultivar uma planta durante 5-6 anos num recipiente e quando achar que está no ponto, passar para o vaso e ela morre!?!? Teria sido preferível correr o risco logo e não perderia todo este tempo... Mas vai ter que se contentar com um desenvolvimento mais lento, ou se a planta precisar engrossar, vai levar bem mais tempo num vaso pequeno e talvez nunca chegue ao que você desejaria...Então o bom senso ainda é o melhor conselheiro...
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Mário César B Moro
|
Enviada: Qua Mar 21, 2012 7:44 pm Assunto: |
|
|
Questão muito interessante essa.
Realmente acho que varia de acordo com o gosto de cada um. Na minha opinião como principiante, pelo que eu já observei dá pra se fazer também um meio-termo cultivando o pré num vaso de bonsai com proporções maiores e substrato mais adequado ao desenvolvimento da planta. |
|
|
 |
LuanRibeiro 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Mar 22, 2012 11:07 pm Assunto: |
|
|
Sábias palavras do amigo Elio.
Eu penso que, a partir do momento em que vc olha sua planta e consegue visualizar uma árvore na natureza ou o objetivo que vc tinha determinado pra ela, ta na hora de colocá-la no vaso definitivo.
O "refinamento" vai se fazendo devagar, ano após ano.
Abraços _________________ "A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas" (Goethe) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|