|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Paulo Sampaio
|
Enviada: Seg Jan 14, 2013 2:11 pm Assunto: Serissa? fiz de errado? Consertando - Update-19/01/13 |
|
|
Olá Senhores! Excelente Forum! Gostaria de pedir ajuda!
Comprei uma serrissa de 2 anos... e ela esta perdendo completamente suas folhas... ja fazem 3 semanas q não saem flores, e ja fazem tb 2 semanas que metade da bonsai esta sem folhas... Tentei pesquisar mas quantidade de informaçãos controversas e impressionante...
Pois bem vou descrever o q tenho feito:
Nao a deixo no sol direto, mas a deixo atras de um vidro da janela onde tem luz do sol e a temperatura e boa...
Durante o mês de dezembro e novembro q estava mt calor, eu a regava de manha qd saia para trabalhar e a noite quando chegava regava e borrifava as folhas com agua e beeeem pouco do fertilizante.. embora sempre caissem folhas... imagino q sera um ciclo natural... afinal ela continuava a dar flores... no final do ano ela começou a cair as folhas ... mts folhas...
no começo de janeiro esfriou um pouco então percebi q a terra estava umida então regava um pouco pela manhã só...
colocava fertilizante na raiz a cada 15 dias...
mas agora ela esta mt feia... como nas fotos... eu não sei o q fazer pra salva-la... ja li q eu tenhoq fazer um transplante e dar uma terra nova pra ela... ja vi na net q talvez eu deva encharcar a terra e deixa circular agua... pra tirar os excessos de fertilizante... mas não seir o q fazer... ela estava linda... e na mninha mente estava cuidando direito mas pelo jeito não..
por favor o q devo fazer para salva-la...
Vejam as fotos>>
Muito Obrigado[/url]
Editado pela última vez por Paulo Sampaio em Sáb Jan 19, 2013 10:33 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

Registrado: 24/02/11 Idade: 35 Mensagens: 409 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Seg Jan 14, 2013 3:07 pm Assunto: |
|
|
Paulo,
Me parece ser excesso de nitrogênio. Qual é o adubo que você anda dando para ela?
Adubar a cada 15 dias é muito para a serissa, que tem um crescimento moderado, e não necessita de tanto adubo assim. Adubar a cada 45 dias já seria suficiente.
De qualquer forma, se for esse o problema, o primeiro passo é parar de adubar, diminuir na rega e mantê-la sob o sol indireto.
Por enquanto, ela pode se recuperar bem, mas os galhos de onde as folhas caíram podem não se recuperar. Seria bom já ir escolhendo um novo estilo para ela.
Lamento pela sua perda. Torço para que se recupere.
Abraços. |
|
|
 |
Paulo Sampaio
|
Enviada: Seg Jan 14, 2013 4:01 pm Assunto: |
|
|
Ola Thiago... Mt obrigado pelo dica! Inclusive se alguem tiver mais alguma seria otimo!
sobre a adubação... estou usando esse... >>
http://www.lojadanreal.com.br/produto/1585/fertilizante-lquido-para-bonsai-120-ml.html
A terra atualmente esta umidá... mas em breve acho q vai secar... deixo secar? E sobre o sol aqui em sampa ta meio frio ultimamente... o q faço... sobre pensar num novo estilo o q vc recomenda? e caso eu ja pensar em fazer um transplante, ou e melhor eu fazer ela se recuperar primeiro? |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Jan 14, 2013 4:42 pm Assunto: |
|
|
O perigo nesse tipo de fertilizante está na falta de informação. Temos que individualizar a aplicação de fertilizantes, de acordo com as necessidades de cada uma das nossas plantas. Certamente, adubar quinzenalmente é muito bom para plantas com crescimento acelerado, como ficus, leucenas etc, mas pode intoxicar plantas com metabolismo mais lento, como coníferas e até mesmo serissas.
Quanto ao substrato, deixe-o secar bem antes de molhar novamente.
Se estiver frio, pode até ser necessário pular um ou dois dias antes de regar.
Espere a próxima primavera antes de transplantar. Um recipiente grande ajuda na formação aérea.
Abraços. |
|
|
 |
Paulo Sampaio
|
Enviada: Seg Jan 14, 2013 7:44 pm Assunto: |
|
|
Cara muitissimo obrigado pelas informações.... num post anterior vc citou que poode ser o exagero de nitrogenio... por tanto eu tirei uma foto da composição do fertilizante... talvez vc saiba dizer e e bom ou se pela composição eu meio q matei ela na overdose e ela esta se recuperando lentamente...
Segue Foto
 |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Jan 14, 2013 9:20 pm Assunto: |
|
|
Olá, Paulo,
É um fertilizante equilibrado. Tem macro e micronutrientes.
A proporção de NPKMgS é muito boa. Ideal para um bonsai já formado e envasado.
O erro foi na descrição do produto, que sugere uma aplicação quinzenal.
Temos que saber, também, qual era a quantidade do produto que você estava aportando de cada vez. Não sei qual é a indicação do fabricante quanto à dosagem, mas sugiro que seja feita em pequenas porções. A quantidade em cada porção varia, de acordo com o porte da planta. Plantas menores exigem menor quantidade do produto a cada vez.
Irrigar a planta uns 15 minutos antes de adubar diminui a taxa de absorção pela raíz, diminuindo o risco de superdosagem aguda.
O nitrogênio é um componente essencial ao crescimento da planta, tornando-se menos necessário quando esta já está envasada em recipiente definitivo, situação na qual se quer retardar o crescimento da planta, para que esta não perca a forma de bonsai.
No entanto, o nitrogênio, quando aplicado em doses elevadas, é tóxico para as plantas. O primeiro efeito colateral do excesso de nitrogênio é a incapacidade de a planta absorver o fósforo do solo. O segundo efeito é o crescimento exagerado de entrenós e folhas. Em alguns casos, as folhas podem ficar enrugadas. No último efeito, há queda das folhas e secamento de galhos, em consequência da morte de raízes, podendo levar a planta a óbito.
Eu mesmo já matei algumas das minhas plantas em uma aplicação errada de fertilizante químico. Infelizmente, algumas serissas que eu tinha muitos ciúmes (presente do amigo forista Caio) foram as primeiras a morrer, seguidas por algumas coníferas (tuia limão e tuia azul).
Quem utiliza fertilizante químicos, sejam eles líquidos ou granulados, sempre corre um risco de intoxicar algumas plantas pelo excesso. Por isso, o mais recomendado a iniciantes é utilizar adubos orgânicos de baixa concentração de nutrientes - como as receitadas torta de mamona e farinha de osso -, ou fertilizantes de liberação lenta - como o osmocote.
Abraços. |
|
|
 |
André Rocha 1.o PASSO

Registrado: 07/01/13 Mensagens: 185 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Seg Jan 14, 2013 9:36 pm Assunto: |
|
|
Acompanhando. |
|
|
 |
Paulo Sampaio
|
Enviada: Seg Jan 14, 2013 10:26 pm Assunto: |
|
|
Informações preciosas! Mt obrigado !
bem... apartir de amanha então vou apenar limpar a terra... das folhas e esperar que a terra ficar seca... vou postar a foto dela semanalmente até eu ver q ela se recuperou... ou em seu funeral... =\... Mais uma vez muitissimo obrigado! |
|
|
 |
Paulo Sampaio
|
Enviada: Seg Jan 14, 2013 10:41 pm Assunto: |
|
|
Só mais uma coisa... eu devo limpar a terra dela neh... o jeito q ta agora ta ruim neh ? ou nao ? |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Ter Jan 15, 2013 10:59 am Assunto: |
|
|
Bom dia ! Paulo.
As vezes a vontade de cuidar bem das nossas plantinhas acaba por nos fazer " cuidar demais" , ou seja , muito adubo e muita agua sendo que , quando a planta chegou com certeza ainda estava com o substrato bem nutritivo , o que dispensava adubação por alguns meses....
Se minha , a providencia seria retirar deste vasinho , lavar as raizes sem cortar nenhuma e replantar em areia grossa de construção .
O que me pareceu é que sua planta esta saturada e definhando em virtude da adubação e regas exageradas. Para quem esta doente nada melhor que uma UTI para se recuperar.
As plantas quando adoecem devem ser tratadas como nós , ou seja , vão para um hospital e recebem tratamento de choque.
Com a quantidade de adubo que vem utilizando sua planta não esta morrendo de fome e sim por intoxicação .
Como resolver: uma dieta.
Uma bacia bem furada no fundo e laterais , uma camada de areia e depositar as raizes bem espalhadas ( radiais) por cima , outra camada de areia até quase a borda da bacia e agua até sair pelos furos . Meia sombra . Pronto esta num tratamento intencivo.
Neste novo meio as raizes vão ter oxigenação e umidade ideais para a recuperação . Logo novos brotos vão aparecer e a planta vai se recuperar... |
|
|
 |
Paulo Sampaio
|
Enviada: Ter Jan 15, 2013 11:48 am Assunto: |
|
|
Bon Sérgio vou fazer isso q vc falou.... pode ser qualquer bacia pequena? e providenciar trocar dela e lavar as raizes... como vc falou e providenciar... areia grossa de construção é essa areia de comum ? |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Ter Jan 15, 2013 11:57 am Assunto: |
|
|
É Paulo , coisa simples , primeiro arruma uma bacia ( de 5 a 10 litros ), fura ela toda , nos fundo e laterais , areia de construção ( areia lavada , quanto mais grossa melhor ) tira deste vaso , tira a terra atual , lava as raizes , e planta na areia pura... |
|
|
 |
Paulo Sampaio
|
Enviada: Sáb Jan 19, 2013 10:29 pm Assunto: Continuação_2 - Devo me preocupar agora ou depois...? |
|
|
Olá Novamente senhores!!
Devo me preocupar agora ou depois...?
Senhores essa Bonsai tem um história muito especial pra mim... muito mesmo... não queria que ela morresse... não quero q ela morra, e tambem quero q ela cresça muito bonita...
Pois bem... Nesse exato instante estou/estava fazendo o transplante... mas me deparei com um fato mt estranho (ou não... ) notei que a planta esta absolutamente torta (nao sei se e normal)... mas a minha intenção era fazer uma bonsai nesses estilo >>>
NESSE ESTILO Exatamente>>
1º
2º
3º
De qualqeur maneira notei q a raiz da minha serissa, assim como todo o seu formato parecem não estar certos para o q eu quero dela... parecem estar bem tortos... o que as "imagens referencia" parecem não ter... ou seja...
Seguem as fotos dela e sua raiz...
Bem como voces viram a "bonsai" esta desequilibrada, e isso não me agrada... o q eu faço para q ele fique como as que mostrei no começo...
Estava pretendendo fazer exatamente como o "Bonsérgio" sugeriu, alías e vou fazer... mas so queria saber se terei problemas no futuro ...
ou... dado a situação da saúde dela... eu devo simplesmente fazer o tratamento e deixar essa preocupação para depois...
Só mais uma coisa... NESSE EXATO INSTANTE... a bonsai esta desplantada ... >>>
Esperando uma resposta aqui... do forum... quanto tempo ela pode ficar assim... ?
Mais outra coisa... Sugerem que eu corte um pouco sua raiz? ou algo do tipo, li na net que em alguns casos a cortar um pedaço da raiz estimula um crescimento...
Aguardo novas instruções... Sugestões... |
|
|
 |
Paulo Sampaio
|
Enviada: Sáb Jan 19, 2013 10:32 pm Assunto: |
|
|
.... estudei um pouco e talvez so de eu planta-lá assim resolve ... é isso ?
1º > era como a bonsai estava plantada
2º> e como pretendo plantar
3º> e como eu acho q ela vai ficar (esqueci de desenhar a raiz adaptada ao novo formato... )
Aguardo ajuda! Obrigado |
|
|
 |
Roberto Fávaro 1.o PASSO

Registrado: 05/01/11 Idade: 39 Mensagens: 153 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Dom Jan 20, 2013 12:35 am Assunto: |
|
|
Paulo, não se preocupe com isso agora. O importante, como ressaltou o Bonsérgio e levar a planta a CTI. Faça o procedimento que ele lhe recomendou e agora, não a deixe desplantada.
Assim que ela recuperar bem a saúde, consequentemente aumentará a quantidade de raízes. Se ainda não lhe for uma opção atraente, podes na seqüência optar por outra técnica como uma alporquia, por exemplo, para refazer o nebari da planta e conseguir o efeito que deseja, mas agora o importante é salvar a árvore.
Abs _________________ ROBERTO FÁVARO
"Bonsai é uma das mais belas obras abertas, assim como as canções e o proferir das palavras." |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|