|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
junior elias
Registrado: 09/02/12 Idade: 35 Mensagens: 10 Localização: Caxias do Sul-RS
|
Enviada: Sáb Fev 11, 2012 2:42 am Assunto: bonsai de pinus elliott |
|
|
pra quem disse que nunca viu um bonsai de pinus elliott,ai esta este exemplar tem aproximadamente 12 anos.
pra quem ainda nao tem uma muda, ai vai uma dica junto com as raizes a um vungo branco (nao lembro o nome do fungo) que vive em assossiaçao com a planta.
se por acasso a muda que voce colher nao tiver o fungo tire de uma arvore mais velha.
os brotos novos devem ser arancados com as maos e as pinsas devem ser cortadas ao meio é um otimo estimulo. |
|
|
 |
Becker 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Fev 11, 2012 6:09 am Assunto: |
|
|
Uma força pro amigo
Tenho alguns exemplares de ELLIOTI, quem sabe sirva de inspiração
 _________________ "O AMOR QUE EXISTE EM VOCÊ, PODE CONTAGIAR O MUNDO, FAÇA A SUA PARTE, PORQUE DEUS TEM FEITO POR NÓS" |
|
|
 |
marcio gabiatti 4.o PASSO

Registrado: 02/09/11 Idade: 43 Mensagens: 652 Localização: Blumenau-SC
|
Enviada: Dom Fev 12, 2012 8:11 am Assunto: |
|
|
Muito bom Junior e eu que achava uma especie muito dificil pelas agulhas longas, ainda bem que aqui em Blumenau-sc tem em tudo quanto é lugar vou providenciar o meu...
Abraços... _________________ " A verdadeira beleza só pode ser descoberta mentalmente por quem completa o incompleto "
Kakuzo Okakura |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Seg Fev 13, 2012 11:03 pm Assunto: |
|
|
Beleza, Junior... muito bom levantar esta questão pois o pinus sempre foi tratado nos fóruns como uma planta com grande dificuldade de treinamento. Claro, que pelo tamanho de suas agulhas sempre fica melhor, mais harmônico se fazer plantas de maior porte. Também o yamadori desta planta é considerado de grande dificuldade. Mas aqui na região sul, sendo retirado no inverno, pelas minhas experiências e de outros colegas, tem-se chances bem maiores de sucesso, inclusive com plantas relativamente grossas. No ano passado, retirando bem no início de agosto consegui sucesso em um pinus com tronco na base da grossura de uma garrafa de cerveja... entre outros de menor calibre que também pegaram sem problema.
Becker, muito bons seus exemplares com pinus. Parrabéns pelo trablaho com esta espécie. São dos melhores que já vi por aí. Lembrando que nem todos os pinus que tem por aí são illiotti, é muito difundido também o pinus taeda e mais alguns outros... Aliás amigo Becker aí em sua coleção tem mais que uma espécie, correto?
Abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Becker 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Fev 14, 2012 10:11 am Assunto: |
|
|
Beleza Élio! seria o qual em que você se refere? esses tres exemplares aqui apresentado conheço como Ellioti , ou sera que pode ter algum Taeda no meio?
Élio! gostaria muito de ver esse que você falou que é da grossura de uma garrafa, pois também estou ancioso pra coletar um de grosso calibre.
Abraço Amigão _________________ "O AMOR QUE EXISTE EM VOCÊ, PODE CONTAGIAR O MUNDO, FAÇA A SUA PARTE, PORQUE DEUS TEM FEITO POR NÓS" |
|
|
 |
Otoniel Santos 3.o PASSO

Registrado: 16/06/11 Mensagens: 484 Localização: Barreiras - Ba
|
Enviada: Ter Fev 14, 2012 5:34 pm Assunto: Re: bonsai de pinus elliott |
|
|
Junior, vc está de parabéns pelas plantaas. _________________ Um Lider sempre estará à frente dos seus lederandos para proteger...seja um lider em suas ações!!!! "O MUNDO AGRADEÇE" |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qui Fev 16, 2012 2:07 pm Assunto: |
|
|
Becker, de fato a sua terceira planta a meu ver não é um pinus ellilttii. As folhas pendentes são características de outras espécies, entre elas o pinus patula. Dá uma olhada, talvez seja....
sobre a imagem do pinus que colhi seguem duas imagens. A primeira com o coletador dá uma idéia do tamanho do "bicho" e a segunda mostra o tronco. A altura da foto foi o local onde foi feito o corte da rama maior que aparece na primeira foto. Vale lembra que todo o restante de folhagem foi deixada, sem cortar. De modo geral, coníferas não se retira muita folhagem ao fazer yamadori, ao contrário das plantas de folhas planas, onde se deixa pouquíssima folhagem para evitar stress hídrico.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Becker 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Fev 16, 2012 4:27 pm Assunto: |
|
|
Valeu pela dica Élio, sempre achei esse meu exemplar diferente, vou pesquisar pra ver que espécie seria, agora esse seu pinús ai promete, sem dúvida um espetacúlo, ótima aquisição, parabéns.
Abraço......  _________________ "O AMOR QUE EXISTE EM VOCÊ, PODE CONTAGIAR O MUNDO, FAÇA A SUA PARTE, PORQUE DEUS TEM FEITO POR NÓS" |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

Registrado: 24/02/11 Idade: 35 Mensagens: 409 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Sex Fev 17, 2012 8:53 am Assunto: |
|
|
Eu tive uma má experiência com um yamadori dessa espécie
Mas com as dicas dos caros colegas, e olhando esse daí da foto do Elio, me sinto motivado a tentar novamente esse ano...
Como dizem por aí, paciência, não é mesmo? Um dia a gente acerta (se o ibama não aparecer antes, hehehe).
Abraços. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|