FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

bonsai de pinus elliott
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
junior elias

MensagemEnviada: Sáb Fev 11, 2012 2:42 am    Assunto: bonsai de pinus elliott Responder com citação

pra quem disse que nunca viu um bonsai de pinus elliott,ai esta este exemplar tem aproximadamente 12 anos.

pra quem ainda nao tem uma muda, ai vai uma dica junto com as raizes a um vungo branco (nao lembro o nome do fungo) que vive em assossiaçao com a planta.
se por acasso a muda que voce colher nao tiver o fungo tire de uma arvore mais velha.
os brotos novos devem ser arancados com as maos e as pinsas devem ser cortadas ao meio é um otimo estimulo.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Becker
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Fev 11, 2012 6:09 am    Assunto: Responder com citação

Very Happy Uma força pro amigo Wink

Very Happy Tenho alguns exemplares de ELLIOTI, quem sabe sirva de inspiração Wink

marcio gabiatti
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Fev 12, 2012 8:11 am    Assunto: Responder com citação

Muito bom Junior e eu que achava uma especie muito dificil pelas agulhas longas, ainda bem que aqui em Blumenau-sc tem em tudo quanto é lugar vou providenciar o meu...
Abraços...
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Fev 13, 2012 11:03 pm    Assunto: Responder com citação

Beleza, Junior... muito bom levantar esta questão pois o pinus sempre foi tratado nos fóruns como uma planta com grande dificuldade de treinamento. Claro, que pelo tamanho de suas agulhas sempre fica melhor, mais harmônico se fazer plantas de maior porte. Também o yamadori desta planta é considerado de grande dificuldade. Mas aqui na região sul, sendo retirado no inverno, pelas minhas experiências e de outros colegas, tem-se chances bem maiores de sucesso, inclusive com plantas relativamente grossas. No ano passado, retirando bem no início de agosto consegui sucesso em um pinus com tronco na base da grossura de uma garrafa de cerveja... entre outros de menor calibre que também pegaram sem problema.
Becker, muito bons seus exemplares com pinus. Parrabéns pelo trablaho com esta espécie. São dos melhores que já vi por aí. Lembrando que nem todos os pinus que tem por aí são illiotti, é muito difundido também o pinus taeda e mais alguns outros... Aliás amigo Becker aí em sua coleção tem mais que uma espécie, correto?
Abraço
Becker
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Fev 14, 2012 10:11 am    Assunto: Responder com citação

Very Happy Beleza Élio! seria o qual em que você se refere? esses tres exemplares aqui apresentado conheço como Ellioti , ou sera que pode ter algum Taeda no meio? Rolling Eyes
Élio! gostaria muito de ver esse que você falou que é da grossura de uma garrafa, pois também estou ancioso pra coletar um de grosso calibre. Wink

Abraço Amigão
Otoniel Santos
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Fev 14, 2012 5:34 pm    Assunto: Re: bonsai de pinus elliott Responder com citação

Junior, vc está de parabéns pelas plantaas.
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Fev 16, 2012 2:07 pm    Assunto: Responder com citação

Becker, de fato a sua terceira planta a meu ver não é um pinus ellilttii. As folhas pendentes são características de outras espécies, entre elas o pinus patula. Dá uma olhada, talvez seja....

sobre a imagem do pinus que colhi seguem duas imagens. A primeira com o coletador dá uma idéia do tamanho do "bicho" e a segunda mostra o tronco. A altura da foto foi o local onde foi feito o corte da rama maior que aparece na primeira foto. Vale lembra que todo o restante de folhagem foi deixada, sem cortar. De modo geral, coníferas não se retira muita folhagem ao fazer yamadori, ao contrário das plantas de folhas planas, onde se deixa pouquíssima folhagem para evitar stress hídrico.

abraço
Becker
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Fev 16, 2012 4:27 pm    Assunto: Responder com citação

Very Happy Valeu pela dica Élio, sempre achei esse meu exemplar diferente, vou pesquisar pra ver que espécie seria, agora esse seu pinús ai promete, sem dúvida um espetacúlo, ótima aquisição, parabéns. Wink
Abraço...... Wink
Thiago Batista
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Fev 17, 2012 8:53 am    Assunto: Responder com citação

Eu tive uma má experiência com um yamadori dessa espécie Confused

Mas com as dicas dos caros colegas, e olhando esse daí da foto do Elio, me sinto motivado a tentar novamente esse ano...
Como dizem por aí, paciência, não é mesmo? Um dia a gente acerta (se o ibama não aparecer antes, hehehe).

Abraços.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: