FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Corte de Troncos - Como proceder o acabamento? - RRR02
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Renato Rodrigues Roehrs
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 12, 2010 11:46 am    Assunto: Corte de Troncos - Como proceder o acabamento? - RRR02 Responder com citação

Pessoal, este post originou dentro de um reply meu em um dos posts do colega Bonsérgio.

A minha dúvida é em relação à cortes (poda drástica) em troncos de árvores já desenvolvidas no intuito de tirar deles, uma ramificação baixa para dar início aos trabalhos.

Quando me deparo com troncos mais grossos, onde a primeira ação que me vem a cabeça é cortar a certa altura para incentivar a brotação mais baixa e a partir desta estatura
trabalhar a árvore, sempre me pergunto após certo tempo o que fazer para que o "acabamento" dos cortes sejam melhorados.

O que digo é o seguinte, peguei de exemplo a duranta do Bonsérgio (http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?p=133131#133131). Como era e como ele a deixou.
Com certeza é um belo trabalho de retífica, onde o jin ganhou destaque na planta e o "problema" do corte foi minimizado. Atingindo assim, a conicidade desejada.

Mas como procedo nos casos onde o uso da retífica não é desejado? Como fazer para "acabar" com o corte brusco existente e atingir a conicidade dando assim extensão à novas
brotações, gerando uma impressão de crescimento normal, sem a realização do corte no passado?

Segue um yamadori de ligustro onde procedi inicialmente com os cortes, porque a árvore tinha mais de 2 metros de altura, e agora não sei como acabar ou melhorar o aspecto inicial
sem me utilizar da retífica.
Detalhe para o círculo em vermelho. Ele foi retirado e não existe mais.
Ele já está neste caixote há 1 ano. Estou utilizando TM + FO apenas. Em doses "cavalares".

Muito obrigado pela ajuda de todos!
Abraços.

Editado pela última vez por Renato Rodrigues Roehrs em Ter Set 28, 2010 9:26 am; num total de 2 vezes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Anderson Almeida
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 12, 2010 7:19 pm    Assunto: Responder com citação

Renato na minha opinião tens um bom material deixa crescer até a primavera dai então retifica nele. E a respeito da altura eu sempre que faço yamadori corto sempre acima do que gostaria pois se caso desistir da altura da pra voltar atrás. Um grande abraço parceiro.
ROSIMEIRE E. G.
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Fev 28, 2012 9:20 am    Assunto: Responder com citação

Acompanhando!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Djalmo
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Fev 28, 2012 1:29 pm    Assunto: Responder com citação

E ai Renato como anda esta elezinha????
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: