Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Rodrigo Duda
Registrado: 12/07/11 Mensagens: 17 Localização: Ponta Grossa-PR
|
Enviada: Dom Jan 08, 2012 8:06 pm Assunto: Alporquia de kinkan (Fortunella margarita) Urgentíssimo |
|
|
Caros colegas,
Preciso de ajuda urgente. Fiz um alporque em Kinkan. Agora que tem raízes, estou na dúvida se devo deixar as folhas e flores ou se retiro todas, para não judiar muito da muda. |
|
|
 |
Becker 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Jan 09, 2012 1:33 pm Assunto: |
|
|
Olá Rodrigo! já fiz muitas alporquias nunca retirei as folhas nem mesmo as flores, passe essa alporquia para um vaso com substrato drenante amarre a planta entre o tronco e a borda do vaso para que o vento não balance a planta, e deixe na sombra ums trinta dias, depois va tirando no sol da manhã aos poucos que logo ela se abituara ao ambiente.
Não esqueça de postar as fotos....
Abraço....  _________________ "O AMOR QUE EXISTE EM VOCÊ, PODE CONTAGIAR O MUNDO, FAÇA A SUA PARTE, PORQUE DEUS TEM FEITO POR NÓS" |
|
|
 |
Rodrigo Duda
|
Enviada: Seg Jan 09, 2012 1:56 pm Assunto: |
|
|
Muito obrigado, vou fazer isso.
Ultimamente tenho obtido bastante sucesso em alporques, mas fico meio perdido em como transplantar as mudas. Já consegui enraizamento de caliandra, kinkan, jabuticaba e pessegueiros. Nos pessegueiros fiz 8 alporques, todos enraizaram. Agora vou mudá-los para os vasos. |
|
|
 |
Becker 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Jan 09, 2012 2:30 pm Assunto: |
|
|
Gostaria muito de ver o alporque de jabuticaba e o de kinkan.  _________________ "O AMOR QUE EXISTE EM VOCÊ, PODE CONTAGIAR O MUNDO, FAÇA A SUA PARTE, PORQUE DEUS TEM FEITO POR NÓS" |
|
|
 |
Rodrigo Duda
|
Enviada: Seg Jan 09, 2012 2:33 pm Assunto: |
|
|
Ainda não atualizei meu blog, mas devo fazer isso ainda essa semana. Tem as fotos dos alporques de pêssegos.
http://rodrigoduda.blogspot.com/ |
|
|
 |
Rodrigo Duda
|
Enviada: Seg Jan 09, 2012 7:31 pm Assunto: |
|
|
Aqui algumas fotos dos alporques de pessegueiro. Pena que não vingaram. Deixei na casa de meu pai e os dois secaram.

Editado pela última vez por Rodrigo Duda em Sex Jan 20, 2012 7:56 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
Rodrigo Duda
|
Enviada: Qui Jan 19, 2012 6:59 pm Assunto: Fotos do alporque de kinkan |
|
|
Seguem as fotos. Dá para ver bem as raízes:

Plantei no vaso e deixei no meio dos pés de milho que eu plantei no quintal de casa. Com as últimas chuvas a umidade da terra foi mantida e tem pequenos frutos nos galhos.
Tem mais fotos no meu blog:
http://rodrigoduda.blogspot.com/
Editado pela última vez por Rodrigo Duda em Sex Jan 20, 2012 7:56 am; num total de 2 vezes |
|
|
 |
Luciano Carrarini

Registrado: 03/11/11 Idade: 40 Mensagens: 7 Localização: Nilópolis-RJ
|
Enviada: Sex Jan 20, 2012 7:17 am Assunto: |
|
|
ola amigo ... tenho uma kimkan e estou tentando fazer alporquia , ja tem uns 3 meses e nada de raizes ... poderia me dizer qual material usou para enraizar e em quanto tempo ocorreu isso ! Obrigado ! |
|
|
 |
Rodrigo Duda
|
Enviada: Sex Jan 20, 2012 7:41 am Assunto: |
|
|
Luciano Carrarini escreveu: | ola amigo ... tenho uma kimkan e estou tentando fazer alporquia , ja tem uns 3 meses e nada de raizes ... poderia me dizer qual material usou para enraizar e em quanto tempo ocorreu isso ! Obrigado ! |
Eu usei esfagno e coloquei um pouco de hormônio enraizador. Comprei no mercado livre, tem surtido um efeito muito bom nos meus alporques. Deixei o esfagno bem úmido e enrolei com papel filme, aquele de cozinha. Depois enrolei com papel alumínio.
O alporque foi feito no dia 15 de julho de 2011, bem na época do inverno aqui no Sul. Acho que deve ter enraizado por setembro ou outubro, pelo tamanho das raízes. Como era na casa do meu cunhado, em Prudentópolis, ficou sem ser monitorado até o dia 06 de janeiro, data em que abri o alporque e trouxe para a minha casa para plantio, em Ponta Grossa.
Caso você queira comprar o pó enraizador, posso te passar o link. Só não posto aqui por que não sei se o moderador permite. |
|
|
 |
Rodrigo Duda
|
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Jan 20, 2012 3:50 pm Assunto: bonsai |
|
|
Rodrigo, que tal mostrar para nós o alporque que vc diz ter tido ótimo resultado na jabuticabeira? Esse me deixou curioso, como disse o colega Becker. Mostre as fotos aí para nós por gentileza.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Rodrigo Duda
|
Enviada: Sex Jan 20, 2012 4:16 pm Assunto: |
|
|
Os de jabuticaba ainda não retirei da árvore, pois as raízes estão pequenas. Vou deixar enraizar um pouco mais, por isso ainda não tenho fotos.
Em fevereiro vou para a casa de meus pais, que é perto da casa do meu cunhado, aí tiro as fotos e posto no fórum.
Neste domingo vou na casa de um aluno verificar dois alporques em jabuticabeira. Caso já tenham raízes, fotografo e posto no domingo. |
|
|
 |
Luciano Carrarini

Registrado: 03/11/11 Idade: 40 Mensagens: 7 Localização: Nilópolis-RJ
|
Enviada: Sáb Jan 28, 2012 11:19 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pelas dicas !!! Estava usando um copo com esfagno .... vou mudar para o papel filme ! Eu uso vitamina B1 , vou insistir , depois digo o resultado ... |
|
|
 |
Rodrigo Duda
|
Enviada: Ter Fev 21, 2012 12:18 pm Assunto: Re: bonsai |
|
|
nickyfury escreveu: | Rodrigo, que tal mostrar para nós o alporque que vc diz ter tido ótimo resultado na jabuticabeira? Esse me deixou curioso, como disse o colega Becker. Mostre as fotos aí para nós por gentileza.  |
Seguem as fotos do alporque de jabuticabeira.
Em breve talvez enraízem os alporques que fiz neste feriado, aí posto os resultados aqui.
Alguns alporques secaram e um deles foi invadido por formigas. Já estava criando raízes, mas não deu para salvá-lo. Também postei os alporques de mimosa no meu blog, caso alguém tenha interesse em dar uma olhadinha:
http://rodrigoduda.blogspot.com/
Fico profundamente agradecido a todos que postam dicas no fórum. Os resultados que obtenho foram baseados nas leituras dos posts de colegas, que assim como eu, gostam de compartilhar conhecimento. |
|
|
 |
|