|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
MarceloC

Registrado: 17/03/12 Idade: 56 Mensagens: 13 Localização: Mafra-SC
|
Enviada: Qui Abr 05, 2012 10:31 pm Assunto: Que Pyracantha é essa? O que fazer? |
|
|
Olá pessoal!
Ganhei esta planta de presente da minha filha há um mês, ela veio assim, neste vaso e cresceu um pouco desde então.
Bem, depois que a gente aprende um pouquinho já quer "analisar" a planta para dar continuidade não é?
Pois então, me ajudem e vejam se estou certo.
Em primeiro lugar tentei identificar a espécie, acho que trata-se da Pyracantha Angustifolia, mas não sei ao certo a exata diferença entre esta e a Coccinea, minha única referência é a folha.
Depois tentei entender como foi conduzida a formação da copa, na minha opinião o nebari é bacana, mas ela me parece meio pescoçuda, e outra coisa que incomoda são os três galhos saindo de um mesmo ponto, sem conicidade e terminando em toco.
Minha dúvida é como continuar, pensei em fazer uma poda no tronco, em ângulo e começar toda a copa novamente, será a melhor alternativa? Ou continuo como está, apenas conduzindo as ramificações. Estes galhos já estão bem grossos e terminam em um corte reto, não tem como evoluir.
Vejam as fotos, a meu ver esta primeira seria a frente da planta:
 |
|
|
 |
Átila 4.o PASSO

Registrado: 29/01/05 Idade: 52 Mensagens: 601 Localização: Valença-RJ
|
Enviada: Sex Abr 06, 2012 12:27 pm Assunto: |
|
|
Caramba!!! Linda planta!!! Se fosse eu escolheria o galho mais oposto ao primeiro movimento do tronco pra dar continuidade ao estilo moyogi e usaria uma brotação dele em sentido contrário para formar o novo ápice, conseguindo assim uma ótima conicidade e eliminaria os outros dois.
Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7 |
|
|
 |
MarceloC

|
Enviada: Sex Abr 06, 2012 1:21 pm Assunto: |
|
|
Átila escreveu: | Caramba!!! Linda planta!!! Se fosse eu escolheria o galho mais oposto ao primeiro movimento do tronco pra dar continuidade ao estilo moyogi e usaria uma brotação dele em sentido contrário para formar o novo ápice, conseguindo assim uma ótima conicidade e eliminaria os outros dois.
Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7 |
Ok Átila, me parece uma boa alternativa, mas será possível haver brotações neste tronco, abaixo do galho? Provavelmente elas virão apenas a partir do galho não acha? Não sei como eliminar o problema do pescoço grande sem alterar o tamanho da planta. |
|
|
 |
marcio gabiatti 4.o PASSO

Registrado: 02/09/11 Idade: 43 Mensagens: 652 Localização: Blumenau-SC
|
Enviada: Sex Abr 06, 2012 1:59 pm Assunto: |
|
|
Amigo Marceloc parabens pela aquisição muito bela essa piracanta.
Vamos lá: Para mim por hora o nebari esta bom.
Pescoçuda? não creio.
Você pode fazer a poda do zero e recomeçar sem problemas nenhum.
Mas tambem pode eliminar 2 galhos que saem do mesmo ponto e selecionar só um para ganhar mais conicidade e continuação do tronco que acho mais viavel.
Pode esperar até o inverno para fazer as podas nescessarias.
E depois na primavera transplantar para um recipiente maior tipo um escorredor para ela se desenvolver mais e vc conseguir formar a copa em um estilo pretendido.
Minha sugestão de poda seria esta:
Para construir os galhos assim:
[/img]
Tentando algo assim:
Abraços...[/img] _________________ " A verdadeira beleza só pode ser descoberta mentalmente por quem completa o incompleto "
Kakuzo Okakura
Editado pela última vez por marcio gabiatti em Sex Abr 06, 2012 6:09 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Lucinei Reis 4.o PASSO

Registrado: 17/03/11 Idade: 47 Mensagens: 626 Localização: Salvador-BA
|
Enviada: Sex Abr 06, 2012 2:09 pm Assunto: |
|
|
Ta mandando ver nas projeções em Marcos rsrsr ficou legal  |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Abr 06, 2012 9:38 pm Assunto: |
|
|
Marcelo, tens aí um boa planta e que se bem trablahada pode dar um belo consai. Concordo com as colocações dos colegas, sobre o futuro dela. A projeção do Márcio é bem viável pois a piracanta pode receber podas bem drásticas, somente que o ideal é fazer bem no fim do inverno, início de primavera, logo antes dela começar a nova brotação primaveril. Também a fim dela poder bombar em crescimento para obter os ramos projetados pelo M;arcio será necessário tirar deste pequeno vaso e colocar em um vaso bem maior, esocrredor, ou coisa assim. Mas pode ter certeza que vale a pena. A reposta é bem rápida...
Sobre o tipo de piracanta, eu arrisco que seja a de frutinhas vermelhas pois a amarela amadurece mais cedo.
Por enquanto deixa ela sem mexer e espere amadurecer os frutinhos que ela tem que são o charme da piracanta.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
MarceloC

|
Enviada: Sáb Abr 07, 2012 12:28 am Assunto: |
|
|
Puxa Marcio, bacana! Vou seguir seus conselhos!
Elio, obrigado! O negócio é esperar até o fim do inverno, daí coloco em uma bacia e faço a poda.
Só faltou saber se é Angustifolia ou Coccinea
Obrigado pessoal! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|