| 
			
				|  | FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal 
 QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
 
 ---   SEJA BEM VINDO!   ---
 
 |  
 
 | 
	
		| Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |  
		| Autor | Mensagem |  
		| Marcos Takigawa 
 
 
 Registrado: 23/02/09
 Idade: 52
 Mensagens: 83
 Localização: Presidente Prudente-SP
 
 | 
			
				|  Enviada: Sáb Jan 05, 2013 6:17 pm    Assunto: Pitangueira, sugestões!! |   |  
				| 
 |  
				| Olá, amigos tenho está pitangueira já algum tempo comigo, será q alguém tem alguma sugestão qto a forma estou com dificuldades pois ela está sem forma nenhuma! Obrigado pelas opiniões q vierem!
 
   
   
   
   
  |  |  
		| Voltar ao topo |  |  
		|  |  
		| Denis Araújo 3.o PASSO
 
  
 
 Registrado: 04/01/13
 Idade: 65
 Mensagens: 452
 Localização: Niterói-RJ
 
 | 
			
				|  Enviada: Sáb Jan 05, 2013 7:05 pm    Assunto: |   |  
				| 
 |  
				| Não apareceram as fotos. |  |  
		| Voltar ao topo |  |  
		|  |  
		| gil_fuka 4.o PASSO
 
  
  
 Registrado: 20/06/12
 Idade: 39
 Mensagens: 685
 Localização: Sorocaba-SP
 
 |  |  
		| Voltar ao topo |  |  
		|  |  
		| rmarchesin 
 
  
 Registrado: 27/12/12
 Idade: 37
 Mensagens: 57
 Localização: São José do Rio Preto-SP
 
 | 
			
				|  Enviada: Sáb Jan 05, 2013 11:24 pm    Assunto: |   |  
				| 
 |  
				| As vezes quado aparecem um quadradinho com uma paisagem no lugar da fotografia basta clicar com o botão direito do mouse e copiar o link da imagem e colar na barra de endereço do navegador... mas essas fotos estão com problema mesmo, elas parecem ter sido apagadas do flickr ou o usuário não permite que algumas pessoas vejam suas fotos... |  |  
		| Voltar ao topo |  |  
		|  |  
		| Marcos Takigawa 
 
 
 Registrado: 23/02/09
 Idade: 52
 Mensagens: 83
 Localização: Presidente Prudente-SP
 
 | 
			
				|  Enviada: Dom Jan 06, 2013 8:23 am    Assunto: |   |  
				| 
 |  
				| Vamos ver se agora vai! 
   
   
   
   
   [/img]
 |  |  
		| Voltar ao topo |  |  
		|  |  
		| Fabio Lima 2.o PASSO
 
  
 
 Registrado: 19/01/12
 Idade: 55
 Mensagens: 220
 Localização: São Paulo-SP
 
 | 
			
				|  Enviada: Seg Jan 07, 2013 10:09 am    Assunto: |   |  
				| 
 |  
				| fala ae Marcos Takigawa.. é impressão causada pela foto, principalmente na penultima ou realmente tem uma conicidade invertida entre a base e o primeiro terço do tronco antes da bifurcação?
 como a pitanga não é amiga do alporque, creio que deixar as brotações baixas crescerem para engrossar essa parte do tronco seria uma opção....
 deixa a galera com mais experiencia analizar tua planta.
 uma curiosidade que adubo esta usando???
 abraços.
 _________________
 Na escola da vida, se tem aula todos os dias...
 |  |  
		| Voltar ao topo |  |  
		|  |  
		| nickyfury PARTICIPANTE
 
  
  
 Registrado: 11/11/04
 Idade: 64
 Mensagens: 7679
 Localização: Brasilia-DF
 
 | 
			
				|  Enviada: Seg Jan 07, 2013 7:55 pm    Assunto: bonsai |   |  
				| 
 |  
				| Marcos, a pitangueira é uma das grandes nativas que impressionam pelo porte que adquirem ao longo dos anos de cultivo, e pelas respostas excelentes quando as cultivamos visando transformar uma planta qualquer num bonsai. Infelizmente, porém, ela apresenta certo grau de dificuldade, importando saber que cortes muito extensos, radicais, como os mostrados em sua planta, não cicatrizam, isso é, não fecham a cicatrização, mesmo com o passar dos anos, o que acaba prejudicando a beleza estética e visual. 
 Em alguns casos, podemos corrigir isso aumentando a area de densificação em torno da região prejudicada, ou então escavando-a e criando um efeito inicial exploratório, que poderá ser convertido num jin ou num shari, a depender do caso e da posição do corte na planta.
 
 Por outro lado, é uma planta que está em constante atividade, e é comum que emita galhos e brotações por todo o tronco, mesmo na base. Isso é ótimo, pois possibilita que usemos uma técnica muito simples no bonsai, que é a formação por substituição: um novo galho irá substituir o antigo, que estiver mais próximo ou não. Em linhas gerais, temos que um galho fino, de uma nova brotação, deve sempre ser preservado para ser usado como substituto, vez que ele, por ser fino e mais flexível, permitirá que o eduquemos corretamente via arame.
 
 Sua planta, no estágio em que está, pede justamente isso: a substituição de todos os galhos por outros, novos, advindos de novas brotações. Não há nenhuma técnica que faça nascer galhos onde os queremos ou onde a planta precise deles. Resta, então, munir-se de paciência, reduzindo ao máximo o comprimento de todos os galhos e aguardar que haja liberação hormonal em quantidade suficiente para que isso venha a ocorrer. A melhor época para cortar reduzindo o comprimento, com esse objetivo, é na primavera e não agora.
 
 Por agora, apenas adube e regue, mantendo a planta em exposição solar o dia inteiro. Rega apenas no final da tarde, e uma unica vez. Adubação organica média quantidade ajudará a planta a ficar mais vigorosa, apta a suportar o trabalho necessário na primavera, bem como a aumentar seu sistema radicular, fortalecendo-o tambem.
 _________________
 que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
 
 
 http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
 |  |  
		| Voltar ao topo |  |  
		|  |  
		| Marcos Takigawa 
 
 
 Registrado: 23/02/09
 Idade: 52
 Mensagens: 83
 Localização: Presidente Prudente-SP
 
 | 
			
				|  Enviada: Seg Jan 07, 2013 9:05 pm    Assunto: |   |  
				| 
 |  
				| Nich e Fábio obrigado pelas dicas, F´bio eu estou usando farinha de osso  com mamaona! |  |  
		| Voltar ao topo |  |  
		|  |  
		|  |  
  
  
|  | 
 
 | Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum
 Você não pode editar suas mensagens neste fórum
 Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
 Você não pode votar em enquetes neste fórum
 
 |  |