FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ficus ,alporque de raiz! ATUALIZANDO! Ajuda com poda.
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Gustavo Ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 17, 2011 3:04 pm    Assunto: Ficus ,alporque de raiz! ATUALIZANDO! Ajuda com poda. Responder com citação

saudações ...

Fz uma alporque neste ficus que comprei da Ilza , e o nebari dela nao estava bom e resolvi mexer, fiz um alporque a 4 meses e ja apareceram as raizes.. fiz tambem algums exerto de raizes mas nao deram certo ! duas brotaram raiz no enxerto nas mediações da base o resto apodreseu , e as mais finas secaram , e soltou uma raiz na base . nao cuidei direito das raizes creio que por isso nao tive resultado bom , tirei as outras duas que começaram a brotar na base pois vou fazer uma novo enxerto!

vou postar o metodo usado!!

Nebari original ..

Nebari descascado !! um espaçõ pequeno pois nao tinha espaço .. se cortase mais ficaria ruim o tamanho do tronco . eraizes cortadas que foram usadas nos enxertos..

Sainha usada para nao deixar as raizes passar para baixo , pois como espaço era pequeno nao tinha como fazer um bombom maior , e tambem ajudou para as aizes sairem radiais , no caso do ficou na hora po alporque ate nao prescisa muito pois voce pode depois do alpoque feito corrigir com a tecnica do pires embaixo .. no caso foi usado pela falta de espaço.! foi usado um plastico mais firme , tipo de radiografia!

Depois a sainha vou grampeada no tornco para impedir que as raizes passacem apara baixo.

Feito os enxerto de raizes, cortando com um formão goiva U, e colocados com a ponta chamfrada no corte , e granpeado! e no alporque foi colocado terra por baixo e por cima!

por ultimo foi fechado com plastico preto, e grampeados tambem , e bases fixadas na terra com grampos .

Depois de 4 meses abri o alporque as raizes estão assim :

A tal raizinha de nasceu!

E agora gostaria de pedir uma ajuda para saber se retiro o alporque agora , ou deixo ele mais um tempo ?? ja tem uma volume bom de raizes !!

Outra questão e se a planta fica legal sobre pedra pois e uma moyog e nao uma planta mais natura , tipo semi cascata , ou uma estilo mais "rustico ", nao sei gostaria de colocar sobre uma pedra mas gostaria de saber opniões!!! Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes Rolling Eyes

Abrços..

Editado pela última vez por Gustavo Ribeiro em Ter Fev 14, 2012 2:03 pm; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Edson M. Mori
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 17, 2011 3:26 pm    Assunto: Responder com citação

Boa tarde, Gustavo
Belo trabalho, parabéns
Se fosse minha planta manteria no estilo moyogi e sem pedra
Abraço
Renan Leite Gaigher
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 17, 2011 3:38 pm    Assunto: Responder com citação

Legal gostei da sua ideia Very Happy Quanto tempo levou esse seu alporque?
edson0605
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Ago 17, 2011 4:03 pm    Assunto: Responder com citação

Gustavo,
espere até que as raízes adquiram uma cor mais puxada para o marrom; assim correrá menos risco delas se romperem por estarem muito jovens.

Edson.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Gustavo Ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 17, 2011 8:37 pm    Assunto: Responder com citação

Edson Mori , acho que vou seguir seu conselho .. vou apenas fazer ela um pouco mais alta e o nebaria saindo e dando movimento nele .. acho que a pedra nao vai ficar em harmonina com a planta no estilo que esta !!

Se algum tiver exemplos pode postar que estou aberto a mudar de ideia se tiver algo interesante !!!haha Very Happy Very Happy

Edson 0605, vou fazer isso !! ja fiz alporques e os ficus constumaval perder muitas folhas .. vou deixar mais e depois selecionar!!

abraços..
Otoniel Santos
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 17, 2011 9:55 pm    Assunto: Responder com citação

gustavo, maravilha, vou copiar no meu ligustrum para correção do nebari.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Vinícius Fernandes
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Ago 17, 2011 11:38 pm    Assunto: Responder com citação

Gustavo, me diga uma coisa... no alporque, vc fez o anel ao redor do tronco por completo ou deixou uma ponte? abraço
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Ago 18, 2011 10:28 am    Assunto: Responder com citação

Muito bom Gustavo, muito didático. Apesar de não ter foto da planta inteira, acho que as raízes ficaram bem distribuídas e bonitas do jeito que estão. Se é um moyogi nada impede de fazê-lo sobre pedra também.
Estes enxertos de raízes aéreas deram certo?
Gustavo Ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Ago 18, 2011 1:49 pm    Assunto: Responder com citação

Vinicius , fiz o anel completo!!!

nikkei, os enxertos apenas 2 deram um pouco certo!! Laughing Laughing Digo uma pouco pois as 2 raizes de pegaram o enxerto, so estava viva 1cm da parte que estava ligada no galho ..

E como se tiverse pegado apenas um cotoquinho que esta ligada no galho, e deste cotoquinho soltou raizes novas .. Não vingou a raiz todas desde o galho ate o vaso! Outra coisa que nao agudou muito foi que nao fiz um isolamento adequado para proteção das raizes, apenas coloquei um pouco de esfagno e passei um plastico ..

Como vou fazer outra vez tirei os dois que deram certo .. e outra coisa que percebi eque as raisez mais ficas nao dão certo .. tem que ser raisez de 4mm a 7mm que sao o ideal.. mais finas desitratam facil..

Vou fazer outra vez o enxerto e farei o esolamento certinho .. mas e um tecnica que tem grandes % de sucesso!!!

abraços..
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Ago 18, 2011 2:38 pm    Assunto: Responder com citação

Muito bacana Gustavo, me deu uma ótima idéia, vou tabalhar isso no meu ficus...
Gustavo Ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Fev 14, 2012 2:15 pm    Assunto: Responder com citação

Ola Amigos!!

Estou com algumas duvidas .. sempre fiz podas em ficus, aerea e desfolha ,mas sempre deixei o talo das folhas ou pontas ,nuca cortei galhos mesmo ... com fazemos com outras plantas, como ulmus , azelia , etc .. Pode ser feito com ficus ????

Depois do alporque de raiz , coloquei no vaso e amarrei , e ja esta bem firma .Ja tirei as cordinhas e esta legal .. mas a brotação esta so nas pontas e vai se alongar cada vez mais .. quero começas a mexer a estutura dos galhos .

em fim ..posso podar os galhos mas radicalmente??para começar uma brotaão mais perto do galhos primario, ou so o mesmo esquema das desfolhas e ir cortando a te as brotação ir retorcedendo!

as fotos Hoje!!

abraços..
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Fev 15, 2012 4:03 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Gustavo, no que concerne ao alporque, voce realizou um ótimo trabalho, e o resultado foi bem tranquilo e correto. O ideal é manter o alporque, sem corte, até que o volume de raizes seja bem superior ou ao menos igual ao volume original (abaixo do alporque, na parte inferior do tronco). Dessa maneira, vc garante a sobrevida do material a ser retirado, sem risco de perda, considerando a estruturação aerea.

Se cortar tendo apenas um volume minimo de raizame, certamente haverá perda de galhos, o que irá prejudicar qualquer trabalho futuro. É necessário, então, um volume superior ao atual, dentro da area do alporque, para garantir sua retirada com sucesso de sobrevida para a planta.

Em relação aos enxertos, devo salientar que o correto não é fazer enxerto de raizes em galhos. Pode até ter um ou outro resultado, mas não é a maneira usual. A técnica correta é enxertar caules de outras mudas, sejam eles finos ou não, para agregar material a ser, oportunamente, cortado. Isso significa que enxertamos, por encostia, um caule de uma muda qualquer de ficos (mesma variedade) numa posição de um dos galhos, prendendo bem para fixar o enxerto sem risco, cobrindo a area com plastico ou fita de enxertia. A muda poderá continuar plantada no vaso original (em que esteve plantada até então) ou ser retirada e ter suas raizes enterradas junto com a planta-mãe (que recebeu o enxerto).

Nesse ultimo caso, as raizes irão se fundir com as raizes da planta principal, e o enxerto terá maior possibilidade de exito. Tão logo o enxerto fixe, emitindo novas brotações, é o momento então de cortar a parte superior, mantendo o caule na planta principal, ou apenas as raizes fundidas, caso a intenção seja o aproveitamento de raizes no nebari, por exemplo. Esse tipo de enxertia funciona melhor se fixado em areas próximas da base do tronco ou no primeiro terço do tronco (tachiagari).

Em relação a sua pergunta, sobre como reduzir os galhos para aproximar a densificação do tronco, é possivel sim cortar radicalmente qualquer galho da planta, desde que isso seja feito na época correta, que não é agora. Geralmente fazemos isso na primavera, ou no inverno. E apenas se a planta estiver plenamente saudável e com brotações e crescimento vigorosos. E nunca se estiver recebendo alporquia ou enxertia.

Outra maneira de aproximar as brotações do tronco, para aumentar a area de densificação, é com enxerto de borbulha. Sobre como fazer ou o que vem a ser esse tipo de enxerto, sugiro uma pesquisa no site do Atelier do Bonsai, onde o bonsaista Geraldo Inocencio, da Bonsai Morrinhos, presta uma verdadeira aula sobre todos os tipos de enxerto e como executá-los corretamente.

Outras ótimas matérias sobre enxertia em ficus voce pode aprender com o bonsaista João Chaddad, no link abaixo:

http://bonsaiesalq.wordpress.com/ficus-retusa-raizes-pendentes/ficus-raiz-pendente21/

http://bonsaiesalq.wordpress.com/ficus-retusa-raizes-pendentes/

Uma grande e valiosa aula sobre enxertia, vc encontra aqui:

http://www.sidiao.com/Ficus_e.htm

Mas para entender corretamente, é preciso ler e entender a explicação sobre as formas de enxertia feitas pelo Geraldo Inocencio. boa sorte.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Gustavo Ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Fev 15, 2012 7:47 pm    Assunto: Responder com citação

Nicky,

Show de aula,me esclareceu tudo e mais um pouco! otimos links tambem !

Sempre lia aqui e em outras materia que se cortar os Galhos do ficus eles secariam e perderia a estrutura .Os enxertos de raiz desta forma que mostrou tambem nunca tinha visto ..

E isso!! Estamos aqui pra aprender, e temos que recorrer a quem sabe!!! Very Happy Very Happy Very Happy

Abraços...
romeucr
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Fev 16, 2012 11:55 am    Assunto: Responder com citação

Gustavo, valeu pelo post.

Tenho um ligustrum que postei aqui e o pessoal sugeriu um alporque para correção do nebari. Seu post vai me ajudar, pois achava que não daria certo um alporque em tão pequeno espaço. Acredito que mais pra frente eu realize o procedimento.. a minha planta vc pode ver aqui

http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=20180
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Gustavo Ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Fev 16, 2012 12:35 pm    Assunto: Responder com citação

Romeu ,

Da pra fazer o alporque tamquilo , desta forma que fiz e bom que as raizes nao ficam emboladas , da pra fazer em espaço curtos e é a melhor forma pra fazer alporque de raiz!

Quando fizer faça o mesmo procedimento , faça a "saia" com uma plastico mais firme , so tome cuidado de selar bem o platico junto ao troco para que as raizes nao bortem junto ao tronco e desça ao solo sem passar pela saia e coloque a planta em um vaso maior e coloque terra por cima pra nao ter que fazer esta gambiarra que fiz com platico preto .. oque é pior .. nao faria desta forma hoje.. Colocando em vaso fundo, a propria terra ja se encarega de cobria e umidecer o alporque ..

Abraço..
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: