|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
jmorlock
|
Enviada: Sex Jan 13, 2006 10:31 am Assunto: Sementes de Canafístula |
|
|
Olá Pessoal,
Consegui algumas sementes de Canafístula (Peltophorum dubium) também conhecida como "pau-cigarra", e gostaria de saber se alguém tem informações sobre ela, se esta época é boa pra semear, qual um substrato bom para ela, ou qualquer outra informação que possa me ajudar nessa nova experiência, pois nunca tinha feito Bonsai a partir de sementes
Grato |
|
|
 |
ROGÉRIO DE ASSIS PEREIRA 1.o PASSO

Registrado: 13/07/05 Mensagens: 130 Localização: PEDRO LEOPOLDO - MG
|
Enviada: Sex Jan 13, 2006 1:17 pm Assunto: Sementes. |
|
|
Olá para todos.
JM, não conheço a espécie mas planto outras por semente geralmente demora muito a ver o resultado mas quando vêm é uma grande satisfação.Você pode plantar as sementes em um substrato comum que já utiliza para outras plantas e em cima da vasilha coloque um plástico rigido todo perfurado como se fosse uma estufa deixe em local sombreado e regue diariamente com ''pouca'' água para não apodrecer as sementes,quando soltar as mudinhas retire e corte a raiz pivotante de todas e replante no mesmo vaso ou outro que julgar + adequado.
Alguns cultivadores dão dicas variadas ou seja colocar as sementes na água as que afundarem são as melhores para o plantio,eu planto todas.Alguns dizem para quebrar a dormência ou seja coloque as sementes por até 05 dias no congelador depois plante,ferva as sementes por 20 minutos deixe ao relento e plante,quebre a semente nas pontas com alguma ferramenta ou raspe as pontas e plante.Mas eu não faço nada disto a não ser a estufa que falei acima mas isto não quer dizer ''regra'' talvez algun colega pode dar + informacões.
Espero ter ajudado.
Rogério. _________________ ''o BONSAI é como uma vida,precisa de cuidados diários.'' |
|
|
 |
jmorlock
|
Enviada: Sex Jan 13, 2006 4:53 pm Assunto: |
|
|
Agradecido pelas informações, plantei algumas sementes em uma bandeja pequena, vou tentar improvisar essa mini-estufa, não encontrei muitas informações sobre essa espécie na internet, e nenhum bonsai com ela, mas pelo que pude ver as folhas e flores são pequenas, oque acredito que seja importante.
Quando eu devo cortar a raiz pivotante? logo que germinar? ou espero ela atingir alguma altura ou quantidade de folhas?
Oque eu consegui descobrir foi que a germinação demora cerca de 1 mês, a árvore é nativa do brasil e pode ser plantada em terra vermelha ou argilosa e pode chegar a 25 metros de altura, a madeira é bastante resistente.
Vou informando aqui se tiver sucesso nesse plantio. Se alguém tiver mais informações favor postar. |
|
|
 |
jmorlock
|
Enviada: Ter Jan 17, 2006 1:47 pm Assunto: |
|
|
Aê pessoal, fiquei feliz ontem pois acho que tem uma semente que já está brotando, impressionante, só tem 4 dias que plantei, já dá pra ver uma folha minúscula aparecendo na superfície, deve ter meio milímetro, mal dá pra ver, mas acho que já é a árvore nascendo.
Eu plantei numa mistura de terra preta (vegetal) e cascalho fino, estou regando diariamente, está muito calor aqui então tenho regado até a água sair pelo dreno, ontem misturei um pouco de vitamina B1 na água para ajudar na formação das primeiras raízes, será qeu fiz bem?
Antes de plantar eu dei choque térmico nas sementes, 5 minutos em água quente e mais 5 minutos em água fria. Ela está numa área externa totalmente sombreada, será que devo colocá-la pra pegar um pouco de sol direto?
Espero que essa experiência possa ser útil para alguém algum dia. |
|
|
 |
jmorlock
|
Enviada: Qua Jan 18, 2006 10:42 am Assunto: |
|
|
Aê olhem só que legal, aquela folhinha não era da árvore ainda não, eu sei porque agora tem uma semente brotando pra valer, a germinação dela é Epígea e não Hipógea, ou seja a semente sai da terra, igual um feijão, aquelas folhinhas não sei doque são, alguma sementinha que deve ter caído lá, olhem só que coisa!!
Bem, falando da semente, eu quero saber se ela deve tomar um pouco de sol direto agora que está brotando. Alguém saberia me informar? No momento o vaso está em uma área externa bem iluminada mas sem sol direto.
Olhem esse site que legal, o artigo sobre germinação é bem interessante: www.cientic.com/tema_plantas.html |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|