|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Jonathan Richetti 1.o PASSO

Registrado: 19/12/10 Idade: 35 Mensagens: 125 Localização: Cascavel-PR
|
Enviada: Sáb Fev 05, 2011 11:11 am Assunto: Limoeiro yamandori de uns 25 anos |
|
|
Eis o limoeiro...
A garrafinha é de 1 litro...o diametro do tronco é enorme...
Ele teve ter uns 25 anos pois quando eu era pequeno ele já era grande no lote...
E ele não morreu
Só não sei o que fazer... além de esperar os galhos se lignificarem um pouco pra aramar, pois agora estão verdinhos e quebram só de olhar quae ehhehe.
Dicas e críticas e a sua opnião no que fazer quando etc. =D
Muito obrigado  |
|
|
 |
Marlon Fontoura 1.o PASSO

Registrado: 29/12/07 Idade: 42 Mensagens: 108 Localização: Rib. das Neves- MG
|
Enviada: Sáb Fev 05, 2011 11:29 am Assunto: |
|
|
Deixa ele ai e espera mais opniões de quem conhece a espécie...
Paciência.... |
|
|
 |
gabriel strucker 2.o PASSO

Registrado: 29/10/10 Idade: 27 Mensagens: 244 Localização: Joinville-SC
|
Enviada: Sáb Fev 05, 2011 11:37 am Assunto: |
|
|
olá jonathan nao se se vc vai gosta da minha opiniao mas eu cortaria o tronco da esquerda e trabalharia com o troco da direita fazendo um hokidachi fiz até uma projeçao
 |
|
|
 |
Jonathan Richetti 1.o PASSO

Registrado: 19/12/10 Idade: 35 Mensagens: 125 Localização: Cascavel-PR
|
Enviada: Dom Fev 06, 2011 11:07 am Assunto: |
|
|
Obrigado Gabriel, mas estou com dó de cortar o outro tronco, deu um trabalhão pra tirar hehehe...
eu estava pensando em fazer um hokidachi mesmo só que com os dois troncos
tipo um hokidachi de tronco duplo
 |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

Registrado: 24/02/11 Idade: 35 Mensagens: 409 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Dom Mar 20, 2011 3:03 pm Assunto: |
|
|
Jonathan, eu concordo com o Gabriel, mas dá para cortar até embaixo, na raíz, que aí você terá duas belas plantas para trabalhar. |
|
|
 |
ROGÉRIO DIAS PARTICIPANTE

Registrado: 14/04/09 Idade: 50 Mensagens: 1056 Localização: BELÉM-PA
|
Enviada: Dom Mar 20, 2011 5:30 pm Assunto: É |
|
|
NESSE CASO,TEM QUE PASSAR PASTA CELANTE ONDE A PLANTA FOI CORTADA,,SE NÃO VAI ENTRAR ÁGUA E APODRECER.
NÃO ESQUEÇA QUE UMA PLANTA DESSE PORTE,TERÁ QUE TER OS GALHOS PROPORCIONAIS A EXPESSURA DO TRONCO PRO BONSAI TER APARENCIA REAL DE UMA ÁRVORE. _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Mar 20, 2011 8:14 pm Assunto: bonsai |
|
|
Jonathan, um tronco duplo como vc pretente irá contrapor um tronco de altura igual, se mantiver o tamanho de ambos como está agora. Por isso, minha sugestão é que reduza a altura do tronco da esquerda pelo menos pela metade, enquanto providencia um corte em forma de "\" para trás, no tronco mais grosso. Com a brotação apical do tronco mais grosso, selecionada justamente na parte mais alta, vc irá formar toda a estruturação aerea dele. O tronco da esquerda seguirá a mesma linha, mas poderá ter galhos mais baixos, digamos no meio do tronco, mas à esquerda, nunca entre os dois troncos.
Eu cultivo uma cítrica há alguns anos, uma mexeriqueira, que retirei do chão bem desenvolvida. Parte do tronco tive que "esculpir", vez que a madeira apodreceu. A estrutura aerea foi formada gradativamente, sendo a planta conduzida no formato moyiogi:
Após aramar e envasar, veja o resultado:
Se voce reparar bem, verá nessa planta a descrição que fiz sobre o formato do corte do tronco mais grosso de sua planta. Repare que o apice foi conduzido com vistas a proporcionar material formador, e os demais galhos buscam complementar a estruturação aerea. É mais ou menos isso que vc deve buscar formar na sua planta. Só que, no caso, será um trabalho mais complexo, por causa do tronco duplo. Mas não impossivel, fique certo disso.
Um outro trabalho que estou desenvolvendo atualmente em meu viveiro é justamente no estilo tronco duplo. A espécie é que difere: uma celtis sinensis. Após ficar plantada no chão engrossando por uns 6 anos, retirei e plantei num caixote de madeira:
Após um ano de cultivo, deixando a planta recuperar-se bem e crescer livremente, ficou assim:
Após uma boa desfolha, pude localizar os galhos que brotaram nos dois troncos:
Como não iria precisar de todos eles, selecionei apenas alguns, que estavam melhor posicionados, cortando fora o excedente. Em seguida, aramei esses galhos, dando a eles um leve movimento sinuoso, para melhorar a estruturação:
Em escala menor, porém com o mesmo formato, sua planta terá que ser conduzida dessa forma, para que voce obtenha material adequado com que trabalhar o estilo tronco duplo. Veja a imagem com maior nitidez:
Quinze dias após esse trabalho, começam a surgir as novas brotações:
Se vc observar bem, fiz os cortes conforme indico a voce para corrigir nos seus troncos. Com esse tipo de corte fica mais fácil conduzir um trabalho formador, como salientei, além de proporcionar estabilidade visual para a planta. Aplique cola branca para madeira, ou outro material selante, para impermeabilizar a area exposta e evitar a podredume, advinda da agua da rega e de chuvas.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
fabricio ribeiro 2.o PASSO

Registrado: 10/01/11 Idade: 44 Mensagens: 331 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Ter Mar 06, 2012 8:14 pm Assunto: |
|
|
Jonathan Richetti e nickyfury,
Tenho uma grande curiosidade de saber como andam seus exemplares demonstrados aqui nesse tópico,
Os amigos poderiam colocar mais alguma foto para apreciarmos....????
Obrigado. _________________ O trigo, a cevada, as abóboras, os figos, e as uvas eram elementos de semeadura e colheita em todo o ano, dando à vida satisfação e abundância...(terras onde jesus falava de amor e espiritualidade) |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

Registrado: 15/12/09 Mensagens: 751 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Qua Mar 07, 2012 12:13 pm Assunto: |
|
|
Também gostaria de ver os trabalhos. |
|
|
 |
LuanRibeiro 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Mar 07, 2012 2:33 pm Assunto: |
|
|
Mais um tópico em que podemos contar com uma das aulas do Nikyfury.
Já que foi dado "up" no post, quero também ver o resultado.
Abraços  _________________ "A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas" (Goethe) |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Mar 10, 2012 7:52 pm Assunto: bonsai |
|
|
Não tenho fotos atualizadas dessas duas plantas. Aliás, a celtis nem esta mais comigo, eu a passei para o bonsaista Francisco Lustosa, em troca de outra planta, um pinheiro negro. rss Mas assim que tiver tempo irei fotografar a mixiriqueira e postar aqui.
O ideal agora é trabalhar o limoeiro, no sentido de priorizar a emissão de novas brotações, mais bem posicionadas, com que formar uma estrutura aerea mais interessante. Eu optaria por plantar o tronco ligeiramente inclinado e formar um moyogi, ao invés de um hokidashi. Mas, como costumo dizer, gosto é igual pescoço: cada bonsaista tem o seu.
O que irá acelerar a emissão e o fortalecimento de novas brotações é basicamente tres itens: rega diária, sol pleno e adubação periódica, de preferencia com material organico (como torta de mamona e farinha de osso). _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|