FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Shimpaku Sekijoju
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Capobianchi

MensagemEnviada: Qua Nov 28, 2012 2:40 pm    Assunto: Shimpaku Sekijoju Responder com citação

A planta foi adquirida no CEAGESP por R$ 10,00 e a pedra encontrada na rua.

O recipiente possui 20L e o substrato é uma composição de casca de pinus, areia, pedriscos de 5mm e 8mm, carvão, condicionador de solo e o solo presente no próprio vaso, aproximadamente na proporção de 20% + 25% + 20% + 15% + 10% + 10%.

Nenhuma raiz da planta foi podada, apenas a estrutura aérea e as raizes foram fixadas na pedra com o auxílio de um cordão de algodão.

Vocês irão notar que os últimos três trabalhos que fiz foram com pedra, na verdade sou um grande fã desse estilo e dos Kengai, Han-Kengai e Fukinagashi, porém no caso deste último não me sinto ainda confortável em adotá-lo por na minha opinião ainda me faltar competência.

Como não tenho os fios de cobre de diversas bitolas ainda, acabei por torcer com a furadeira dois fios de 4mm para tracionar o galho em cascata.

Os patamares ainda encontram-se num formato meio de ponpon, a idéia é corrijo-los com o tempo.

Durante a intervenção, foi borrifado água nas raízes já adicionada de superthrive, que após a conclusão do trabalho o vaso foi regado com a mesma solução por completo.

Se alguém puder me dar uma ideia da quantidade de anos necessários para a fixação das raízes na rocha agradeço, além é claro dos pitacos e opiniões.

E não se preocupem em pedir desculpas por darem as opiniões por mais críticas que sejam pois meu objetivo é realmente apreender portanto, podem descer a lenha se assim acharem necessário.

Antes

Durante a intervenção

Ao final

Pedcar

MensagemEnviada: Qua Nov 28, 2012 2:58 pm    Assunto: Responder com citação

Bastante inspirador o seu trabalho.
Só me tira uma dúvida, qual o tamanho das cascas de pinus e do carvão?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Capobianchi

MensagemEnviada: Qua Nov 28, 2012 3:34 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Pedcar, obrigado mas sou um aluno no berçário ainda meu velho.

Pra ser sincero faço o seguinte, as cascas pico com as mãos mesmo, então devemos falar ai de pedaços que vão de 1,5 a 5 cm, e o carvão ponho dentro de um lençol e sento pedrada nele, não tem um padrão não, só separo o farelo depois.

Posso estar errado com esse método, mas o que acabei pensando foi em como o solo se comporta, ou seja se você cavar um buraco você vai ver uma composição bem assimétrica.

Algumas pessoas com anos luz de experiência na arte, aqui mesmo no fórum, sugerem que o substrato seja colocado em camadas simétricas, mas pra mim tem funcionado esse esquema, então mantenho.

Abs
Fabio Lima
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Nov 28, 2012 4:16 pm    Assunto: Responder com citação

fala ae...Capobianchi
legal teu trabalho....
mais pintou uma duvida....
a época agora seria a propicia para esse tipo de intervenção?
normalmente a galera mexe em raizes no final do inverno.
uma sugestão, tenta aumentar a borda do vaso para que com as regas o substrato mais proximo ao tronco não desça para as laterais do vaso, expondo as raizes tão cedo.
eu qnd a pedra não cabe no vaso, faço uma barreira com garrafa pet, deixando a parte da rocha toda coberta.
bom...é isso..
abaços
Capobianchi

MensagemEnviada: Qua Nov 28, 2012 5:46 pm    Assunto: Responder com citação

Fala Fabião, obrigado, gosto quando outros gostam e gosto muito também de ser criticado, infelizmente acho que só cresço e aprendo no caos e errando.

Bom em relação a época esta também era uma dúvida que eu tinha, mas acabei acatando uma ajuda do colega Nickyfury em relação a um pinheiro negro que comecei a trabalhar, e que por ainda estarmos na primavera e se não mexermos em poda de raízes esta seria a melhor época já que a planta esta com seu metabolismo no máximo.

Porém é importante frisar que me foi passado que não se deve de maneira alguma intervir com cortes na massa radicular da planta e faz muito sentido.

Outro detalhe, praticamente todo substrato/terra préexistente foi utilizado neste novo vaso, principalmente fazendo uma massa de proteção entre as raízes e o novo substrato.

Em relação a altura do substrato agradeço o toque. Na verdade eu iria colocar uma camada de sphagnum em volta do cume da pedra e consequentemente na parte superior das raízes, mas a besta aqui achou que ainda tinha sphagnum e na verdade não tenho mais, as vezes faço umas coisas que nem eu entendo, mas enfim.

Em relação a água, depois posto uma foto de onde ficam meus Bonsai, e cara hoje mesmo deu um pé d'água bravo que achei que aconteceria isso mesmo que você comentou e nada meu velho, o morrinho de terra no topo proveniente do substrato antigo ficou firme e forte, mas de qualquer forma vou providenciar a cobertura do sphagnum, mesmo porque quero que a humidade se mantenha um pouco mais de tempo por ali.

Valeu meu velho, grande abraço.
gil_fuka
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Nov 28, 2012 8:02 pm    Assunto: Responder com citação

Muito legal as fotos mostrando o processo!

Parabéns!
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Nov 28, 2012 8:34 pm    Assunto: Responder com citação

Fala Capobianchi! Vc está avançando a pleno vento, heim!

Se me permite gostaria de abordar os pontos positivos e os negativos desse teu trabalho, posso??

Já que vc ficou calado (hehehehehehe) aí vai:

PONTO NEGATIVOS

1. A época incorreta! Mesmo não mexendo nas raízes, mas que de fato mexeu pois só o fato de expor as raízes vc destrói a rizosfera e que a planta levará tempo para recompor. Fora de época podemos fazer a transplante falso que é colocar em um vaso maior SEM mexer no torrão. Não que a planta vá morrer mas, sentira um baque por "abortar" o desenvolvimento num momento mais ativo.

2. Achei a pedra muito grande e irá demandar um vaso muito grande que, comparando com a planta ficará desproporcional.

3. Não sei se vc amarrou as raízes à pedra. Se não fez elas não se fixarão à mesma.

PONTOS POSITIVOS

1. Vendo a muda vc captou o estilo que a planta pedia: Kengai! Ótimo! É uma das partes mais difíceis de se fazer bonsai: Definir o estilo!

2. O trabalho e poda, retirando os ramos desnecessários ficou muito bom.

3. A modelagem com a aramação também ficou boa. O refinamento vem depois.

4. Montagem do substrato, muito bom!

5. Tamanho do vaso em ralação à necessidade do projeto. Muito bom!

Bom, é isso aí!

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Rogério
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Nov 28, 2012 9:04 pm    Assunto: Responder com citação

Também gostei muito do trabalho!
Capobianchi, o Amigo Elio falou tudo, mas eu gostaria de colocar um ponto que acredito seja crucial para que sua planta não morra.
Notei que a maior parte das raízes capilares estão na ponta da pedra. Vi pelas fotos que vc cobriu em forma de pirâmide com substrato esta ponta de pedra e junto as raízes. O problema é que com as regas, por causa da inclinação, o substrato será lavado e escorrerá expondo as raízes.
Sugiro que suba o máximo que puder a borda do vaso com plástico ou fita grossa para colocar mais substrato até nivelar com a ponta da pedra para que não perca essa maior quantidade de raízes.
Depois de um bom tempo vc poderá retirar aos poucos o substrato de cima fazendo as raízes aparecer aos poucos.
Abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Capobianchi

MensagemEnviada: Qui Nov 29, 2012 7:47 am    Assunto: Responder com citação

Gil, legal que gostou vou tentar fazer as sequências das próximas mais passo a passo, pulei algumas partes nesta.

Rogério e Elio, obrigado, é sempre legal sabermos que estamos escolhendo os caminhos certos, e mais legal ainda é receber as críticas de como estamos trilhando esse caminho.

Alguns pontos que vcs trataram:

Elio, as raízes foram amarradas a pedra com cordão de algodão e o substrato anterior foi colocado como uma "argamassa" entre as raízes e o novo substrato, imaginando eu que diminuiriam um pouco o trauma das mesmas por carregarem micorrizas e nutrientes prévios da planta para o novo ambiente.

Rogério e Elio, as raízes capilares estão bem no fim da pedra grande propositadamente, pois tenho algumas idéias para essa planta no futuro que teoricamente precisava que a pedra fosse bem grande mesmo, no futuro esta pedra deverá receber ainda pelo menos mais umas duas plantas.

Em relação a lavagem do substrato com o tempo, concordo e estava previsto uma apara com sphagnum, mas na verdade a besta aqui achou que tinha, mas não tinha mais, tenho que comprar, pois inclusive são mais duas plantas com esta mesma situação, um PN e um Jacaré.

Segue mais ou menos o que pretendo com essa composição:

Em relação ao período da intervenção, com certeza creio que sempre teremos controvérsias a respeito, e concordo que ao seguir a cartilha a época apresenta-se incorreta, mas ao mesmo tempo creio que pela planta apresentar-se em sua melhor fase de metabolismo, talvez ela resista bem, pelo menos assim espero, .... heheheheheh.

E professor Elio, vou sempre ficar calado para ouvi-lo, ou seja pode falar a vontade sempre, na verdade vou ficar muito triste se assim você não o fizer, meu negócio aqui é absorver a maior quantidade de informações possíveis de quem ensina, o único problema é que as vezes sou meio chato em ficar perguntando, eita aluninho mala esse né.....heheheh

E por último devo agradecer as dicas iniciais do colega Nicyfury que me orientou em relação a composição ideal do substrato, apenas substitui uma coisa ou outra em relação ao que eu tinha de mais fácil acesso.

Abs a todos e continuo todo ouvidos.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: