Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Anderson Almeida 3.o PASSO

Registrado: 31/03/10 Idade: 44 Mensagens: 442 Localização: Descalvado-SP
|
Enviada: Seg Abr 26, 2010 12:12 pm Assunto: Pithecolobium tortum |
|
|
Venho trazer este piteco, para que o pessoal do forum possam, dar sugestões para definir o estilo mais usado em piteco, adquiri esta planta à pouco tempo, já esta na mamadeira não fiz nenhuma poda ainda. Agradeço a todos.
 _________________ No fim você começa a pensar no começo. |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 38 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Seg Abr 26, 2010 3:30 pm Assunto: |
|
|
minha opinião é... coleque em cima de uma bacia cheia de esterco e esqueça dele por uns tempos
abraços |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
|
|
 |

|
Enviada: Seg Abr 26, 2010 7:41 pm Assunto: |
|
|
muito obrigado vou por em uma bacia o duro é esquecer dele então não faço nenhuma poda por enquanto só adubação e bastante paciência valeu pelas informações um abraço pra vçs. _________________ No fim você começa a pensar no começo. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Abr 26, 2010 7:51 pm Assunto: |
|
|
Anderson, inicialmente vc pede sugestões sobre estilo. Pelo trabalho que vc já fez, ele será um Chokkan, muito embora a espécie não se preste para esse estilo pois ela é sinuosa por natureza.
Com esse tronco reto, caso desejo outro estilo, deixe engrossar bastante aí faz uma poda radical a uns 10 cm do solo.
Daí pode direcional para um moyogi, kengai, Han-Kengai, etc.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
claudionor anacleto 2.o PASSO

Registrado: 18/01/10 Idade: 52 Mensagens: 289 Localização: Jaraguá do Sul-SC
|
Enviada: Ter Abr 27, 2010 1:00 am Assunto: |
|
|
dei uma olhada na sua planta e conforme falamos no domingo a minha opiniao é a mesma´,faria nela uma poda abaixo do primeiro galho e conduziria ela para o estilo moyogi
corta tudo
ainhainhahn _________________ "Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos." |
|
|
 |
Eloir Jose Taparo

Registrado: 29/04/10 Idade: 52 Mensagens: 67 Localização: Guaramirim-SC
|
Enviada: Sex Abr 30, 2010 8:51 pm Assunto: |
|
|
Boa noite Anderson, tudo bem?
Olha só, a algum tempo atrás, sonhei que era um bonsaista e sai a procura de
plantas. Encontrei algumas dessas, e colhi uma pequena mudinha. Tava louco
pra fazer a aramação e fui logo dando forma maluca pra ela.
Estou postando duas fotos dela, não pela escultura mas sim para saber se
trata-se de uma "Pithecolobium tortum", pq se for, sei onde tem varias dessas.
Abraço a todos
 _________________ Prosperidade e sucesso.
Eloir Jose Taparo |
|
|
 |
Leonardo Lyra Lyrio 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Abr 30, 2010 9:26 pm Assunto: piteco |
|
|
Sua planta é uma leucena e não um piteco.
Abraço _________________ "Concedei-nos Senhor, Serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar, Coragem para modificar aquelas que podemos e Sabedoria para distinguirmos umas das outras.” |
|
|
 |
Leonardo Lyra Lyrio 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Abr 30, 2010 9:28 pm Assunto: |
|
|
Eloir,
Sua planta é uma leucena e não um piteco.
Abraço _________________ "Concedei-nos Senhor, Serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar, Coragem para modificar aquelas que podemos e Sabedoria para distinguirmos umas das outras.” |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Abr 30, 2010 9:35 pm Assunto: |
|
|
Nem deu pra eu procurar direito eu sei que piteco não era mais o nosso amigo já respondeu é uma leucena. Gostei da arte mas pra bonsai ficou diferente esse modelo nunca vi. Um abraço _________________ No fim você começa a pensar no começo. |
|
|
 |
Eloir Jose Taparo

Registrado: 29/04/10 Idade: 52 Mensagens: 67 Localização: Guaramirim-SC
|
Enviada: Sex Abr 30, 2010 9:41 pm Assunto: |
|
|
Até já vi alguns bonsais de leucena aqui mesmo no forum, porem não parece que tinham espinhos, e essa minha planta tem bastante espinho.
Abraços
Eloir _________________ Prosperidade e sucesso.
Eloir Jose Taparo |
|
|
 |
Laudir PARTICIPANTE

Registrado: 17/08/09 Idade: 50 Mensagens: 2284 Localização: Urupá-RO
|
Enviada: Sex Abr 30, 2010 10:18 pm Assunto: |
|
|
flamboyant de jardim ou mirim _________________ O tamanho da tua fé determina o quanto Deus vai te usar!
Pr. João Laudir |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Maio 01, 2010 7:27 pm Assunto: bonsai |
|
|
Anderson, aproveite que o tronco de seu piteco ainda está flexivel, arame ele todo, desde a raiz até o apice. Use um arame grosso, duro, e depois de envolver todo o tronco, faça força, dando-lhe movimentos levemente sinuosos para todos os lados, para cima e para baixo. Com isso, sua planta irá ficar mais interessante. Os galhos, no caso do piteco, podem ser formados a qualquer tempo.
Isso significa que, em se tratando de piteco, formar o tronco e o nebari, incialmente, é muito mais importante para o futuro da planta. Galho, no caso, pode ser formado a qualquer tempo pois o piteco emite brotação forte, em todo o tronco, permitindo com isso que escolhamos os mais bem posicionados e formemos a estruturação aerea com eles. então, se tiver que cortar fora os galhos existentes, para dar movimento ao tronco, faça sem medo nem piedade.
Para favorecer um engrossamento mais acelerado do tronco, replante o piteco em uma bacia plastica grande, bem perfurada no fundo e na lateral, contendo um substrato mais drenante: areia grossa de rio sem peneirar, casca de pinus, caco de telha e pedrisco. Rega uma vez ao dia, adubação a cada 30 dias, sendo a primeira 45 dias após o reenvase ou replantio.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |

|
Enviada: Qui Jan 12, 2012 10:48 am Assunto: |
|
|
Atualizando.....
Fiz uma poda nele para visualizar melhor, mas gostaria de sugestões,
deixei crescer livremente, como estava dificil em dar um movimento no tronco, o máximo que consegui foi curvar um pouco, plantei no chão sem tirar do escorredor e agora está assim.
 _________________ No fim você começa a pensar no começo. |
|
|
 |
Mário Sérgio 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Jan 12, 2012 6:56 pm Assunto: |
|
|
Antes de qualquer coisa, eu gosto sempre de dizer, que sou um iniciante e que espere sempre a orientação dos mais experientes.
No meu ponto de vista vc tem uma planta com uma conicidade muito boa, porém ela tem os primeiros galhos muito altos.
Se vc não pretende um literat, esta característica é um contratempo.
Já deu uma olhada no nebari? Lembre-se que a planta se começa de baixo pra cima.
Como dizem os grandes mestres: se minha fosse...
Eu zeraria a planta, deixaria só o toco. Com a parte superior faria várias estacas e multiplicaria minha coleção.
forte abraço!!!!! |
|
|
 |
|