Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Andrey
Registrado: 29/09/11 Idade: 37 Mensagens: 76 Localização: Sobral-CE
|
Enviada: Qua Mar 07, 2012 11:45 am Assunto: Areia de gato (substrato) |
|
|
Salve galera forista!
depois de alguns meses em off do fórum, voltei com algumas dúvidas e com mudas mais crescidinhas .
Queria saber se aqueles pedriscos que colocamos no substrato para o bonsai, podem ser substituídos por areia de gato. Até porque aqui na minha cidade é mais fácil de se encontrar a areia de gato.
abraço a todos! _________________ ===============================
"Da árvore do silêncio pende seu fruto, a paz".
Arthur Schopenhauer |
|
|
 |
Leo_ 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Mar 07, 2012 7:30 pm Assunto: |
|
|
A areia que vc pode usar e areia grossa de rio vendia em todas as lojas de construção... varia de 2 a 5 reais a lata com 20litros dessa areia... _________________ Na vida Tudo e um aprendizado. Oque mais quero e aprender. |
|
|
 |
Silvia Regina da Silva
|
Enviada: Qui Mar 08, 2012 8:42 am Assunto: areia de gato |
|
|
Olá, sobre a areia de gato não recomendo.
Esta areia quando molhada absorve toda a água do ambiente, ou seja vira pelota e quando seca empedra , caso você molhe novamente, vai virar uma meleca feia e novamente pedra quando seca.
Então meu amigo desiste da idéia da areia de gato.
Como nosso colega te disse : areia de construção...
É mais barata e muito mais simples .
Boa sorte. |
|
|
 |
Andrey
|
Enviada: Qui Mar 08, 2012 11:43 am Assunto: |
|
|
Eu uso areia de rio e tenho bons resultados, mas eu vejo algumas pessoas falando em pedriscos no substrato. O problema é que na minha cidade eu não encontrei esses pedriscos. Na verdade eu não sabia que a areia de gato fazia essa meleca e tal... queria saber se tem algum material para substituir esses pedriscos ou se a areia de rio já substitui e eu não sabia hehehehe...!
Muito obrigado Silvia e Leo.
abraços. _________________ ===============================
Arthur Schopenhauer |
|
|
 |
LUIZ ARTHUR 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Mar 08, 2012 8:57 pm Assunto: |
|
|
Andrey,
Olá,
Como os colegas disseram areia de gato é inviável. O substrato básico é composto de caco de tijolo (eu mesmo faço o meu com o martelo batendo no tijolo até os cacos ficarem no tamanho desejado), areia grossa de rio que você acha baratinho nos materiais de contrução ou com algum parente que está com obra em casa rsrsrs (tenho uma peneirinha e eu mesmo penero a areia ficando com os grânulos na medida e descartando o resto) e terra vegetal ou terra preta etc, variando conforme a planta. Na internet tem muitas fórmulas e tem site que vende o substrato pronto inclusive.
Abraço _________________ A sabedoria da natureza é tal que não produz nada de supérfluo ou inútil.
Nicolau Copérnico |
|
|
 |
Leo_ 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Mar 08, 2012 9:54 pm Assunto: |
|
|
Andrey escreveu: | Eu uso areia de rio e tenho bons resultados, mas eu vejo algumas pessoas falando em pedriscos no substrato. O problema é que na minha cidade eu não encontrei esses pedriscos. Na verdade eu não sabia que a areia de gato fazia essa meleca e tal... queria saber se tem algum material para substituir esses pedriscos ou se a areia de rio já substitui e eu não sabia hehehehe...!
Muito obrigado Silvia e Leo.
abraços. |
Em Yamadori costumo usar Areia de rio grossa sem peneirar. APENAS COMO SUBSTRATO.
para vc ter os tais pedriscos basta vc peneirar esta areia com uma peneira fina pra tirar a areia fina e uma mais grossa para tirar as pedras maiores. oque sobra são os pedriscos tao usados. _________________ Na vida Tudo e um aprendizado. Oque mais quero e aprender. |
|
|
 |
Lili Nagao 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Mar 09, 2012 1:32 am Assunto: |
|
|
Essa era uma dúvida que eu também tinha, pois uma vez eu vi uma foto de um cara moldando bonsai ao lado de um sacão de Tidy Cat. Como eu tenho gato, sei que tem um monte de tipo de areia diferente, e algumas não são exatamente areia. Tem algumas que realmente viram lama e depois formam bolota, outras são bolinhas de silica, e o Tidy Cat parece caquinhos de argila expandida, e só absorvem líquido sem empelotar. Será que vou me arrepender se pegar uma plantinha mais barata pra testar? _________________ Lili Nagao
http://www.matsunagao.com.br/
http://jardimoriental.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/matsu.nagao |
|
|
 |
Andrey
|
Enviada: Sex Mar 09, 2012 10:11 am Assunto: |
|
|
A idéia da peneira é muito boa. Então vou começar a peneirar tambem por aqui rsrsrsrs! Obrigado à todos que contribuíram!
Um grande abraço! _________________ ===============================
Arthur Schopenhauer |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Mar 10, 2012 11:02 pm Assunto: bonsai |
|
|
É como escreveram: com o preço da areia de construção sendo tão barato, e sendo um material encontravel praticamente em todos os lugares, não vejo razão nenhuma para se adotar outro tipo de areia. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Lili Nagao 1.o PASSO

|
|
|
 |
|