Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
duprat 5.o PASSO

Registrado: 29/05/06 Mensagens: 942 Localização: Niterói - Rio de Janeiro
|
Enviada: Ter Ago 21, 2007 4:16 am Assunto: Buxus - renvasado |
|
|
Pessoal, lembram do buxinho que reenvasei ano passado.... fez aniversário e foi para o vaso. Continuo perdido. Creio que a planta tem potencial mas não sei bem qual. Olhei o tronco grosso e achei que seria moleza. Hum,,,, que nada, nova planta, novo problema, exclusivo.
Tirei bastante raiz - para caber no vaso e sobrar um espaço para novas raízes capilares se desenvolverem. Mas creio que o vaso ainda está fundo demais.
Continuo na dúvida da frente e do que tirar – mas sei que tenho que tirar muita coisa.
Fiz dois projetos pouco convincentes.
Enfim continuo mexendo sem ter idéia de para onde estou indo, que estilo, que ideal trabalhar. Alguém tem alguma idéia para ajudar? _________________ Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.
Duprat
Editado pela última vez por duprat em Ter Out 16, 2007 1:48 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Ter Ago 21, 2007 5:02 am Assunto: |
|
|
Oi Duplat
por este último projeto, estive pensando num FUKINAGASHI (Varrido pelo vento) eliminando o tronco da esquerda ou fazendo um pequeno jin, e dando mais movimento ao tronco do meio a partir dos primeiros galhos... condução dos ramos... um vaso orgânico...
o que achas?
abraços _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
flavio bonsai 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Ago 21, 2007 7:12 am Assunto: |
|
|
ai duprat qdo olhei tambem tive a mesma impressão que o alexandre talvez um fukinagashi vai ficar bom e aliás o buxus aceita muito bem esse estilo. _________________ Se creres verás a glória de Deus. |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Ter Ago 21, 2007 7:26 pm Assunto: |
|
|
Duprat,
para fukinagashi poderia fazer um jin no galho da esquerda e estaria bem próximo do final de estilização.
Mas a outra possibilidade seria muito boa também, seria necessário fazer ajustes e uma diminuição no tronco, maior que a da projeção, mas a copa seria um pouco mais fechada e um pouco mais alta.
T+ _________________ Nada lhe pertence mais que seus sonhos - Friedrich Nietzche |
|
|
 |
Ferreira PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Ago 21, 2007 8:52 pm Assunto: Hokidashi |
|
|
Duprat
Desculpe-me pelo desenho primário, de traços toscos. Mas acho que seu Buxus pode ser uma árvore frondosa, no estilo hokidashi, mas com a copa bastante assimétrica.
Para isso, bastaria:
1) afastar um pouco os dois galhos de cada lado, para permitir melhor visualização da estrutura, baixando mais do lado esquerdo;
2) plantar em um ângulo ligeiramente inclinado para a esquerda, colocando o peso da copa no centro;
3) manter a copa baixa, ampla e quase achatada, sem arredondar. Pode até ser mais achatada que no desenho. _________________ Ferreira
"Recife (PE)" |
|
|
 |
Paulo Roberto Marasca 2.o PASSO

Registrado: 24/05/06 Mensagens: 266 Localização: Tres de Maio,RS
|
Enviada: Sáb Ago 25, 2007 7:19 pm Assunto: |
|
|
Oi Duprat...
Pensei que fazendo um shari ao estilo tronco rachado na parte central do buxinho ficaria bom... Parece (a mim) que melhora a conicidade invertida do tronco...
Abraço. |
|
|
 |
duprat 5.o PASSO

Registrado: 29/05/06 Mensagens: 942 Localização: Niterói - Rio de Janeiro
|
Enviada: Sáb Ago 25, 2007 7:53 pm Assunto: |
|
|
Pessoal, desculpe a demora em agradecer as idéias postadas. Ultimamente tenho tido problemas de todos os lados e meu micro não ficou de fora.
Goste particularmente do projeto do Paulo. Pareceu-me bem harmônico e mais ligado ao que a planta já possui de potencial. Também resolve o problema do cone invertido – que realmente mata um bocado o nebari. Obrigado a todos. _________________ Grande abraço.
(Heráclito de Efeso Frag. 84) "Tranformando-se, repousa".
Diria também: Bonsai: transformando-se repousa.
Duprat |
|
|
 |
Edmilson 4.o PASSO

Registrado: 11/06/06 Idade: 50 Mensagens: 799 Localização: Ribeirão Preto - SP
|
Enviada: Sáb Ago 25, 2007 8:52 pm Assunto: To atrassado !!! |
|
|
Caro Duprat, gostei muito da projeção do Darkasso, escolheria ela porem retiraria o tronco do meio fazendo outro jin ( ou então retiraria totalmente), faria uma ancoragem para baixar os dois galhos restantes e finalmente no proximo envasamento colocaria a planta mais inclinada.
Abraço fraterno |
|
|
 |
ST Lima 1.o PASSO

Registrado: 16/11/10 Idade: 54 Mensagens: 161 Localização: Araguaína-TO
|
Enviada: Qua Nov 24, 2010 5:54 pm Assunto: Ajuda |
|
|
Darkaso, tenho um buxinho postado que dar para aplicar o estilo fukinagashi, teria como me ajudar, com algum desenho, como fez com o do colegar, to meio perdido de como começar, as fotos esta no forum postadas MINHA ARVORE E A SUA OPINIÃO.
Grato e TKS
Sebastião Lima
darkaso escreveu: | Duprat,
para fukinagashi poderia fazer um jin no galho da esquerda e estaria bem próximo do final de estilização.
Mas a outra possibilidade seria muito boa também, seria necessário fazer ajustes e uma diminuição no tronco, maior que a da projeção, mas a copa seria um pouco mais fechada e um pouco mais alta.
T+ |
|
|
|
 |
Paulo W.M. 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Nov 24, 2010 9:29 pm Assunto: |
|
|
Gostei muito dessas duas ultimas ideias, vai do teu gosto escolher qual delas, ou nenhuma, iras escolher. Eu aprecio muito bonsai que nao tem muita folhagem e o tronco fica mais a vista. |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

Registrado: 15/12/09 Mensagens: 751 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Qua Nov 24, 2010 10:16 pm Assunto: |
|
|
Gostei muito da projeção do Paulo. |
|
|