FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Buxus - renvasado
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Ago 21, 2007 4:16 am    Assunto: Buxus - renvasado Responder com citação

Pessoal, lembram do buxinho que reenvasei ano passado.... fez aniversário e foi para o vaso. Continuo perdido. Creio que a planta tem potencial mas não sei bem qual. Olhei o tronco grosso e achei que seria moleza. Hum,,,, que nada, nova planta, novo problema, exclusivo.

Tirei bastante raiz - para caber no vaso e sobrar um espaço para novas raízes capilares se desenvolverem. Mas creio que o vaso ainda está fundo demais.
Continuo na dúvida da frente e do que tirar – mas sei que tenho que tirar muita coisa.

Fiz dois projetos pouco convincentes.

Enfim continuo mexendo sem ter idéia de para onde estou indo, que estilo, que ideal trabalhar. Alguém tem alguma idéia para ajudar?

Duprat

Editado pela última vez por duprat em Ter Out 16, 2007 1:48 am; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Ago 21, 2007 5:02 am    Assunto: Responder com citação

Oi Duplat

por este último projeto, estive pensando num FUKINAGASHI (Varrido pelo vento) eliminando o tronco da esquerda ou fazendo um pequeno jin, e dando mais movimento ao tronco do meio a partir dos primeiros galhos... condução dos ramos... um vaso orgânico...

o que achas?

abraços

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
flavio bonsai
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Ago 21, 2007 7:12 am    Assunto: Responder com citação

ai duprat qdo olhei tambem tive a mesma impressão que o alexandre talvez um fukinagashi vai ficar bom e aliás o buxus aceita muito bem esse estilo.
darkaso
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Ago 21, 2007 7:26 pm    Assunto: Responder com citação

Duprat,

para fukinagashi poderia fazer um jin no galho da esquerda e estaria bem próximo do final de estilização.

Mas a outra possibilidade seria muito boa também, seria necessário fazer ajustes e uma diminuição no tronco, maior que a da projeção, mas a copa seria um pouco mais fechada e um pouco mais alta.

T+
Ferreira
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Ago 21, 2007 8:52 pm    Assunto: Hokidashi Responder com citação

Duprat

Desculpe-me pelo desenho primário, de traços toscos. Mas acho que seu Buxus pode ser uma árvore frondosa, no estilo hokidashi, mas com a copa bastante assimétrica.

Para isso, bastaria:
1) afastar um pouco os dois galhos de cada lado, para permitir melhor visualização da estrutura, baixando mais do lado esquerdo;
2) plantar em um ângulo ligeiramente inclinado para a esquerda, colocando o peso da copa no centro;
3) manter a copa baixa, ampla e quase achatada, sem arredondar. Pode até ser mais achatada que no desenho.

"Recife (PE)"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Paulo Roberto Marasca
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Ago 25, 2007 7:19 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Duprat...

Pensei que fazendo um shari ao estilo tronco rachado na parte central do buxinho ficaria bom... Parece (a mim) que melhora a conicidade invertida do tronco...

Abraço.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
duprat
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Ago 25, 2007 7:53 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal, desculpe a demora em agradecer as idéias postadas. Ultimamente tenho tido problemas de todos os lados e meu micro não ficou de fora.
Goste particularmente do projeto do Paulo. Pareceu-me bem harmônico e mais ligado ao que a planta já possui de potencial. Também resolve o problema do cone invertido – que realmente mata um bocado o nebari. Obrigado a todos.

Duprat
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Edmilson
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Ago 25, 2007 8:52 pm    Assunto: To atrassado !!! Responder com citação

Caro Duprat, gostei muito da projeção do Darkasso, escolheria ela porem retiraria o tronco do meio fazendo outro jin ( ou então retiraria totalmente), faria uma ancoragem para baixar os dois galhos restantes e finalmente no proximo envasamento colocaria a planta mais inclinada.

Abraço fraterno
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
ST Lima
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Nov 24, 2010 5:54 pm    Assunto: Ajuda Responder com citação

Darkaso, tenho um buxinho postado que dar para aplicar o estilo fukinagashi, teria como me ajudar, com algum desenho, como fez com o do colegar, to meio perdido de como começar, as fotos esta no forum postadas MINHA ARVORE E A SUA OPINIÃO.
Grato e TKS
Sebastião Lima
darkaso escreveu:
Duprat,

para fukinagashi poderia fazer um jin no galho da esquerda e estaria bem próximo do final de estilização.

Mas a outra possibilidade seria muito boa também, seria necessário fazer ajustes e uma diminuição no tronco, maior que a da projeção, mas a copa seria um pouco mais fechada e um pouco mais alta.

T+
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Paulo W.M.
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Nov 24, 2010 9:29 pm    Assunto: Responder com citação

Gostei muito dessas duas ultimas ideias, vai do teu gosto escolher qual delas, ou nenhuma, iras escolher. Eu aprecio muito bonsai que nao tem muita folhagem e o tronco fica mais a vista.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Tiago R
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Nov 24, 2010 10:16 pm    Assunto: Responder com citação

Gostei muito da projeção do Paulo.
Tiago R
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Mar 14, 2012 8:31 pm    Assunto: Responder com citação

Como está a planta?
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: