FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Alporquia acerola posso fazer agora?
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
dablo19
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Mar 03, 2012 8:03 pm    Assunto: Alporquia acerola posso fazer agora? Responder com citação

Olá encontrei uma arvore de acerola com vários galhos ótimos para projetos de bonsai, farei alporquia nestes galhos mas tenho dúvida se o mês de março já não é muito tarde para iniciar este procedimento.
Obrigado.

Diego.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
RCasagrande
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Mar 03, 2012 9:35 pm    Assunto: Responder com citação

CARO DABLO...

EH MELHOR VC ESPERAR O INICIO DA PRIMAVERA...

TBM ESTOU COM UNS GALHOS PRA FAZER ALPORUIAS, E POR ENQUANTO O Q FOI ME RECOMENDADO EH Q VC VA ESTILIZANDO ESSE GALHO PRA QUANDO FOR RETIRAR A ALPORQUIA ELE JAH ESTARA BEM ADIANTADO... Wink

ABRACOS...

'' A PACIÊNCIA é uma VIRTUDE que se ADQUIRE ao LONGO do TEMPO !!!"....
prumodeq
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Mar 08, 2012 9:43 am    Assunto: Responder com citação

Dablo

Um ponto muito importante da alporquia é o momento da retirada, onde as raízes precisam ter tamanho e força suficiente para sustentar a planta depois do galho ser sacado da árvore. O ideal é fazer a retirada logo no início da primavera, quando o ciclo vegetativo da planta está entrando com o ciclo de maior força.

Assim eu considero o período do Outono ideal para a maioria das plantas, pois já inicia o surgimento de raízes ainda no outono as quais serão propícias para a retirada na primavera.

Nunca me decepcionei com os resultados obtidos com plantas que não hibernam totalmente. Agora no caso de plantas que hibernam, como o Acer, não sei dizer se esta é a melhor época, pois nunca fiz alporquia nestes exemplares (ainda).

Abraços

Abraços
Andrey

MensagemEnviada: Qui Mar 08, 2012 4:17 pm    Assunto: Responder com citação

Brother,

se tratando de acerola, é uma arvore resistente. então será que não é melhor você fazer estaquia? até porque é quase certeza de pegar se fizer estacas e colocar em solo simples.

abraço.

Arthur Schopenhauer
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
prumodeq
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Mar 09, 2012 1:57 pm    Assunto: Responder com citação

A vantagem da alporquia é que é possível obter mudas com grossura de tronco muito superiores à obtida por estaquia. Em alguns casos é possível obter inclusive com movimento de troncos e disposição de galhos muito interessantes, algo que pela estaquia pode levar bastante tempo...

Já fiz alporquia de resedá da grossura do meu ante-braço...
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Mar 10, 2012 10:57 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Infelizmente a época atual, verão, não é a melhor para o alporque em aceroleira. Melhor aguardar pelo final do inverno, comecinho da primavera, para ter maiores chances de sucesso.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Gustavo Ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Mar 11, 2012 9:05 pm    Assunto: Responder com citação

Acerola pega por facil estaquia?? quem ja fez? como ??? e qual a porcentagem de estacas enrraizadas !!

abraços.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Mar 12, 2012 5:04 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Gustavo, a aceroleira é facilmente reproduzida por estaquia. Basta cortar galhos de ponteiras, com no maximo a grossura de uma caneta bic, mergulhando a ponta a ser enterrada em solução contendo hormonio enraizante, por uns vinte minutos, e em seguida enterrando na areia grossa de construção, mantendo o recipiente em local semi sombreado, cuidando para que a rega não encharque o solo em demasia, para não causar apodrecimento do material.

Se feitas na primavera, as chances de enraizamento, seguindo as orientaçoes acima, são de 100% de exito total, sem perdas. Galhos mais grossos até poderão enraizar, mas manter estável seu sistema radicular será mais dificultoso, à medida em que avança o final da primavera e tem inicio o verão. No caso de galhos grossos, o ideal é mesmo a alporquia.

Para melhorar as estacas, eu sugiro que voce arame os galhos que pretende cortar uns tres meses antes, tirando o arame assim que começar a marcar. Na primavera, então, bastará cortar esses galhos e fazer as estacas, que dessa maneira terão um bom movimento sinuoso, facilitando o trabalho na formação dos bonsai.

Lembrando que se as estacas devem ter no maximo a grossura de uma caneta bic, o tamanho delas não deve chegar ao tamanho da caneta, mas ficar uns dois ou tres dedos menores, pois do contrário as auxinas, que são os hormonios que irão forçar o novo sistema radicular, não conseguirão estabelecer isso. No entanto, quanto mais fina for a rama (ou galho), mais comprida, isto é, maior poderá ser a estaca. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
dablo19
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Mar 12, 2012 9:48 pm    Assunto: Responder com citação

Gostaria de agradecer a todos que contribuíram, e como os galhos que pretendo fazer a alporquia são bem promissores vou esperar o início da primavera para aumentar as chances de sucesso.

Obrigado.
Diego.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: