|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
diegovmauricio
Registrado: 11/03/12 Idade: 41 Mensagens: 9 Localização: Florianópolis-SC
|
Enviada: Ter Mar 13, 2012 9:43 am Assunto: Dúvida! |
|
|
Olá, comprei um bonsai no inverno passado, cuido bem dele, fertilizante químico, torta de mamona, farinha de osso, terra de boa qualidade, água fresquinha, porém nesse verão, está muito quente aqui em Florianópolis, ele perdeu a cor verde e ficou marrom, não há indícios de que ele esteja doente, mas isso é normal?
Como adiciono a foto dele aqui?
Obrigado. Diego[/img] |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Ter Mar 13, 2012 10:29 am Assunto: |
|
|
Olá Diego,
dá uma olhada neste link:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=9025
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
diegovmauricio
|
Enviada: Ter Mar 13, 2012 11:37 am Assunto: obrigado |
|
|
obrigado pela dica, não sabia como este fórum carregava as imagens, cada um carrega de uma forma diferente, pois bem, ai vai a foto do bonsai, dou água regularmente e todos os nutrientes, acontece que ele pegou sol demais, mas já está se recuperando, posso fazer mais alguma coisa?
[URL=http://imageshack.us/photo/m |
|
|
 |
diegovmauricio
|
|
|
 |
diegovmauricio
|
Enviada: Ter Mar 13, 2012 11:39 am Assunto: problemas na imagem |
|
|
acho que assim foi...
Editado pela última vez por diegovmauricio em Ter Mar 13, 2012 11:41 am; num total de 1 vez |
|
|
 |
diegovmauricio
|
|
|
 |
diegovmauricio
|
Enviada: Ter Mar 13, 2012 4:42 pm Assunto: bonsai |
|
|
alguém conseguiu visualizar a minha foto e sabe me dizer se é do sol que ele perdeu a cor verde? |
|
|
 |
Andrey
Registrado: 29/09/11 Idade: 37 Mensagens: 76 Localização: Sobral-CE
|
Enviada: Ter Mar 13, 2012 5:37 pm Assunto: |
|
|
Ainda não deu para visualizar a imagem! _________________ ===============================
"Da árvore do silêncio pende seu fruto, a paz".
Arthur Schopenhauer |
|
|
 |
ramon.cirilo 1.o PASSO

Registrado: 22/08/11 Idade: 32 Mensagens: 149 Localização: Goiânia-GO
|
Enviada: Ter Mar 13, 2012 6:00 pm Assunto: |
|
|
Diego,
pelo que eu conheço de coníferas, sei que as folhas secam de dentro para fora, fazendo com que a planta morra antes de secar.
Porém o sol deve ter castigado cruelmente sua planta.
Sugiro deixá-la na sombra com umidade constante e moderada para que ela possa brotar se ainda for possível.
Mas não desanime!
Se eu estiver errado peço aos mais experiente para me corrigirem.
Obrigado. |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

Registrado: 24/02/11 Idade: 35 Mensagens: 409 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Ter Mar 13, 2012 6:21 pm Assunto: |
|
|
Me desculpe a franqueza, Diego, mas sua planta morreu.
Não desanime. Compre outras. Dê preferência a plantas tropicais, como ficus, sibipiruna e pingo de ouro, que são melhor adaptadas ao nosso clima, e portanto, mais difíceis de morrer.
Abraços. |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Mar 14, 2012 3:47 pm Assunto: |
|
|
Só para dar uma ajudinha na dificuldade do amigo em postar fotos:
Só para elucidar a dúvida, é só escrever assim:
[img] http://img687.imageshack.us/img687/3286/sdc18729lllllllllllllll.jpg[/img]
Esse endereço que aparece entre as tags [img] e [/img] é obtido quando clicar com o botão direito do mouse em cima da foto, e em seguida em "copiar endereço da imagem"
Abraços. |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Mar 14, 2012 4:13 pm Assunto: |
|
|
Diego, você abriu dois novos tópicos para comentar sobre essa planta.
diegovmauricio escreveu: | o bonsai não morreu, está brotando, novas folhas verdes e cachinhos amarelos...
[URL=http://imageshack.us/photo/m[/img] |
Para continuar postando no mesmo tópico - o que eu aconselho, pois senão, ficamos todos perdidos - deve clicar em "post reply" e não em "new topic".
Se está brotando novas acículas, então, provavelmente não morreu mesmo (falha minha. Desculpe pela precipitação). Nesse caso, então, a planta está muito doente.
Nos galhos onde não há nenhuma acícula verde, pode cortá-los fora, pois dificilmente irão brotar de novo. Cortando estes galhos, você permite a entrada da luz solar ao interior da planta, ao mesmo tempo que promove uma maior circulação aérea para os brotos que ainda se conservam.
Pelo que você falou acima: diegovmauricio escreveu: | (...)cuido bem dele, fertilizante químico, torta de mamona, farinha de osso, (...) |
acredito ser excesso de adubação. Fertilizante químico é muito perigoso para ser usado assim. O recomendado é não utilizar, se não tiver certeza de que está fazendo certo. O ideal para quem está iniciando é mesmo o osmocote, que por ter liberação lenta, diminui em muito o risco de superdosagem.
Acredito que o melhor mesmo é, após a limpeza que sugeri acima, não mexer mais nela, até que se recupere plenamente. Mantenha ao sol apenas da manhã, e suspenda a adubação até perceber que está 100% recuperada (daqui a alguns meses).
Verifique, também, a presença de ácaros, pelo método da folha branca postado aqui no fórum, se não me engano, por nosso colega forista, e grande bonsaista, Elio. Se der uma pesquisada pelo fórum irá encontrar tal método.
Abraços e boa sorte. |
|
|
 |
Ricardo L C PARTICIPANTE

Registrado: 27/10/11 Idade: 50 Mensagens: 1163 Localização: SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP
|
Enviada: Qua Mar 14, 2012 6:04 pm Assunto: |
|
|
DIEGO SINTO MUITO LHE INFORMAR , MAIS SUA PLANTA MORREU.
ALGUM TEMPO ATRAS PERDI UM JACARE TBM. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Mar 14, 2012 7:59 pm Assunto: |
|
|
Coníferas apreciam o sol mas não gostam de calor.
Por essa razão é que coníferas não se adaptam bem no norte/nordeste.
Assim, se o calor é muito forte (sol escaldante) melhor colocar na semi-sombra em regiões assim.
Ou então, regar 2, 3 vezes ao dia.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|