Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
MARINHO M
Registrado: 26/08/11 Idade: 73 Mensagens: 6 Localização: Araçatuba-SP
|
Enviada: Seg Ago 29, 2011 3:20 pm Assunto: JUNIPERUS DOENTE |
|
|
Ola pessoal, é o meu primeiro contato no Forum, se não der certo vai perdoando.
Sou inciante da arte, faz uns 3 anos que comecei a estudar sobre bonsai, tenhos alguns (uns já morreram...). No momento estou com problema em um juniperus que adquirei a + ou - 1 ano. Ás folhas estão secando. Já conferir o modo de molhar, a exposição ao sol, está tudo entro do que já li. alguem do Forum falou que ele morre de dentro pra fora, fiz o teste com a unha no caule e está verde. Alguém pode ma ajudar? Vou colocar as fotos dele quando adquiri, como está hoje, e o detalhe do galho que está secando.
........Deu zebra. Não consegui colocar as fotos...Como que eu faço?
Marinho M[/img] |
|
|
 |
MARINHO M
|
Enviada: Seg Ago 29, 2011 3:35 pm Assunto: |
|
|
Ufa...Com o auxílio dos universitários, eu conseguie colocar as fotos
Como ele era.
Como está. Triste não...
E o detalhe do galho.
Marinho M. |
|
|
 |
Khefren

Registrado: 01/09/11 Idade: 38 Mensagens: 1 Localização: Timbaúba-PE
|
Enviada: Sáb Set 03, 2011 11:42 pm Assunto: Shimpaku |
|
|
Rapaz...
Estou no mesmo barco! O que devo fazer? _________________ "Do rio que tudo arrasta, diz-se que é violento. Mas ninguém chama violentas às margens que o comprimem..." Bertolt Brecht. |
|
|
 |
Carlinha

Registrado: 07/09/11 Idade: 33 Mensagens: 38 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Set 07, 2011 1:29 pm Assunto: humm... |
|
|
faz quanto tempo que ela está neste vaso? _________________ "Lidar com as plantas requer mais que conhecimento, deve existir inteligência e percepção".
Carla S.G. |
|
|
 |
Carlinha

Registrado: 07/09/11 Idade: 33 Mensagens: 38 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Set 07, 2011 1:41 pm Assunto: bem... |
|
|
Tente seguir alguns conselhos meus.....
Ela é da família das Gimnospermas... e ela gosta mto de frio e o calor pode excessivo pode não ser bom para ela...
Tente mudar o substrato dela coloque um pouco de areia junto com a terra ou substrato orgânico gimnospermas adoram solos bem drenados
depois me diga se deu certo. _________________ "Lidar com as plantas requer mais que conhecimento, deve existir inteligência e percepção".
Carla S.G. |
|
|
 |
MARINHO M
|
Enviada: Sex Set 09, 2011 10:15 am Assunto: |
|
|
Carlinha, na verdade eu não sei quanto tempo ele está neste vaso. Ele está comigo faz um ano. Vou seguir sua diga e reenvasar. Quanto ao calor pode se o problema, aqui na minha cidade - Araçatuba-SP é muito quente, outro dia, mesmo no inverno, fez 34 grau. Imagina no verão.
Obrigado pela colaboração.
Marinho |
|
|
 |
talisonyan

|
Enviada: Sex Set 09, 2011 11:08 am Assunto: |
|
|
seguinte amigo retire esses matos q dao na terra do seu bonsai...
dois vc usa fertilizante no seu bonsai se lembre q ele esta confinado num vaso e precisa de alimento....creio eu q n seja por falta de agua...nem excesso pois vc falo q ja tem ele mas de 1 ano...tb acredito q n seja o fertilizante...de uma levantada no seu bonsai.....pq geralmente pode ser q esgeja so raiz geralmente ate os 1 anos cortamos 2 em 2 anos a raiz |
|
|
 |
MARINHO M
|
Enviada: Sex Set 09, 2011 11:41 am Assunto: |
|
|
Amigo, a fertilização tenho usado a tabela anual do "Bonsaikai", ainda não coloquei micronutriente. Agora vou reenvar e esperar ele se lenvantar...
Sou iniciante na arte. Eu tenho me dado bem com jabuticaba, tuia, ficus e serissa; agora como juniperus está sendo uma lástima. Já morreram três.
Mas eu não desisto, ainda mais agora que estou participando do Forum.
Obrigado |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 45 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Sex Set 09, 2011 5:32 pm Assunto: |
|
|
Marinho,
Parece falta de sol. Essa espécie gosta de bastante sol.
Como está a adubação? A drenagem como está?
Desde quando vc comprou esta planta ainda não trocou o substrato?
Caso for transplantar, não esquece de utilizar um homonio enraizador.
Já observou se ela está com alguma praga/ doença? Os ácaros gostam muito desta espécie..hehehe.
O que pode fazer para ver se está com ataque de ácaros, é colocar uma folha de A4 em baixo da copa e balançar a copa. Se vc ver que tem pontos de mexendo em cima da folha, é pq tem ácaros.
Apesar deste galho estar um pouco marrom (acredito que tenha morrido), os outros estão bem e, brotando tb. _________________ Felipe Costa
Clube Floripa Bonsai
https://www.facebook.com/pediquejardinagem
http://pedique.blogspot.com.br/ |
|
|
 |
MARINHO M
|
Enviada: Qua Set 14, 2011 1:17 pm Assunto: |
|
|
Felipe,
Adquiri ela a 11 meses. Toma sol das da 10 as 11 e das 4 as 5 hs. Rego uma vez por dia, quando o subtrato está úmido, não rego. Adubei ela da seguinte maneira: Jan - QG (10-10-10); fevereiro-não; março - FO; abril e maio -TM; junho - galináceo, julho e agosto - não; setembro iria colocar QG+TM, mas como ela está doente pretendo não adubar. Troquei o subtrato por 60% de areia + pedra, 20% argila e 20% terra vegetal. (percebi que tinha muita terra e pouca areia) Podei somente uns 5% das raizes. A necessidade de colocar enrraizador? Fiz o teste do ácaro e não percebi que tinha ácaro. Não tenho colocado micronutriente, e li alguma coisa que estaria faltando Cálcio. Seria isso?
Marinho |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 45 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
|
|
 |
MARINHO M
|
Enviada: Sex Set 23, 2011 11:56 am Assunto: |
|
|
Ok Felipe,
Vou proceder desse modo.
Obrigado
Marinho |
|
|
 |
Marcos V. Resende 1.o PASSO

Registrado: 27/09/11 Mensagens: 103 Localização: Rio Paranaíba-MG
|
Enviada: Ter Out 25, 2011 1:41 pm Assunto: |
|
|
Ola amigo tbm so novo na are mas só estudante de agronomia olha com a falta de Nitrogênio a planta nâo produz a clorofila pois o nitrogenio é a uma fonte de alimento que produz proteinas, e a clorofila quando recebe luz solar é onde ela vem fika verdinha então posso tentar ajuda vc te falando que pode ser falta de Nitrogênio ou sol, ou então os 2. |
|
|
 |
Maicol

Registrado: 23/10/09 Idade: 43 Mensagens: 30 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Ter Nov 15, 2011 1:45 pm Assunto: |
|
|
Marinho
O próprio site do bonsai Kai recomenda 6 horas de insolação minima.
As 2 horas que você está deixando, é pouco.
Experimenta borrifar enxofre também (quando sol estiver baixo), se tiver com acaro resolve e não vai fazer mal a planta.
grato _________________ []s
Maicol |
|
|
 |
Rolz

Registrado: 14/12/11 Mensagens: 56 Localização: Bragança Paulista/SP
|
Enviada: Dom Mar 25, 2012 10:46 am Assunto: |
|
|
Marinho o que o Felipe disse é uma boa dica! verifique se tem micros piolinhos escuros andando.....isso aconteceu com o meu duas vezes. Se estiver infestado use o DimyPronto II que resolve. |
|
|
 |
|