Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Lucinei Reis 4.o PASSO

Registrado: 17/03/11 Idade: 47 Mensagens: 626 Localização: Salvador-BA
|
Enviada: Dom Maio 06, 2012 6:34 pm Assunto: Nebari de pitanga ??? |
|
|
Nobre mentres e colegas exite alguma técnica para melhorar ou fazer um novo nebari em uma pitanga e posivel????  |
|
|
 |
bonsaitakin 2.o PASSO

Registrado: 23/07/11 Idade: 40 Mensagens: 247 Localização: Patrocinio-MG
|
Enviada: Qui Maio 10, 2012 10:09 pm Assunto: |
|
|
tenta uma alporquia próximo da base e use o superthrive. |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Sex Maio 11, 2012 6:01 am Assunto: |
|
|
Lucinei,
a alporquia em Pitangueira além de muito demorado nem sempre termina em sucesso...
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Maio 11, 2012 11:07 pm Assunto: |
|
|
É verdade o que o Edson diz. Alporquia em pitangueira e bem complicado de obter sucesso. E ainda tem o risco dela colocar uma só raiz num lado, piorando o nebari ao invés de melhorar. A enxertia de pequenas mudas com raiz na base do tronco funciona muito bem. Também, se tiver brotações na base do tronco podem ser usadas para tentar emraizar, dobrando e mergulhando os bortos no substrato e deixando apenas uma pequena ponta de fora para ele crescer. Quando e se enraizar, será retirado a ponteira ficando como uma raiz.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
bonsaitakin 2.o PASSO

Registrado: 23/07/11 Idade: 40 Mensagens: 247 Localização: Patrocinio-MG
|
Enviada: Sáb Maio 12, 2012 10:38 am Assunto: |
|
|
FALANDO NISSO, POSTERIORMENTE VOU PROCURAR UM POTICO QUE LI HA ALGUM TEMPO ONDE UM DOS FORISTAS COMENTOU QUE OBTEVE SUCESSO EM POUCOS MESES EM UMA ALPORQUIA USANDO O SUPERTHRIVE. POSTERIORMENTE COLOCO O REFERIDO POST AQUI.
GRANDE ABRAÇO A TODOS. ESTOU AQUI NAMORANDO UMA ALPORQUIA EM UM GALHO DE APROXIMADAMENTE UNS 7CM DE BASE. O QUE VC´S ACHAM????? |
|
|
 |

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sáb Maio 12, 2012 10:35 pm Assunto: |
|
|
Dependendo da espécie é bem possível. Já fiz alporquia por exemplo de resedá, ficus, louro ...com espessura bem maior que meu braço e com enraizamento rápido. Agora sucesso em alporquia em mirtáceas em geral, não que seja impossível, mas como regra é muito difícil e demorado...
|
|
 |
Lucinei Reis 4.o PASSO

Registrado: 17/03/11 Idade: 47 Mensagens: 626 Localização: Salvador-BA
|
Enviada: Dom Maio 13, 2012 8:16 pm Assunto: |
|
|
Se eu fizer um anel tipo um torniquete onde eu quero que ela emita raízes, sera que poderá dar certo  |
|
|
 |

|
Enviada: Dom Maio 13, 2012 9:23 pm Assunto: |
|
|
Para a pitanga a técnica pouco importa. Com ou sem torniquete não vai facilitar o enraizamento a dificuldade é da espécie e não da técnica. A adição ou não de enraizantes também em pouco ou nada ajudará.
|
|
 |
|