Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
juningeografo 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Fev 13, 2009 2:52 pm Assunto: Pitanga antes e depois! |
|
|
ai vai gente...esta pitanga veio nestes vasos de supermercado...transplantei e podei-a! agora espero algumas sugestoes!!
antes:
agora ela tranplantada
e o estado atual
penso num futuro ereto informal!!
o que acham?
Editado pela última vez por juningeografo em Sáb Fev 09, 2013 7:58 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Sex Fev 13, 2009 5:27 pm Assunto: |
|
|
Concordo plenamente. Muita adubação e rega constante para um bom desenvolvimento. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Fev 13, 2009 11:53 pm Assunto: |
|
|
Juningeografo eu acho que um moyogi é a melhor opção mesmo.
Só uma dica, o arame está totalmente frouxo, não está servindo para dar forma ao tronco.
A primeira vez que eu aramei uma planta ficou igualzinho o seu .
Faça o seguinte: retire esse arame, depois pegue um novo. Se ele for muito duro pegue um pedaço maior que fica mais fácil de aramar, e é melhor sobrar do que faltar, como está a sua. Depois vá enrolando o arame sem pressa... não deixe ele frouxo, mas tome cuidado para não "cravar" ele na casca... com umas poucas tentativas você vai pegar o jeito. Você vai ter que aramar os galhos também. Depois que o arame estiver colocado de maneira correta é só você "entortar" os galhos e tronco...
Boa sorte! Vá praticando que você descobrirá que é fácil... |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Fev 15, 2009 9:26 am Assunto: bonsai |
|
|
Além da ótima dica de repor o arame, voce pode ainda proceder a uma desfolha completa, cortando fora todas as folhas. Pegue uma tesoura qualquer e corte o pecíolo (talinho) mais perto da folha, eliminando-a. Com isso, irá favorecer novas brotações, vindo folhas menores e mais resistentes.
Aumente a quantidade de furos na lateral da bacia, e mesmo no fundo. Isso irá propiciar mais oxigenação nas raízes, favorecendo seu crescimento. Quanto mais raizes, mais rapidamente sua planta irá crescer e engrossar. Num primeiro momento, evite podar galhos, mantendo a estrutura atual, bem como o crescimento vertiginoso do broto apical.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
juningeografo 1.o PASSO

|
Enviada: Dom Fev 15, 2009 12:03 pm Assunto: |
|
|
marco, o arame ja foi retirado, este arame de fato é bem ruim, pois é mto duro...ja providenciei outro!
é esta a ideia nick, porém estava pensando em fazer a desfolha antes da primavera...
se fizer agora posso prejudicar ela no inverno, nao??
obrigado gente! |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Fev 15, 2009 6:40 pm Assunto: bonsai |
|
|
Não prejudica em nada, se fizer conforme eu expliquei. Após a desfolha, mantenha o substrato umido, mas não encharcado, e coloque a planta em local sombreado, onde receba luz/calor solar apenas pela manhã (no máximo até as 11 horas).  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
juningeografo 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Fev 16, 2009 12:43 pm Assunto: |
|
|
ai vao as modificaçoes propostas pelos colegas!!
nova aramaçao, e desfolha..ah e aumento do numero de furos!!
e isso ai...esperar as novas brotaçoes!!
 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Fev 16, 2009 3:32 pm Assunto: bonsai |
|
|
Ótimo trabalho. Agora observe: o unico galho que poderá continuar crescendo verticalmente é o ápice. Assim sendo, corte toda e qualquer brotação que crescer na vertical, tando para cima como para baixo, ok?
Os galhos estão muito compridos. Não há necessidade disso, então corte-os, reduzindo seu cumprimento até ficarem com uns quatro dedos.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
juningeografo 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Ago 12, 2011 7:10 pm Assunto: |
|
|
gente depois de algum tempo volto para mostrar como ta esta planta nao mudou muito ficou meio esquecida, mais ainda acredito nela...e isso ai gente valew!!
 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Ago 13, 2011 7:51 am Assunto: bonsai |
|
|
Não mudou nada, nem se desenvolveu como deveria ter acontecido, se vc cuidasse dela adequadamente nesses dois ultimos anos. Infelizmente, como tudo mais nessa nossa vida, o abandono e o desleixo, mesmo quando involuntários, causam isso. Creio que o ideal é retomar os cuidados referentes a um bom cultivo, incluso com aporte de adubação organica, para que a planta possa então melhorar e retornar com um saudável crescimento e vigor.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
Edicarlos Roberto 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Ago 13, 2011 9:35 am Assunto: |
|
|
acho que não tem anda perdido aí, o tronco deu uma engrossada e isso é bom.
tenho pitangueiras e acho uma ótima especie para se trabalhar !!! |
|
|
 |
Mário Sérgio 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Ago 13, 2011 10:09 am Assunto: |
|
|
Perdido realmente não está, contudo se tivesse mantido o galho apical "puxando" a seiva e adubando constantemente ela teria certamente o dobro desta expessura.
É vida que segue meu nobre, serve de aprendizado. Se tiver alguma raiz saindo pelo fundo, joga ela numa mamadeira, debaixo de sol pleno, adubação constante e na dose certa e rega... ou seja, cuidados básicos e constantes... |
|
|
 |
juningeografo 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Mar 15, 2012 11:15 am Assunto: |
|
|
agora esta num vaso bem fundo!
 |
|
|