Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Edgard de Vinhedo 1.o PASSO

Registrado: 10/01/12 Idade: 83 Mensagens: 120 Localização: Vinhedo-SP
|
Enviada: Ter Mar 27, 2012 5:27 pm Assunto: Enraizamento de estacas |
|
|
Amigos, não sabia em qual item colocar, e nem sequer como perguntar exatamente... tá ruim eih! Mas, lá vai. Como aluno aplicado deste forum fiz plantio de estacas de resedá, jabuticabeira, acer e manacá, todas entre um mês e vinte dias atras (portanto no verão) em areia de construção, apliquei enraizador e fertilizante com pouco nitrogênio, tudo em garrafa pet cortada no 1/3 do tamanho, bem furada com ferro de solda, mantive na sombra e com boa rega. Maravilha, a brotação é tão forte que parece que se ficar olhado vejo as folhas explodirem e crescerem... a gema da manhã é folhinha à noite! Feliz e preocupado... e as raízes? Essa é a pergunta: como estarão as raízes? Meu plano: manter assim na garrafa pet, na areia, com fertilizante, na sombra (um pouquinho de sol), sereno e chuva até a primavera. Em começo de setembro, passo tudo para o escorredor (uns vinte!), e aí? E as raízes estarão lá? Uma das minhas estacas de acer tem uns 8 cm de diâmetro (logo coloco as fotos) não quero tirar da areia e perde-la por falta de raízes. Peço-lhe, muitos, mas muitos palpites, por favor. Edgard de Vinhedo. |
|
|
 |
Edgard de Vinhedo 1.o PASSO

Registrado: 10/01/12 Idade: 83 Mensagens: 120 Localização: Vinhedo-SP
|
Enviada: Ter Mar 27, 2012 5:32 pm Assunto: |
|
|
Minha mulher disse que eu fui grosseiro com a palavra "palpites". Bem, conselhos, sugestões, recomendações, ordens expressas, também serão bem-vindos. Mas, palpite tem conotação de "sem responsabilidade" assim mais gente pode opinar. Obrigado. Edgard de Vinhedo. |
|
|
 |
Djalmo 4.o PASSO

Registrado: 21/10/10 Idade: 43 Mensagens: 668 Localização: Sapucaia do Sul-RS
|
Enviada: Ter Mar 27, 2012 6:02 pm Assunto: |
|
|
Edgard de Vinhedo, realmente são palpites, não esquenta muito com o liguajar, quanto mais simples mais facil de entender tuas duvidas.
Quanto ao procedimento, acho que devria mante-los nestas garrafas pet ate a primavera, por mais que elas precisem de espaço elas não vão tomar todo o espaço, e para o ano que vem vc pode coloca-la na mamadeira ou ate mesmo transplantar para bacias com substrato adequado, ate la mantenha a adubação, pois a areia é boa para enraizar por ter pouco nutriente.
Atenciosamente. |
|
|
 |
Paulo César Morais 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Mar 28, 2012 2:16 am Assunto: |
|
|
é assim mesmo, as estacas podem soltar brotos e folhas, mas não quer dizer que vão enraizar. vc não deveria ter adicionado fertilizante, apenas hormonio enraizante... fertilizante só quando as mudas estiverem muito bem pegas e com muitas raízes, muito mais para frente. agora deve deixar quieto mesmo, sem mexer nos vasos... acredito que terá sucesso com os resedás e com o acer, o manacá não posso falar porque nunca fiz estacas dessa espécie... quanto as jabuticabeiras serão mais difíceis de enraizar, talvez nunca enraizarão. estaquia não é melhor método para se obter mudas de jabu. mas não custa continuar cuidando das que vc já fez e esperar... vá postando os resultados e boa sorte. abraço. _________________ P.C. |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Mar 28, 2012 8:14 pm Assunto: |
|
|
Edgar, para não ser repetitivo, vou dizer para reler a opinião do Paulo Cesar, é exatamente o que eu diria...Só vou frisar um ponto: broto não significa enraizamento...
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
|