Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Dom Ago 07, 2011 12:20 am Assunto: Resedá Shakan - atualizado 28 de março |
|
|
Pessoal, adquiri esta planta de um amigo. Ela foi coletada na rua.
para terem uma idéia do tamanho, na base ela é mais grossa que uma PET 2 litros.
Ela apresenta o tronco com grande parte seca e podre mas visualizei um trabalho bem legal nela.Hoje levei para nosso encontro na Bonsai Sul para iniciar o trabalho com ela.
Segue foto dela antes do trabalho:
Inicialmente visualizei um projeto para ela, trabalhando a madeira morta, escavando o tronco e formando uma copa bem no alto.
Com a ajuda dos bonsaístas Edmilson da Silva e Júlio Silveira, foi feito um trabalho muito bom na escavação do tronco.
As fotos do restante do trabalho vou postar depois. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Editado pela última vez por Ricardo Paiva em Qua Mar 28, 2012 12:04 am; num total de 2 vezes |
|
|
 |
Márcio Friedrich Ribeiro 1.o PASSO

Registrado: 05/10/09 Idade: 45 Mensagens: 165 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Dom Ago 07, 2011 10:53 am Assunto: |
|
|
Que beleza de material Ricardo
Vamos ver com as alterações e projeções como vai ficar. |
|
|
 |
Gustavo Ribeiro 2.o PASSO

Registrado: 15/06/10 Idade: 44 Mensagens: 241 Localização: Patrocinio-MG
|
Enviada: Dom Ago 07, 2011 7:06 pm Assunto: |
|
|
Lindo mesmo Ricardo !!
Reseda e umas das plantas que mais adimiro ,buscando imagem na net ,se ve exemplares perfeitos.. e e uma planta muito ble , resitente, facil brotação , propagação , etc .." E tudo de bom "hahahha....
este ano coletei por volta de 15 reseda, e fiz mais de 200 estacas inicio do inverno, e todas vingaram .. fora os alporques que farei !!
Abraços.... |
|
|
 |
Andre Antoniazzi 5.o PASSO

Registrado: 13/10/09 Idade: 60 Mensagens: 886 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Dom Ago 07, 2011 8:02 pm Assunto: Reseda |
|
|
Ola amigo Ricardo excelente material este seu tambe adoro reseda vou investir um pouco mais nesta especie tenho so uma rosa a branca perdi.So pra ver se minha linha de pensamento esta certa e se eu estou aprendendo alguma coisa por aqui se fosse minha limparia toda a parte de baixo deixando apenas aquele galho que aparece a esquerda na ponta superior o galho que esta bem formado e resto tiraria tudo e trabalharia a madira morta como voce diz deixando até este musgo que aparece no interior dela.Obs:Nao pude ir na reuniao sabado agora mas na proxima espero estar la.
Abraços |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Ago 08, 2011 8:49 am Assunto: |
|
|
Pessoal, realmente o resedá é uma ótima espécie para se trabalhar.
tenho branco, rosa claro e pink.
Gustavo, você trabalha com reflorestamento?
Se eu tivesse espaço, também faria muitas e muitas mudas!!!
Andre, pena você não ter ido. Trabalhei este resedá lá: 2 horas e meia de makita, dremmel e ainda fogo!!!!!
A parte aérea terminei ontem a tarde.
Você está "aprendendo" direitinho, hehehe. Veja a projeção que fiz:
Espero conhecer o amigo dia 20, em nossa próxima reunião.
Assim que parar de chover vou tirar umas fotos dop trabalho finalizado. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Márcio Friedrich Ribeiro 1.o PASSO

Registrado: 05/10/09 Idade: 45 Mensagens: 165 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Seg Ago 08, 2011 10:13 am Assunto: |
|
|
Oi Ricardo, gostei da projeção ein, agora estou ancioso por ver a planta trabalhada.
Mas desde já da pra ver que promete um belo resultado. |
|
|
 |
Vhalveruth 4.o PASSO

Registrado: 17/09/09 Idade: 38 Mensagens: 708 Localização: Ituporanga/Blumenau/Itajai-SC
|
Enviada: Seg Ago 08, 2011 3:47 pm Assunto: |
|
|
parabens pela planta
vou acompanhar o tópico
abraços |
|
|
 |
luisgarske 1.o PASSO

Registrado: 03/09/08 Mensagens: 165 Localização: Santa Cruz do Sul - RS
|
Enviada: Seg Ago 08, 2011 6:48 pm Assunto: |
|
|
Olá Ricardo,
Legal a planta cara, estou curioso para ver como ficou após o trabalho.
Tchê encontrei um Reseda enorme na rua tambem, ele tem a metade de madeira morta e a outra metade viva.
Só tem brotações dessas que saem de baixo, o colega Elio viu esse Reseda aqui em casa e disse que muito dificil que ele irá brotar nesta parte viva, mas que seria possivel eu fazer enxertos com esses brotos que vem de baixo.
Ele ja esta brotando bastante, mas para cima ainda nada.
Abraço,
Garske |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Ago 08, 2011 8:58 pm Assunto: Reseda |
|
|
Ola amigo Ricardo nao me diga isso que fico com aquele sentimento de culpa por nao ter ido e me martirizando,hehehe,mas realmente nao consegui ir,mas fico com uma sensação de estar aprendendo e nao apenas ser um xarope aqui a postar fotos e pedir opinioes.Era mais ou menos isso que tinha pensado apenas nao tinha vislunbrado ainda o gallho abaixo na sua projeção somente o de cima,estou ascioso em ver novas fotos.Quanto as chuvas ja estou criando nadadeiras nos lugares dos pes É MUITA CHUVA.Belo trabalho é obvio que estarei de olho..
Abraços |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Ago 08, 2011 9:55 pm Assunto: |
|
|
Pessoal, to louco pra mostrar a foto da planta trabalhada mas não para de chover aqui neste Porto Alegre, mas muito molhado.
Luis, peça pro Elio ensinar este negócio de enxerto em resedá e posta por aqui. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
luisgarske 1.o PASSO

Registrado: 03/09/08 Mensagens: 165 Localização: Santa Cruz do Sul - RS
|
Enviada: Seg Ago 08, 2011 10:55 pm Assunto: |
|
|
Ricardo,
Pelo que eu entendi você faz uma valeta na madeira viva por onde irá passar o galho desses que brotam bem em baixo, daí passa ele por esta valeta, não esquecendo de descascar a parte do broto que ficará em contato com a valeta da parte viva, pode amarrar com borracha, ou usar parafusos ou prego.
Mas vou pedir para ele explicar melhor.
Abraço,
Luis Garske |
|
|
 |
Eduardo Valmórbida

Registrado: 26/03/11 Idade: 31 Mensagens: 70 Localização: Iomerê-SC
|
Enviada: Ter Ago 09, 2011 6:32 pm Assunto: |
|
|
postando pra acompanhar! |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Ago 09, 2011 6:36 pm Assunto: Reseda |
|
|
Ola Ricardo,vi uma primavera em canoas irma gemea desta me cocei e acabei nao comprando a um preço otimo e tem outra que é um negocio se voce visse as duas e pelo preço nao deixaria passar.Estou acompanhando para aprender este trabalho.
Abraços |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Ago 09, 2011 7:33 pm Assunto: |
|
|
Ricardo, belo material para trabalhar!
O meu xará tem razão quanto à dificuldade do Resedá brotar no meio.
Por experiência, o Resedá rebrota bem na base e nos ramos (nas pontas). No meio do tronco não brota, nem podando os ramos superiores.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Ago 10, 2011 8:39 am Assunto: |
|
|
Andre, onde em Canoas? Por quanto? Vou lá amanhã. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
|
|
 |
|