FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Confirmação de Especie
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
knscorpion

MensagemEnviada: Seg Ago 13, 2012 5:34 pm    Assunto: Confirmação de Especie Responder com citação

ola pessoal estou com uma duvida vcs poderiam me confirmar se essas folhas sao de acer desde ja obrigado Very Happy

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Ago 13, 2012 6:02 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo, infelizmente isso aí não é ácer mas sim Plátano. Uma brotação nova e que confirma a espécie pela posição e tipo de gema vegetativa mais abaixo que não desabrochou.
abraço
knscorpion

MensagemEnviada: Seg Ago 13, 2012 6:19 pm    Assunto: Responder com citação

e ele serve como bonsai, e pega por estaca?
eliseu malheiros
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Ago 13, 2012 8:26 pm    Assunto: Responder com citação

nunca vi de estaquia mas acho que pega sim, e uma arvore gigante, com folhas caducas no inverno, tem tom dourado ao chegar o outono e as folhas caem quase que todas simultaneamente com os ventos. Tem uma frutificação em forma de bolota áspera com uma pequena pinha, muito bonita por sinal. Quando da sementes, que voam ao estourar as pinhas devido ao vento. Nunca vi uma muda pequena ou novas plantas perto das matrizes.
knscorpion

MensagemEnviada: Seg Ago 13, 2012 8:52 pm    Assunto: Responder com citação

obrigado pessoal pela ajuda vou conduzilos atravez de estaca pq ja coletei e nao posso descartar seria injusto pq ele eh um ser vivo e merece a chanche de tentar sobreviver por sinal ela vai fikar lindo, mais minha paixao e o acer e tive uma sorte incrivel parece que foi DEUS pq fui fazer manutenção em um notbook na casa de um amigo meu ai quando olhei pra casa do visinha ele estava lah um acer palmatum lindo mais ta meio largado esta num vaso pequeno e de tamanho desporpocional para bonsai e o que mais me alegro foi que a dona me deixo tirar umas estacas estou muito feliz se alguem poder me dar algumas dicas pra mim conduzir as estacas eu agradeceria muito, sou muito apaixonado por acer so que ainda naum tenho nenhum exemplar desde ja agradeço a todos Very Happy
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Ago 13, 2012 10:00 pm    Assunto: Responder com citação

Scorpion, o Plátano pega muito facilmente por estaquia, inclusive estacas bem grossas, quero dizer tipo grossura de um pulso, até de um braço. O tamanho de estaca que gosot de fazer mudas, já fiz algumas dezenas para plantar nas bordas da chácara, é uma estaca de cerca de 1 metro de altura e da grossura em torno de um cabo de vassoura, um pouco menos...Sucesso quase 100%. Mas já fiz estacas bem mais grossas com sucesso.
A maioria feita diretamente a campo, no solo, contando apenas com a rega das chuvas de inverno.
Agora o detalhe importante: A hora de fazer a estaquia é no outono, quando a planta está sem folhas, em plena dormência.
Pode ser feito ainda no início do inverno, mas corre risco de brotar e não formar raizes a tempo da chegada das primeiras ondas de calor e vir a secar antes de formar raízes. Mas se fizer pequenas estacas em recipientes, com substrato de areia grossa, deixando em uma mini-estufa, poderá ter sucesso ainda nesta época. Mas ao fazer a estaquia tire todas as folhas, cortando no pecíolo.
Já a estaquia de ácer também funciona, mas tem uma maior taxa de perda. O ideal é fazer diversas estacas para ter certeza de que algumas enraizarão. Eu insito por aqui: brotação de estaca não significa que ela enraizou. Ela pode brotar apenas com as reservas de energia do caule, mas a umidade que retira por permeação do substrato, mas como não emite raizes acaba secando posteriormente. Se puder fazer alporque, daí a época ideal começa agora, logo após a brotação. E a alporquia em ácer é bem eficiente. Já fiz inúmeras mudas por alporquia, algumas bem mais grossas do que o cabo de vassoura.
Ah, meu amigo Eliseu, o plátano nasce eventualmente de sementes largadas pelo vento. Tenho plátanos enormes na chácara, devem espalhar alguns milhões de sementes todos os anos. Creio que até hoje encontrei umas 10 mudinhas nascidas de semente apenas. Ou seja, um percentual absudamente baixo...
É por aí...
abraço
knscorpion

MensagemEnviada: Ter Ago 14, 2012 7:54 am    Assunto: Responder com citação

nossa Elio Luis Secchi boa explicação entendi direitinho e vo seguir a risca oq vc disse muito obrigado pela atenção e pelo tempo cedido quando eu estiver em produção da minhas mudas eu vo postar umas fotos, deixa eu falar uma coisa se eu usar hormonio erraizador qual percentual vc acha que eu consigo com o acer e com o platano? Smile
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Ago 14, 2012 9:04 am    Assunto: Responder com citação

o que é que brota? É a bolota que é a semente? Eu abri algumas bolotas daquelas e não encontrei nada dentro! Tenho está curiosidade sobre os mistérios da semente de plátano...
Alguns conhecidos experientes tentaram fazer bonsai de plátano e desistiram devido ao forte crescimento vertical dele!
Élio dá uma luz ae sobre o plantio de semente do plátano...abç
knscorpion

MensagemEnviada: Ter Ago 14, 2012 1:45 pm    Assunto: Responder com citação

kkkkk...........platano e seus misterios skaksa
knscorpion

MensagemEnviada: Ter Ago 14, 2012 4:14 pm    Assunto: Responder com citação

e agora oq vcs me dizem sera que eh acer.

SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Ago 14, 2012 10:31 pm    Assunto: Responder com citação

scorpion, novamente não, infelizmente.
Esta é um arbusto que dá flores conhecida popularmente como Sininho. (Abutilon) Existem muitas variedades deles. Tenho vários deles em minha chácara...
abraço
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: