FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

estaquinha ! minha estufinha caseira pratica! AJUDA!
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 11, 2011 12:52 pm    Assunto: estaquinha ! minha estufinha caseira pratica! AJUDA! Responder com citação

Amigos fiz uma estufinha mais simples possivel e ecológica usando apenas um saquinho plastico transparente , esses de supermercado que embalamos frutas e legumes e um prendedor de roupas.

como nao tenho experiencia gostaria de algumas dicas ,para aperfeiçoar.

ela é pratica e ecologica como eu disse

minhas duvidas são

pode abrir o plastico para regar?

tem que fazer algum furo para entrada de ar?

a agua da rega escorre e fica no fundo do plastico eu estou deixando ,um pouco da agua menos da metade da metade de um copo de 100ml o resto que acumula a mais eu tiro.

alguem pode me dar uma idéia de como se procede em uma estufa!

esta estaquinha de amora deu seu primeiro broto hoje e mais rapido que as outras que eu nao tinha colocado, hoje embalei todas as minhas outras estacas ,pois assustei com a rapidez da saida do broto rss

agradeço opiniões !

FOTOS DO PROCEDIMENTO

foto 1

Uploaded with ImageShack.us

foto 2

foto 3

resultado

abs

希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
alexmikol
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 11, 2011 2:56 pm    Assunto: Responder com citação

Marcelo! Respondendo tuas perguntas:

Pode abrir a estufa sim. Só que não precisa regar com frequencia como uma planta normal, pois o processo de evaporação é muito mais lento dentro da estufa, muita água acabaria causando apodrecimento da planta.

Não necessita fazer furos para entrar ar. Fazendo furo, o clima interno da estufa não se manteria, ficando praticamente igual ao exterior. Se bem que muitas pessoas usam garrafas pet cortadas mais ou menos ao meio, depois encaixam novamente as partes e não colocam a tampinha da garrafa e também funciona.

A água que escoa pelo fundo, até pode deixar, cuidando para que não fique em excesso o que acarretaria novamente no apodrecimento de raízes e da planta.

Espero que tenha ta ajudado de alguma maneira, abraço!
prumodeq
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Out 13, 2011 8:39 pm    Assunto: Responder com citação

Alex

Cuidado com a umidade excessiva dentro da estufa: calor + humidade = fungo. Como a planta não tem raízes ela não consegue absorver água, assim excesso de umidade pode causar apodrecimento e mais fungos, ainda mais que o teu substrato é areia pura e sem peneirar.

Eu faria um pequeno furo para possibilitar uma troca de ar ou "vestiria" com o plástico de "cima para baixo" e prendendo a boca do plástico no fundo do vaso, assim você mantém a atmosfera e permite escorrer a água

O importante na estufa é manter a umidade dos brotos, não deixando eles desidratarem, assim, mais importante que regar é borrifar as folhas e brotos.

Estes brotos saindo não significam que a estaca enraizou (ainda mais uma estaca desta grossura), possivelmente é porque tem seiva acumulada no galho. Você usou algum enraizante?

Abraços
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Out 13, 2011 9:48 pm    Assunto: estacas Responder com citação

prumodeq, respondendo suas perguntas

usei enraizante verde raiz

ja retirei as plantas dos plasticos,

os fungos ja começaram a nascer onde eu fiz os cortes, mas por que eu nao avia selado, agora eu usei cola amarela de madeira e ficou com uma pelicula plastificada e dura.agora parece que esta beleza. só deixei nos plasticos os que nao deram brotos.,mas estao com cola (pasta sicatrizante)

bom agora vou adotar a idéia de borrifar agua nos brotinhos .

abs e obrigado pelas dicas

希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9)
romeucr
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Abr 01, 2012 5:05 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Marcelo.. como está sua planta?
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Abr 01, 2012 9:12 pm    Assunto: amora Responder com citação

Romeu ,eu só estou com 1 pésinho de amora,nao entendi até agora o que houve,eu estava com umas 10 estacas,começaram a enraizar e brotar,eu até me espantei com a facilidade delas brotarem,mas depois veio a decepção
hoje consegui só uma das mais de 10 que eu tinha.
assim que eu percebi as outras definharem eu imediatamente dei uma adubada nessa que sobreviveu, e esta indo razoavelmente bem até o momento, só nao fiz nenhuma intervenção nela , só vo intervir quando ela estiver bem cheia e viçosa

assim que der mando foto dela pra vcs verem

abs
Marcelo

希望 (esperança)
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: