FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

NPK na fórmula de enraizador?
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Pedro H

MensagemEnviada: Sex Mar 16, 2012 4:42 pm    Assunto: NPK na fórmula de enraizador? Responder com citação

Pessoal, desculpa a pergunta se for inocente, mas comprei Biofert raiz para tentar enraizar estacas de serissa, carmona etc, e não estou obtendo muito sucesso.

A dúvida é que na fórmula do produto Biofert Raiz tem: N - 5%, P -8%, K - 7% e outros micronutrientes, o NPK não prejudica as estacas por nem mesmo terem raizes? Em outros enraizadores que vocês utilizam também possui NPK na fórmula?

Editado pela última vez por Pedro H em Sex Mar 16, 2012 6:24 pm; num total de 2 vezes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Rodolfo Kubiak

MensagemEnviada: Sex Mar 16, 2012 5:59 pm    Assunto: Responder com citação

Ola Pedro, mas nunca se usa NPK para enraizar um estaca, para enraizar vc usa um hormonio de enraizamento que pode ser a vitamina B1 ou AIB, depois que ele cria raiz eu uso o NPK 00-18-00 (Super Fosfato Simples ou SuperSimples) para a planta absorver o NPK (melhor só o P), e jogar sua energia para as raizes para desenvolve-las, também uso esse NPK quando transplanto uma muda.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Pedro H

MensagemEnviada: Sex Mar 16, 2012 6:38 pm    Assunto: Responder com citação

Rodolfo Kubiak escreveu:
Ola Pedro, mas nunca se usa NPK para enraizar um estaca, para enraizar vc usa um hormonio de enraizamento que pode ser a vitamina B1 ou AIB, depois que ele cria raiz eu uso o NPK 00-18-00 (Super Fosfato Simples ou SuperSimples) para a planta absorver o NPK (melhor só o P), e jogar sua energia para as raizes para desenvolve-las, também uso esse NPK quando transplanto uma muda.

Ok Rodolfo Kubiak, agora ficou mais claro. Fui numa loja de aquário e plantas em Fortaleza e pedi exatamente um hormônio enraizador, porém, foi esse que o vendedor me ofereceu.

Acho que o detalhe de não observar a fórmula do produto acaba enganando muita gente. "maldade"
Muito obrigado!
Átila
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Mar 16, 2012 7:48 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Pedro! Pelo pouco que entendo de fertilização é o seguinte: Não é que a formula NPK do Biofert raiz sozinha atrapalhe ou favoreça o processo de enraizamento, mas a baixa e equilibrada concentração desses 3 macro nutrientes associada aos micro nutrientes + Tiamina + IBA também na concentração correta devem agir juntos para favorecer o processo final de enraizamento favorecendo a recuperação e desenvolvimento da planta.

Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7
Átila
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Mar 16, 2012 7:50 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Pedro! Pelo pouco que entendo de fertilização é o seguinte: Não é que a formula NPK do Biofert raiz sozinha atrapalhe ou favoreça o processo de enraizamento, mas a baixa e equilibrada concentração desses 3 macro nutrientes associada aos micro nutrientes + Tiamina + IBA também na concentração correta devem agir juntos para favorecer o processo final de enraizamento favorecendo a recuperação e desenvolvimento da planta.

Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7
Pedro H

MensagemEnviada: Sex Mar 16, 2012 8:39 pm    Assunto: Responder com citação

Átila escreveu:

Obrigado pela informação Átila,não podemos adubar planta recém transplantada, pois pode queimar as raízes e planta sem raiz (estaca), aí é que não pode mesmo, entende porque fiquei na dúvida? mas é como você diz, a fórmula é balanceada. Será que esse enraizador(Biofert) não seria mais indicado para fortalecer plantas já enraizadas?
Weverton

MensagemEnviada: Ter Abr 03, 2012 8:26 am    Assunto: Responder com citação

Olá, Pedro. Eu uso aqui, na minha cidade, o FORTH Enraizador. Este não está proibido pela Vigilância Sanitária. Ele custa R$ 15,00 e é muito bom. Eu uso para os meus bonsais recém transplantado.

Abraços
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: