Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
thiagotdn
|
Enviada: Sex Abr 06, 2012 2:42 pm Assunto: mudas de pingo de ouro !!! evolução !! |
|
|
fevereiro/2012
abril-2012
dê seu comentário !! ou opinião |
|
|
 |
Lucinei Reis 4.o PASSO

Registrado: 17/03/11 Idade: 47 Mensagens: 626 Localização: Salvador-BA
|
Enviada: Sex Abr 06, 2012 2:47 pm Assunto: |
|
|
Oi Thiago, vejo que você a colocou em um vaso maior desta forma tendo mais espaço para a planta se desenvolver, agora só adubação de preferencia orgânico, e paciência!!!!!!!!! |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Sex Abr 06, 2012 3:01 pm Assunto: |
|
|
Por sinal .. Muita paciencia
Talvez uns 5 anos numa bacia para ficar da grossura de um cabo de vassoura .
Se plantar no chão .. uns 3 anos ...
Mas se quizer um tronco mais robusto ... plante no chão e aguarde uns 10 anos ...
Ou...
Consiga plantas mais desenvolvidas , colete . faça yamadori .. é um esporte .. uma atividade fisica e conseguirá resultados muito mais promissores...
Ou compre nos viveiros comerciais , encontrará durantas ( pingos de ouro) de bom calibre por preços módicos .. entre 10 .. 20 reais .. talvez até menos ..
São plantas baratas , de facil propagação,
Existem cercas vivas com 20... 30 anos sendo removidas
Procure e encontrará.
Boa sorte. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Abr 06, 2012 7:42 pm Assunto: |
|
|
Thiago, aramar rapidamente e dar muita sinuosidade.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Abr 06, 2012 10:22 pm Assunto: |
|
|
O inverno está próximo e a limpesa de jardins começa. Vai ter pingo de ouro jogado em montes nas caçadas por aí. o ano passado não dei conta de recolher todos que vi, indiquei para colegas, amigos, e ainda assim muita coisa foi recolhida e levada para o aterro...plantas de calibre bem mais grosso que meu pulso... Recolhi vários, tantos que a maioria nem consegui ainda começar a trabalhar por falta de tempo... É só ficar de olho e com um serrote no carro... Pode podar bem drástico (25-30 cm acima da raiz) para facilitar o recolhimento. Nào falha um. No inverno, mesmo que tenha ficado uma semana ao relento não tem problema...
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Sáb Abr 07, 2012 1:11 pm Assunto: |
|
|
Boa Tarde!
Desculpem-me se fui taxativo quanto a facilidade de se conseguir material muito bom a custo zero ou quase ... Como reforçou o Elio Luiz .
É que já aconteceu comigo de acumular mais de 150 bacias com raminhos e galhinhos e mudinhas , e ao final , não ter mais lugar para tantas bacias e potes e vasos, gastar muita agua e adubo e tempo e cima de material sem muito futuro ...ou com futuro bem futuro mesmo ... ( anos e anos a fio ..) .
E percebendo que todos os mais experientes falam com a mesma voz :
-Isso é ansiedade de iniciante ... logo passa... rsrs
Achei por bem alerta-lo para que não fique desestimulado , vendo projetos e outros colegas com troncos grossos e vc tendo que aguardar anos para poder por a mão na massa...
Boa sorte .. e paciencia ...
 |
|
|
 |
Mário Sérgio 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Abr 07, 2012 9:07 pm Assunto: |
|
|
Sinceridade acima de tudo, Bonsergio. Muitas vezes eu prefiro não opinar para não ser sincero demais e afinal de contas tbm sou um iniciante. Mas admiro quem consegue ser honesto sem causar constrangimento. Parabéns!!!!
Com relação a ter dezenas de potes e bacias com pouco a oferecer é uma espécie de fase que temos que passar para aprendermos a criar senso crítico. Hoje eu tenho duas sementeiras com +/- 80 mudas de piteco, mas tbm tenho outras em fase de trabalho.
Paciencia Thiago!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! |
|
|
 |
dablo19 1.o PASSO

Registrado: 25/02/12 Mensagens: 113 Localização: Florianópolis -SC
|
Enviada: Sáb Abr 07, 2012 11:17 pm Assunto: |
|
|
Cara legal acompanhar uma planta desde o início, eu tenho umas 25 mudinhas de pitanga que germinaram a uns 3 meses vou acompanhar elas e quem sabe daqui uns 5..10.. ou mais anos hehe eu consiga envazar alguma delas.
Tenho durantas também que adquiri assim como você e já estão um pouco desenvolvidas mas nem na metade do que espero, paciência...
O legal é ir definindo a inclinação do tronco etc.. desde já.
Abraços.
Diego. |
|
|
 |
thiagotdn
|
Enviada: Dom Abr 08, 2012 9:22 am Assunto: |
|
|
obrigado a todos que opinaram
tem razão,são muitas mudas e potes,mas acredito q com tantas opções eu deixaria algumas sem atenção necessária(digo sem atenção para seu desenvolvimento) e com isso não atrapalhar o ciclo.
isso me ajuda a combater o stress e preocupações do dia-a-dia. que são muitas.
por isso estou adquirindo experiências novas. não estou ancioso em adquirir um bonsai com tronco de calibre grosso ou envelhecido.até agora eu estou com paciêncie de esperar ums 30anos  |
|
|
 |
thiagotdn
|
Enviada: Dom Abr 08, 2012 9:32 am Assunto: |
|
|
ontem tentei aramar-DRASTICO !!
Não deu muito certo.o tronco ainda tá muito fino,acabou quebrando a parte superior do tronco central. |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Dom Abr 08, 2012 10:16 am Assunto: |
|
|
Caro Thiago,
pelo que as fotos mostram essa muda já poderia ser aramada tranquilamente... Acredito que o rompimento se deva talvez à falta de habilidade ou excesso de força. Ou mesmo às duas coisas...
Mas é assim mesmo, quebrar galhos, perder plantas, etc, faz parte do aprendizado.
Eu também já quebrei galhos importantes de minhas plantas exatamente por querer imprimir o movimento pretendido numa única torção. Ah! só mais um pouquinho que já tá chegando; CRECKK !! Putajkhnsdfiu que pariujhdfi!! QUEBROU!!
Com o tempo a gente vai adquirindo a sensibilidade e paciência necessárias.
Gostei deste pingo de ouro; eu também tenho alguns exemplares obtidos de mudinha ou semente e é um prazer sem igual vê-la crescendo e tomando forma!!
Abraço.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
|