|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
marcelo bh 3.o PASSO

Registrado: 03/05/10 Idade: 57 Mensagens: 447 Localização: BELO HORIZONTE-MG
|
Enviada: Qui Nov 03, 2011 10:16 pm Assunto: YAMADORI DE ROSEIRA , AJUDA. |
|
|
yamadore de roseira.
Sei que tenho que esperar um poquinho para ela se recuperar,mas ja é bom saber o que podemos fazer
ela nem sentiu o replante,pois foi com todas raizes e a terra dela tb
idade mais de 8 anos
o vaso eu tive que emprovisar rss,na hora eu pensei a roseira iria servir em um que eu tinha ,mas ficou pequeno. Mas fiz muitos furos com o ferro de solda no final deu certo .Futuramente eu substituo,pois agora nao vou reenvasa-la
Amigos eu estou com esta roseira de quintal, ai vi uma postagem aqui de um bonsai e resolvi coleta-la hoje. assim que cortei plantei imediatamente. nao usei enraizador,pois retirei ela com as raizes.
bom consegui 100% das razes, só cortei a pivotante e uma grossa na lateral
mas nao tinha capilares nelas. as capilares ficaram todas na planta.
quanto os galhos estavam altissimos coisa de 1 mt mais ou menos, e para traze-la para a cobertura tive de cortar um pouco,para poder passar dentro de casa
substrato usei terra local , mais proximas das raizes, e mais uma mistura de um substrato que eu ja tinha que era 50% areia grossa 50% terra comprada pronta
tirei algumas fotos, mas estou sem noção para trabalha-la
uma obs ela tem madeira morta no tronquinho principal, notem que aparece n o principal e desce quase no nebari;
estava pensando em aproveitar esse detalhe. gostaria de saber, se é passado o dreemel para escavação e depois a calda , ou passa a calda em cima da madeira morta ?
Uploaded with ImageShack.us
O tronquinho dela ja esta bom pra mim. espessura uma tampinha de pet,para pouca coisa a mais.
a altura eu tirei em relação ao frasco de detergente de 500ml estes de cozinha mesmo
esta foto eu tirei da roseira toda . obs tem um pedacinho de tronco que estava podre eu cortei este mais no inicio dos galhos
foto do tronco ja cortado o resto nao mexi em mais nada até ter um estilo a seguir
uma foto mais de longe
mais uma foto do nebari
obs
Amigos, uma pergunta , esse galho ai o primeiro no meio do tronco é o chamado de galho ladrão; terei que cortalo tb.
ainda nao mexi na planta, só cortei o toco de cima.
ainda vou esperar opniões antes de cortar mais alguma coisa nela
estou estudando a planta bem primeiro .
SE precisar de mais é só pedir
as idéias serão todas bem vindas!
abs _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9)
Editado pela última vez por marcelo bh em Sex Nov 04, 2011 4:58 pm; num total de 5 vezes |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

Registrado: 15/12/09 Mensagens: 751 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Qui Nov 03, 2011 11:58 pm Assunto: |
|
|
Acompanhando... |
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Nov 04, 2011 4:59 pm Assunto: YAMADORI DE ROSEIRA |
|
|
Como ainda não tive opiniões,depois de 2 horas estudando cheguei a esta projeção?
foto original
primeira modificação corte de um toquinho no tronco proximo da primeira bifurcação em Y
PODA DE GALHOS DEMARCADOS DE VERMELHO ,ABERTURA COM ARAMAÇÃO DOS GALHOS NA BIFURCAÇÃO
RESULTADSO DELA PODADA
o que acharam da intervenção?
OBS eu ainda nao fiz nada na planta isto é só projeção
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9) |
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Nov 05, 2011 12:10 am Assunto: yamadori roseira |
|
|
Amigos esta projeção que eu fiz ,estaria boa assim
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9) |
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Nov 05, 2011 10:07 pm Assunto: ALGUÉM PODE ME ORIENTAR? |
|
|
Gostaria de opiniões, ficaria bom este meu projeto; _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Nov 06, 2011 10:20 am Assunto: bonsai |
|
|
Seu projeto não está ruim, mas pode ser melhorado. Corte um dos dois galhos laterais (direita), de preferencia mantendo o mais fino e eliminando o mais grosso. Reduza o comprimento desse galho, para favorecer novas brotações que permitirão uma formatação via uso de arame. Na sequencia, elimine tambem o caule do centro, na divisão tripartida, mantendo e reduzindo o comprimento do galho da esquerda (fino) e reduzindo a altura do caule da direita, que será convertido no novo ápice da planta.
Com essa reforma na parte superior a planta ganha maior conicidade, além de estabelecer pontos para novas brotações através do encurtamento desses caules. A busca deve ser no sentido de reduzir a altura dessa parte do tronco da planta que fica entre o primeiro galho e o segundo (mais fino na esquerda). Como o primeiro terço do tronco (tachiagari) tem uma boa grossura, mas é curto, é preciso pensar num bonsai mais baixo, evitando a exploração de galhos e caule maiores ou mais longos. Deve buscar a densificação para harmonizar o conjunto tronco/galhos. No caso, a formação dentro do estilo Hokidachi pode ser conseguida dessa maneira, e irá se adequar melhor com o modelo atual da planta. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Nov 06, 2011 5:18 pm Assunto: roseira |
|
|
Nicky, acho que me precipitei rss. Eu achei que ninguém ia olhar pra minha postagem , pois até ontem a noite ningém tinha me passado alguma idéia .ai hoje pela manha ,fiquei observando a planta e achei que ela nao devia ser alta,e teria que ser mais armoniosa, os galhos estavam retos por demais. A planta estava alta.
ai resolvi dar uma envergada neles e retirar alguns galhos, inclusive foi um dos que vc havia me dito que teria de sair , o da primeira bifurcação, eu deixei o mais fino.
o que vc acha agora ,partindo do que ela esta .
SE vcs acharem que devo fazer mais alguma coisa é só falar, apesar que agora não sobrou muito a fazer rss.
desculpe Nicky,mas quando vi a sua postagem eu ja tinha feito as intervenções.
mudou completamente agora
foto lateral
uma foto mais de cima um pouco
todas opiniões são bem vindas
o que acharam agora ,do jeito que ela esta? _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Nov 06, 2011 9:49 pm Assunto: roseira |
|
|
ACOMPANHANDO! _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
|
|
 |
gilbertovm

Registrado: 28/08/11 Idade: 46 Mensagens: 92 Localização: Goiania-GO
|
Enviada: Seg Nov 07, 2011 7:44 am Assunto: |
|
|
O formato da planta está ficando legal, mas acho que a madeira morta está apodrecendo demais. Como sou iniciante não sei o que o recomendar, mas o pessoal mais experiente poderia indicar uma forma de estagnar isso. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Nov 07, 2011 11:33 am Assunto: bonsai |
|
|
Vamos aguardar que a planta exponha novas brotações, para poder então visualizar alguma alteração mais interessante, que melhore a aparencia. Como está, lamento dizer, é que não poderá ficar no futuro. Até virem as brotações vigorosas, porém, nada há a fazer a não ser ter paciência e esperar.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Andrey
Registrado: 29/09/11 Idade: 37 Mensagens: 76 Localização: Sobral-CE
|
Enviada: Seg Nov 07, 2011 4:34 pm Assunto: |
|
|
Acompanhando!!! _________________ ===============================
"Da árvore do silêncio pende seu fruto, a paz".
Arthur Schopenhauer |
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Nov 07, 2011 9:40 pm Assunto: roseira |
|
|
Bom nao tem mais nada a fazer mesmo, vamos esperar as brotações, depois
veremos o que fazer.
agradeço a ajuda
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
|
|
 |
Lucinei Reis 4.o PASSO

Registrado: 17/03/11 Idade: 47 Mensagens: 626 Localização: Salvador-BA
|
Enviada: Sex Abr 06, 2012 3:04 am Assunto: |
|
|
Oi Marcelo como esta roseira , acompanhado !!!!!!!!!!!!!! |
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Abr 09, 2012 10:22 am Assunto: roseira |
|
|
Lucinei, nao deu certo as podas,eu perdi esta planta, mas consegui uma
muda,que esta no quintal,eu plantei ums galinhos que foram retirados na poda e um vingou bem .mas nao estou pensando mais em fazer bonsai de roseira com a muda nova, vou deixala no quintal mesmo .
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
|
|
 |
Lucinei Reis 4.o PASSO

Registrado: 17/03/11 Idade: 47 Mensagens: 626 Localização: Salvador-BA
|
Enviada: Seg Abr 09, 2012 1:45 pm Assunto: |
|
|
Oi Marcelo estou tentando aqui com uma ela ainda esta em um vaso de 15 l mais já estou fazendo a condução da copa !!!!!!!!!!! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|