Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
prumodeq 2.o PASSO

Registrado: 24/03/09 Idade: 48 Mensagens: 337 Localização: Quatro Barras-PR
|
Enviada: Ter Mar 27, 2012 10:04 am Assunto: Alporquia de Acer Tridente |
|
|
Nobres amigos
Alguém poderia me aconselhar/orientar com relação a alporquia de Acer Tridente, pois é uma espécie que ainda nunca fiz alporque e, como o objetivo vai ser reduzir o tamanho da árvore, melhorar o neabari e também acertar o ângulo do tronco, gostaria de esta mais seguro do procedimento.
Época: eu costumo iniciar os meus alporques no outono, pois assim, antes do início da primavera eu faço a separação, e a árvore ter foça e raízes suficientes para suportar a separação. O Acer vai se comportar igual ou durante a fase de hibernação corro o risco de perder as raizes formadas ainda no outono?
Técnica: Anel de malpighi? Torniquete? Anel de malpigue + torniquete?
Desde já agradeço.
Abraços |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Qua Mar 28, 2012 10:52 am Assunto: Acer |
|
|
Eu tb estou tentando, fiz 10 alporquias, 6 em ramos finos(4mm) e 4 em galhos de maior espessura(1,5cmdiâmetro), ambas feitas na primavera de 2011. Agora no fim do verão, precisamente início de março separei as finas e plantei, quase um mês e estão estáveis. As outras vou tirar em setembro. Usei asfagno, plástico transparente, plástico preto e supertrhive com aplicações quinzenais via seringa e o anel de casca retirada foi completo. A variedade foi o palmatum. Por estaca tô meio desiludido. Mas não desisto, vou quebrando kbeça! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Mar 28, 2012 8:09 pm Assunto: |
|
|
Pode fazer com anelamento total... Se enraizar até o fim do inverno será um ótimo momento para retirar a planta. Também poderá deixar no local, assim que enraizou, levantar as abas do vaso em que está plantada e colocar substrato para ela completar o enraizamento ali mesmo, sem sofrer o trauma do desmame. É mais seguro. Foi esta a única forma que conseui ter sucesso na retirada de alporques de algumas espécies que após enraizada, morriam ao ser replantada, por exemplo a Érica (mirta).
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Qua Mar 28, 2012 9:01 pm Assunto: |
|
|
Valeu Élio, nos galhos mais resistentes eu vou tentar colocar um pequeno vaso com substrato mais leve, nos mais finos é rezar.
Quanto a Érica, ela é temperamental mesmo!
Quanto a festa de debutante da bonsai sul!
Vç vem aqui em agosto? _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
prumodeq 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Mar 29, 2012 8:34 pm Assunto: |
|
|
Elio
Tinha pensado em fazer isso mesmo, em não separar de imediato, só porque já enraizou. Como o objetivo é melhorar o neabari posso colocar uma madeira como base para que as raízes cresçam fazendo aquela base típica dos velhos aceres japoneses. Isso também vai evitar que as novas raízes acabem se emaranhando com as antigas.
O tronco tem mais 6 cm de diâmetro. Acho que vai ser providencial não separar de imediato.
Abraços |
|
|
 |
prumodeq 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Mar 29, 2012 9:11 pm Assunto: |
|
|
Elio
Tinha pensado em fazer isso mesmo, em não separar de imediato, só porque já enraizou. Como o objetivo é melhorar o neabari posso colocar uma madeira como base para que as raízes cresçam fazendo aquela base típica dos velhos aceres japoneses. Isso também vai evitar que as novas raízes acabem se emaranhando com as antigas.
O tronco tem mais 6 cm de diâmetro. Acho que vai ser providencial não separar de imediato.
Abraços |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Dom Abr 01, 2012 10:04 pm Assunto: |
|
|
Boa idéia de colcoar um separador para o novo enraizamento de cima. além de formar um nebaria já aberto, evita a mistura de raízes. é isso aí. Criatividade e ação.
Marco, estarei sim no Encontro de Porto Alegre, a gente se vê por lá.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Edgard de Vinhedo 1.o PASSO

Registrado: 10/01/12 Idade: 83 Mensagens: 120 Localização: Vinhedo-SP
|
Enviada: Sex Abr 06, 2012 10:30 pm Assunto: |
|
|
Amigos tb fiz com palmatum e de dez, oito apresentam brotações... mas raízes só Deus saberá. Aprendi com a discussão de vocês... continuem por favor. Edgard de Vinhedo. |
|
|
 |
renatolaureano 1.o PASSO

Registrado: 04/10/09 Idade: 47 Mensagens: 155 Localização: Contagem-MG
|
Enviada: Ter Abr 10, 2012 5:52 pm Assunto: |
|
|
Aproveitando a carona com o topico do prezado colega, o super thrive pode ser usado como estimulante?
Obrigado. |
|
|
 |
Becker 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Abr 10, 2012 8:48 pm Assunto: |
|
|
Aproveitando o tópico e o conhecimento do grande amigo Helio gostaria de saber um pouco da alporquia em azaléia, qual a época? como fazer? quanto tempo demora para enrraizar?
Abraço a todos  _________________ "O AMOR QUE EXISTE EM VOCÊ, PODE CONTAGIAR O MUNDO, FAÇA A SUA PARTE, PORQUE DEUS TEM FEITO POR NÓS" |
|
|
 |
|