|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Edgard de Vinhedo 1.o PASSO

Registrado: 10/01/12 Idade: 83 Mensagens: 120 Localização: Vinhedo-SP
|
Enviada: Sex Abr 06, 2012 10:09 pm Assunto: Cultivar bonsai combate o estresse |
|
|
Amigos, durante a recuperação de minha cirurgia fui obrigado a colocar uma pessoa para cuidar de meus pássaros por ordem médica. Ficava de longe sentado em uma cadeira. Voltei então a me interessar pelo cultivo de bonsai (nisso o IBAMA ainda não se mete... bem desde que eu não queira tentar fazer bonsai de bromélia. Sabiam que saiu uma IN sobre o controle de plantação de bromélias?) Hoje recuperado, além de cuidar sozinho de minhas gaiolas (umas 40) cuido de meus bonsai (outros 40). Nas minhas pesquisas encontrei o texto abaixo e analisem, vale para bonsai, jardins e aves... Bom proveito e combatam o estresse. Edgard de Vinhedo.
QUAL É A RELAÇÃO DA MANIPULAÇÃO DA PLANTA COM O ESTRESSE?
Entrevista dada pelo naturopata Nelson Silveira, para revista O Universo do Bonsai, Nº 8, de fevereiro de 1999.
“A formação exterior do estresse é a preocupação das pessoas com as influências externas. É sempre o que alguém está fazendo para ele, ou o chefe, ou o empregado. Essa incerteza do que o outro vai aprontar comigo é que me deixa em prontidão. Essa é a base sócio-biológica do estresse. Quando você vai lidar com sua planta, ela estará entregue e não vai ter uma reação contra você. E para que você possa se dedicar àquele momento tem que se entregar à planta, tem que estar atento ao crescimento de um galho, ou de afloração ou de uma raiz. Naquele momento o mundo lá fora não existe, cessa a influência social e seu organismo automaticamente diminui a produção de adrenalina e começa o processo de formação de outros hormônios. Para que a adrenalina seja eficiente ela inibe a ação de endorfina, melatonina, serotonina ou dos hormônios que trazem o amor próprio, o relaxamento, o prazer. Cada hormônio é ligado a uma emoção. Não existe uma emoção sem um hormônio. Ele é um correspondente bioquímico da situação psíquica emocional. Ficou nervoso? Adrenalina. Está com ódio? Adrenalina. Medo? Adrenalina. Está amando? Endorfina. proibido o têrmo? Serotonina. Relaxou? Melatonina. Sentiu-se aceito? Aumentou a insulina. Sentiu-se rejeitado? Diminui a insulina. Então quando você trabalha com uma planta, ela está te aceitando, tanto que o viço dela mostra aceitação, aumenta a insulina, diminui adrenalina. O contato é amoroso, aumenta a endorfina. Aquilo ali te relaxa, aumenta a melatonina, se te dá prazer, serotonina. O equilíbrio hormonal acontece no trabalho com a planta, por exemplo.” |
|
|
 |
MARCIO MACIEL

Registrado: 24/03/12 Idade: 45 Mensagens: 73 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Dom Abr 08, 2012 11:52 am Assunto: |
|
|
Assim espero amigo!!!!!!
Bom texto _________________ Muitos querem o perfume das flores, mas não querem sujar as mãos para cultivá-las. Muitos querem um lugar no pódio, mas desprezam a labuta dos treinos. |
|
|
 |
MARCIO MACIEL

Registrado: 24/03/12 Idade: 45 Mensagens: 73 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Dom Abr 08, 2012 11:52 am Assunto: |
|
|
ahhhhhh, entei te mandar as planilhas, mas os e-mail voltaram... tem uma outra opção? _________________ Muitos querem o perfume das flores, mas não querem sujar as mãos para cultivá-las. Muitos querem um lugar no pódio, mas desprezam a labuta dos treinos. |
|
|
 |
Edgard de Vinhedo 1.o PASSO

Registrado: 10/01/12 Idade: 83 Mensagens: 120 Localização: Vinhedo-SP
|
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Abr 08, 2012 9:03 pm Assunto: |
|
|
'Tá explicado!!!!!!!!  _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
LuanRibeiro 1.o PASSO

|
Enviada: Seg Abr 09, 2012 2:23 pm Assunto: |
|
|
Bonsai...
Um santo remédio!!  _________________ "A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas" (Goethe) |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Seg Abr 09, 2012 5:22 pm Assunto: Bonsai |
|
|
Se não fosse pelos bonsai eu já teria surtado!
A lida diária recarrega minhas forças e me faz ser uma pessoa melhor...mas não é fácil, a busca pelo equilíbrio é diária, constante, se vacilar o cachimbo cai
Abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|