|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
flsteixeira
Registrado: 08/01/11 Idade: 44 Mensagens: 8 Localização: Floriano-RJ
|
Enviada: Seg Jan 10, 2011 7:06 pm Assunto: Bonsai Indoor - Iluminação Artificial |
|
|
E aí pessoal? Eu moro em um apartamento e em nenhum local temos luz do sol direta.
Lí um artigo aqui no Fórum de um bonsaísta americano, eu acho, que usa lâmpadas fluorescentes simples e funcionam perfeitamente. Ele relata que possui plantas de diferentes espécies que há mais de 7 anos não saem de dentro do porão. Também diz que a iluminação artificial é boa por ser constante e o ambiente fechado protege o bonsai do tempo, desde que conte com boa circulação de ar.
No momento tenho somente um cipreste e uma azaléia, mas estou pensando em aumentar o número de plantas e a "patroa" já vetou a idéia de encher a varanda de vasos.
Alguém pratica o cultivo de bonsai indoor? Qual a lâmpada mais indicada (melhor custo x benefício) e em qual distância da planta deve ser fixada? Qual o intervalo de funcionamento? Posso usar a mesma iluminação para diferentes espécies?
Qualquer idéia será muito bem vinda...
Abraço a todos, Flávio. |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Seg Jan 10, 2011 9:55 pm Assunto: |
|
|
Vou acompanhar este post, também tenho muita curiosidade sobre isso pois seria muito benéfico para mim ;D
Abraços! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
flsteixeira
Registrado: 08/01/11 Idade: 44 Mensagens: 8 Localização: Floriano-RJ
|
Enviada: Seg Jan 10, 2011 10:34 pm Assunto: |
|
|
Pedro, não sei se vc viu, mas o artigo que eu tinha visto foi aqui no fórum mesmo e é de um americano.
Link: http://www.atelierdobonsai.com.br/indoor.html
Tenho umas estantes dessas de plástico tipo que vende na Casa & Vídeo e estou pensando em colocar uma lâmpada fluorescente daylight embaixo de cada prateleira e ligar a um timer simples. Será que funcionaria?
Segundo esse artigo as lâmpadas devem ficar próximas a planta. Vamos esperar o pessoal falar alguma coisa...
Abç, Flávio. |
|
|
 |
Marcio Garcia 2.o PASSO

Registrado: 22/12/04 Idade: 45 Mensagens: 346 Localização: Sao gotardo/MG
|
Enviada: Ter Jan 11, 2011 2:41 am Assunto: |
|
|
Flavio,
E possivel sim, porem, sem querer te decepcionar, nunca conseguira resultados bons como o sol direto, mas como diz o dito popular(quem nao tem cao........). Tente levar em consideracao que nao e apenas a luz solar direta, ou luminosidade, existem outros fatores que vc deve tentar propiciar para a planta, como humidade, as regas propiciando a retirada dos sais que sobram da adubacao, ventilacao pra renovar o oxigenio, temperatura do local, deveras tentar reproduzir as estacoes do ano e tudo mais. Poderas fazer algo meia boca de modo que alguns destes itens sejam falhos, sua planta sobrevivera, mas nao ira se desenvolver como deveria se estivesse do lado de fora com sol direto e regas propicias. se vc quer mais informacao de como cultivar indoor, faca uma busca no Youtube com o titulo "grow indoor" este video que segue o link abaixo o cara da varias dicas pra cultivar marijuana no basement, apesar de o proposito nao ser muito louvavel, temos que adimitir que eles bolaram direitinho, ai ele cultiva por hidroponia.
Boa sorte( e trate de cultivar apenas bonsai heim)rsrrs
http://www.youtube.com/watch?v=25BTuvs-AE8 _________________ Marcio Garcia
marciogarcia79@hotmail.com |
|
|
 |
Adilson Avelino
Registrado: 10/09/11 Idade: 42 Mensagens: 70 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Sáb Abr 07, 2012 10:08 pm Assunto: |
|
|
Eu li o artigo no site e fiquei curioso. Moro em apto mas até que tenho um espacinho legal pros meus bonsai na sacada. O problema é q no outono e no inverno, por conta da inclinação do Sol o apto da frente bloquea a iluminação. Então vou fazer o teste nesse período com algumas das minhas plantas. Boa sorte pra mim...  _________________ "A vida de alguem é limitada, a honra e o respeito são para sempre." |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

Registrado: 25/01/07 Idade: 51 Mensagens: 664 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qua Abr 11, 2012 10:47 am Assunto: |
|
|
Olá Flávio,
Existe no mercado já há mts anos uma lâmpada que é utilizada exclusivamente p/ jardins internos, ela é do tipo fluorescente, pesquise no google onde encontrá-la. Ñ sei qual região que vc mora, mas se for em São Paulo, poderá encontrá-la na Sta Efigênia.
O nome é Growlux, tem vários tamanhos. Também é aconselhável misturar ela com lâmpadas do tipo luz do dia. São as fluorescente mais comuns que encontramos em qualquer loja de iluminação.
Outra coisa é não colocar as lâmpadas muito próximas as plantas p/ não queimar as folhas no topo das copas.
P/ imitar a luz natural o ideal é deixar acesas em torno de 12 hrs por dia, porém é melhor se pude ligá-las em momentos diferentes. Ex: pela manhã ligue parte delas, depois ligue o restante (por volta das 10, 11 hrs) desligando-as a tarde (por volta de 15, 16 hrs) deixando ligadas as que ligou de manhã. Pode fazer isso com a ajuda de um timer. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/ |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|