|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
WFMShare
Registrado: 10/01/12 Idade: 31 Mensagens: 16 Localização: Ubá-MG
|
Enviada: Sáb Jan 14, 2012 10:56 am Assunto: Desenvolvimento de estaca de FICUS. Poderiam me explicar ? |
|
|
Gente tudo bem com vc's ? *Queria saber o passo a passo de como obter um ficus apartir de estacas:
-Como deve cortar as estacas, tamanho, espessura do galho, e deve retirar folhas da estaca ou plantar com folhas ?
-Se deve usar enraizador daquele de pó que enconta na ponta do galho ou enraizador que dilui em agua ?
-O que deve teve ter no solo: areia, esterco, tera preta, etc ?
- Podem ser plantadas em copos de castaveis até derem a raiz para depois serem passadas pro vaso de bonsai ?
- Ouvi dizer que estaca Ficus tem uma maior facilidade de pegar (ou seja desenvolver raizes apos o corte), é verdade ?
Obrigado amigos do peito por ajudarem um principiante, que no futuro estará ajudando outros tambem !  |
|
|
 |
Marlon.D.S.S 1.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jan 14, 2012 1:59 pm Assunto: |
|
|
caro amigo
O ficus segundo relatos e pega tao bem por estaca quanto a amora.
O corte deve ser feito em forma de "v" para facilitar o contato com o substrato.
O substrato deve ser areiao grosso de construçao, pois o mesmo nao possui fungos que ocasionariam o apodrecimento da estaca, alem de que o areiao e um substrato altamente drenante, pois o excesso de umidade tambem e prejudicial as estacas.
Tenho usado tiamina liquida manipulada em farmacia, tanto na estaquia como para as plantas em geral, mas pode se usar ela manipulada em capsulas na forma de pó. É recomendada a tiamina liquida pois alguns relatos se houve uma melhor absorção. Na forma liquida ela se dilui completamente em agua e ja o pó mesmo misturando muito bem ainda assim fica algum residuio que nao si dilui.
Faço todas minhas estacas em um mesmo recipiente para melhor aproveitamento de espaço e dou preferencia a recipientes quadrados como latas dessas de tinta, pois há uma melhor economia de espaço.
Mesmo o grau de pega sendo grande para ficus, faça mais de uma ou duas estacas ate porque de regiao para regiao temos grandes diferenças, fiz esses dias umas 50 de ligustrum que supostamente e uma planta que vai muito bem para estaquia. Nao obtive muitos sucesso, muitas brotaram e secaram e agora somente umas 6 continuam brotadas, mas nao se esqueça de uma coisa, brotaçao nao e sinal que enraizou, eu tinha uma estaca grosa que tinha brotado vigorosamente e do nada secou, tirei ela do areiao e nao tinha nem sinal de raiz!
Deixe suas estacas em uns 80% de sombra, eu uso a sombra de minhas arvores para deixa-las e alguma estao embaixo de tres camadas de sombrite.
E isso ai amigo espero ter ajudado, saliente que sao minhas orientaçoes mas como iniciante e boa sorte. _________________ Bonsai - A vida em arte! |
|
|
 |
WFMShare
Registrado: 10/01/12 Idade: 31 Mensagens: 16 Localização: Ubá-MG
|
Enviada: Sáb Jan 14, 2012 2:22 pm Assunto: |
|
|
Marlon.D.S.S escreveu: | caro amigo
O ficus segundo relatos e pega tao bem por estaca quanto a amora.
O corte deve ser feito em forma de "v" para facilitar o contato com o substrato.
O substrato deve ser areiao grosso de construçao, pois o mesmo nao possui fungos que ocasionariam o apodrecimento da estaca, alem de que o areiao e um substrato altamente drenante, pois o excesso de umidade tambem e prejudicial as estacas.
Tenho usado tiamina liquida manipulada em farmacia, tanto na estaquia como para as plantas em geral, mas pode se usar ela manipulada em capsulas na forma de pó. É recomendada a tiamina liquida pois alguns relatos se houve uma melhor absorção. Na forma liquida ela se dilui completamente em agua e ja o pó mesmo misturando muito bem ainda assim fica algum residuio que nao si dilui.
Faço todas minhas estacas em um mesmo recipiente para melhor aproveitamento de espaço e dou preferencia a recipientes quadrados como latas dessas de tinta, pois há uma melhor economia de espaço.
Mesmo o grau de pega sendo grande para ficus, faça mais de uma ou duas estacas ate porque de regiao para regiao temos grandes diferenças, fiz esses dias umas 50 de ligustrum que supostamente e uma planta que vai muito bem para estaquia. Nao obtive muitos sucesso, muitas brotaram e secaram e agora somente umas 6 continuam brotadas, mas nao se esqueça de uma coisa, brotaçao nao e sinal que enraizou, eu tinha uma estaca grosa que tinha brotado vigorosamente e do nada secou, tirei ela do areiao e nao tinha nem sinal de raiz!
Deixe suas estacas em uns 80% de sombra, eu uso a sombra de minhas arvores para deixa-las e alguma estao embaixo de tres camadas de sombrite.
E isso ai amigo espero ter ajudado, saliente que sao minhas orientaçoes mas como iniciante e boa sorte. |
Muito grato pela sua explicação ... me ajudou muito fera ! Abraços ... |
|
|
 |
Vívian Costa
Registrado: 16/08/11 Idade: 36 Mensagens: 16 Localização: Cachoeiro do Itapemirim-ES
|
Enviada: Ter Fev 14, 2012 9:52 pm Assunto: |
|
|
Ah , eu tb to tentando estaca de ficus e ixora, porem surgiram duvidas..
Gostaria de saber se a estaca pode conter ramos, ou tem q ser de um eixo apenas ?
e se o corte pode ser em bisel mesmo ?
e se há algum problema de misturar 10% de terra vermelha na areia grossa?
e se tem problema de ficarem em estufa?
Obrigada *-----* _________________ A melhor forma de ter é tentar ! a melhor forma de tentar , é ter paciencia! Deixa o tempo agir , é o melhor remedio =D |
|
|
 |
Marlon.D.S.S 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Fev 15, 2012 11:28 am Assunto: |
|
|
cara amiga
o uso do areiao e o mais recomendado nao misturando nada a ele, a menos que voce queira fazer experiencias ai entao vai de cada as suas ideias, eu mesmo faço muitas experiencias com estaquia de diferentes especies, sendo o substrato ate mesmo outras forças de aplicar a tecnica, mas no geral corta-se a estaca mais ou menos assim "v" para ela ter um melhor contato com o substrato, o recomendado e tirar todas a folhas e se possivel preservar o peciolo para assim a estaca ter uma reserva a mais de agua. O uso de uma estufa quando usada corretamente e uma otima tecnica, mas eu confesso que nao uso muito por gosto mesmo. Algumas vezes faço estufas com garrafa pet, onde corta-se a garrafa e fura-se bem ela por baixo e coloca-se a estaca no seu interior fechando entao a a garrafa com a parte de cima, se tiver duvidas sobre como fazer isso, veja o site do forum onde mostra com mais detalhes como fazer esse processo. Lembre-se que estufa na sombra e estufa e no sol vira forno, entao cuidado para nao expor elas ao sol direto, procurando deixa-las em um local mais sombreado. Meu mestre tem uma estaca de baoba em uma estufa de pet com substrato areiao, ela esta com fortes brotaçoes, ele a cultiva em um local sombreado mais com uma certa incidencia de sol e nao a rega, ou seja ele simpleste deixa ela la e seja o que Deus quiser hehehehe.
Mas enfim e mais ou menos por ai, embora agora nao seja a epoca certa para estaquia, acredito que toda tentativa e valida, tente mais de uma estaca e boa sorte. _________________ Bonsai - A vida em arte! |
|
|
 |
Vívian Costa
Registrado: 16/08/11 Idade: 36 Mensagens: 16 Localização: Cachoeiro do Itapemirim-ES
|
Enviada: Qua Fev 15, 2012 11:49 am Assunto: |
|
|
Obrigada querido , vou fazer de acordo com o que vc falou .... experiencia com as qe ja estao e farei novas apenas com areia grossa ... e a estufa que uso , eh uma q vi num site a um tempo atras, feita com caixa de fruta, dessas de ripa de madeira .. toda fechada com saco plastico ... =) ..
Outra duvida, será que para rosa tbm se aplica como substrato o areiao ? .. ou o mais certo eh a tal terra vermelha pra ela ? ...
Grta =** _________________ A melhor forma de ter é tentar ! a melhor forma de tentar , é ter paciencia! Deixa o tempo agir , é o melhor remedio =D |
|
|
 |
Marlon.D.S.S 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Fev 15, 2012 10:12 pm Assunto: |
|
|
Vivian eu tinha me esquecido da caixa de frutaa, eu. Mesmo fiz uma mas no final achei meio espasoza e acabei abandonando, mas a ideia e valida.
Quantto as rosas acredito que so areiao, embora eu nunca tenha feito estaquia de rosas. O areiao e um substrato padrao por, por causa de sua esterelidade e otima drenagem. Se muitos usam da terra vermelha para enraizamento nesse saco, acredito que se deva a espedie que enraiza facil mesmo.
Espero ter ajudado. _________________ Bonsai - A vida em arte! |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

Registrado: 24/02/11 Idade: 35 Mensagens: 409 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Qui Fev 16, 2012 12:47 pm Assunto: |
|
|
Olá.
Nesse link tem algumas dicas de estaquia de roseiras e de outras plantas também.
http://www.cultivando.com.br/termos_tecnicas_multiplicando_estaquia.html
A pesar de não adentrar muito no assunto, tem uma explicação bastante simples de se entender. No mais, é fazer como o colega Marlon.D.S.S bem explicou.
Abraços. |
|
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO

Registrado: 20/06/12 Idade: 38 Mensagens: 685 Localização: Sorocaba-SP
|
|
|
 |
Lúcio Flávio
|
Enviada: Qui Nov 22, 2012 1:48 pm Assunto: |
|
|
Aproveitando o tópico do colega e pedindo licença, também tenho uma dúvida, fiz estaca de ficus e queria saber se posso regar com o estimulante de raízes e em quanto tempo? |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Nov 23, 2012 9:52 pm Assunto: |
|
|
Lúcio, os hormônios estimulantes (enraizadores) devem ser utilizados no momento da estaquia, apenas. Deixam-se as estacas de molho por umas duas horas (alguns deixam mais tempo), e depois plantam-se em areia de construção (areia lavada) grossa.
Após plantadas, podem ser regadas, logo após, com o produto já utilizado para deixá-las de molho. Cabe ressaltar regra importante, que é regar bastante, a fim de acomodar o substrato (areia) junto à estaca, evitando espaços vazios (raízes não gostam de ar puro).
Regar com o estimulante após isso não gera nenhum efeito benéfico comprovado às estacas; há, contrário sensu, relatos de efeito contrário ao pretendido: as raízes, ao invez de se sentirem estimuladas, ao nascerem tenras e sensíveis, sofrem graves danos pelo contato direto com o produto, o que pode diminuir as taxas de sucesso.
Portanto, a rega com o produto enraizante só é recomendável uma única vez, no caso de estacas (e alporquias também), a pesar de ser muito utilizado, quando realizadas podas drásticas de raízes, o que não vem ao caso.
Abraços. |
|
|
 |
Lúcio Flávio
|
Enviada: Qua Nov 28, 2012 8:58 am Assunto: Estaca de ficus |
|
|
Pessoal, fiz umas estacas de ficus conforme orientações, cortei galhinhos , coloquei uns 20 min no enraizante forth e coloquei num vaso com areia de construção, reguei bastante. Nos primeiros dias pareciam bem ativas. Acontece que já tem acho que uns 10 dias e estou notando elas bem secas apesar de estar regando. Quanto tempo devo esperar pra saber se está dando certo. E as brotações devem aparecem em quanto tempo. Não sei se é por causa do calor, mas não estou deixando no sol, estão na varanda, só recebem o reflexo da luz. Se der errado acho que vou tentar alporquia. |
|
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO

Registrado: 20/06/12 Idade: 38 Mensagens: 685 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Qua Nov 28, 2012 11:16 am Assunto: |
|
|
Olá Lúcio!
Então, o negócio é esperar!
Aqui em casa as estacas de amora demoraram pouco para sair brotos, na mesma semana saiu, mas depois de um tempo as folhas caíram, e somente cresceram novamente em um, é o que vingou!
Aqui o link onde mostro a evolução:
http://entaosouvelho.blogspot.com.br/2012/11/estaca-de-amora-evolucao.html
As minhas deixei no sol, e deu no que deu.
Estou realizando mais estacas de amora, tendo em vista que estas que eu fiz na primeira vez eu realizei no inverno.
Esta estaca que deu certo eu troquei de vaso dias atrás, e está cheia de raízes. Logo posto fotos para voce ver !
Até mais! _________________ http://entaosouvelho.blogspot.com.br/ |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Nov 28, 2012 5:50 pm Assunto: |
|
|
Não há uma regra exata quanto ao tempo de espera. O que eu usualmente faço é plantar em garrafas PET de refrigerante. Assim, posso notar quando já estão com raízes, pois estas aparecem pelo material transparente.
Via de regra, amoreiras são mais fáceis de pegar do que fícus por estaquia, a pesar de estes também se reproduzirem bem por tal técnica.
As folhas costumam cair. É normal. Não é bom ficar mexendo, mas um leve arranhão com uma faca revela a casca viva e verde por baixo da cortiça. Assim, pode saber se a estaca ainda está viva. Mas eu aconselho esperar um pouco mais antes de fazer isso, pois qualquer movimento pode arrancar as raízes frágeis que começam a brotar no início.
Em algumas espécies, a brotação de novas folhas indica que a estaca "pegou". As amoras começam a desenvolver novos galhos quase que imediatamente após a "pega" (que pela minha parca experiência, leva de 2 a 3 semanas). Os fícus demoram um pouco mais a brotar, mas isso não indica que não pegaram, pois a brotação é um pouco mais demorada mesmo.
Eu costumo deixar minhas estacas ao sol mesmo, mas os mais experientes recomendam meia-sombra, para evitar o stress hídrico.
A rega deve ser bem pouca, pois as estacas tendem a apodrecer mediante muita água. A areia pode parecer seca na superfície, mas apresentar alguma umidade no entremeio. Portanto, esteja atento a regar apenas quando estiver quase que totalmente seca abaixo da superfície.
A demais, é só esperar. As primeiras tentativas costumam falhar. Depois você vai pegando o jeito da coisa.
Boa sorte.
Ps.: A alporquia no fícus costuma ter melhores resultados para mim, por ser mais rápido e por poder ser feita em galhos grossos e já com um movimento mais interessante. Na amora, eu faço estaquia mesmo, pois pega bem em qualquer grossura de galho (ou tronco). |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|