|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Vinicius Reis
Registrado: 16/04/12 Idade: 35 Mensagens: 5 Localização: Fortaleza-CE
|
Enviada: Seg Abr 16, 2012 3:16 pm Assunto: Buxinho - Muitas duvidas |
|
|
Pessoal, a um ano tentei iniciar no bonsai fazer alporquia em um shimpaku, não deu muito certo e desisti. Eis que, a ums 3 meses minha mãe comprou um buxinho pra decorar a varanda e agora to pensando em fazer um bonsai com ele, acontece que não sei nada sobre esta planta e nem o que devo fazer para dar forma ao buxinho, pois notei o caule muito fino( 3~4cm).
Vou colocar fotos e algumas informações da situação atual dele:
Esta é a planta e o vaso que está há 3 meses. Foi plantado em terra preta, humus de minhoca e bagana.
Percebam que ele ta com as pontas das folhas amareladas e algumas estão murchas
Tirei algumas fotos do tronco dela, até coloquei umas pedrinhas pra tentar deixar as raizes bem visíveis.
Minhas principais duvidas quanto a essa planta é sobre suas folhas que não parecem muito saudáveis, não sei se por excesso de água ou falta de sol. Aqui no ceará tem chuvido bastante e ela não pega sol pleno todos os dias.
E sobre seu tronco, achei ele fino, seria fino demais para mecher em alguma coisa? ele tem de 3 a 4cm de diametro, sua casca é molinha e parece bastante flexivel, como dá pra ver nas fotos, tem bastantes ramos crescendo pra baixo, formando uma bola. Seria uma "arvore" muito jovem e devo ter paciência e aguardar ela engrossar?
Agradeço a atenção de todos.
PS: Este é o shimpaku do qual tentei fazer alporquia, tem um pouco mais de 3 metros até o ultimo raminho e tá nesse jardim a uns 6 anos. Talvez tivesse maior se a gente não tivesse intenção de mante-la nesse tamanho. Anualmente a gente poda ela pra ficar sempre nesse tamanho e formato.
 |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Abr 16, 2012 4:53 pm Assunto: bonsai |
|
|
Vinicius, o buxinho é uma planta meio temperamental, ainda que resistente. Isso significa que é preciso tomar certos cuidados com ele, para evitar perda material, que pode variar desde alguns galhos que secam até a secura da planta toda, ocasionando sua morte prematura.
Esse tipo de solo retem muita umidade, por isso minha sugestão é reduzir a rega diária, ou mesmo resguardar a planta do excesso de chuva, permitindo dessa maneira que a terra onde ele foi plantado seque um pouco, não só na superficie mas um pouco abaixo dela (use o cabo de uma colher e verifique, junto da borda, se a terra está bem seca uns cinco a seis dedos no fundo, antes de regar de novo).
Essa planta pertence a uma variedade de buxus sempervirens. Sua principal caracteristica é ter o tronco menos rugoso e as folhas apresentarem essa linha esbranquiçada na extremidade. Isso quer dizer que não ha problema nas folhas, isso é normal nessa variedade, então fique tranquilo. Quanto a conversão dessa planta em particular, para bonsai, devo dizer que essa variedade não é muito interessante, ou ao menos não tanto quanto a outra, que tem as folhas toda verde, sem essa risca na ponta.
O fato do tronco apresentar-se quase liso, sem a casca corticosa da variedade de folha verde, tambem depõe contra a planta, pois tira dela um grande atrativo. Mas, querendo, vc pode tentar moldar a planta e formar um lindo bonsai com ela, ainda que vá ter mais dificuldades, pois os galhos são meio "arredios", não aceitando bem a formatação via aramação ou podas de manutenção e formação.
Por ora, não há nada a fazer com sua planta, além de cuidar para que o solo não fique encharcado em demasia. Providencie, para daqui a uns 45 dias uma adubação leve, com adubo liquido bem diluído em agua, depositando em toda a volta do vaso, sempre proximo da borda e não junto da base do tronco, meio copo do produto diluido, repetindo a cada 30 dias. Com isso a planta ganhará maior vigor, com um crescimento dos galhos e aumento na massa foliar. Por ser uma muda muito nova, evite adubos fortes, organicos ou quimicos.
A melhor época para fazer intervenções no buxus é na primavera. Até lá, então, só rega e adubação leve. Na primavera pode-se podar a planta, cortando galhos fora, aramar os galhos e replantar em recipiente mais raso que esse atual, condicionando suas raizes a um desenvolvimento controlado adequadamente, visando com isso a estabilização delas em um futuro vaso para bonsai.
Entretanto, fique atento: se podar raizes para condicionar o crescimento em recipiente menor, então nada de podas de galhos ou aramação. Se fizer isso, não poderá podar as raizes, pois corre o risco de perder a planta. Ou faz uma coisa ou faz a outra, nunca as duas coisas ao mesmo tempo. Dessa maneira, se fizer podas e aramar a planta, terá que esperar um ano, isto é, até a próxima primavera, para reduzir a massa radicular (raizes) e recondicionar a planta a um crescimento controlado (recipiente de cultivo mais raso).
Quanto ao junipero, não é um SHIMPAKU, trata-se de outra variedade. As escamas dele são muito diferentes, e formam placas, o que o difere bem do J. chines, conhecido por Shimpaku. A época correta para fazer alporquia é bem no inicio da primavera, e pode levar até um ano para emitir raizes suficientes que permitam sua retirada com sucesso. Essa variedade, embora fique bonita num jardim, não é muito atrativa como bonsai, por isso não sugiro a conversão dele nesse formato. Mas, se ainda assim insistir, o tamanho mais adequado deve ficar entre 90cm a 1,20m, para ficar algo proporcional, considerando justamente o formado de sua massa verde, que não se reduz o tamanho. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Vinicius Reis
Registrado: 16/04/12 Idade: 35 Mensagens: 5 Localização: Fortaleza-CE
|
Enviada: Seg Abr 16, 2012 5:32 pm Assunto: |
|
|
Grande Nicky,
Bom, agora que sei o que tenho em mãos, vou dar o devido cuidado com o buxinho, mas vou procurar pelo de folhas verdes! A diferença do tronco é bem nítida e acho que seria jogar tempo fora tornar essa um bonsai e não ter um resultado legal né?!! Vou dar uma procurada pela outra espécia de buxus essa semana!
Rapaz, e eu achava essa tão parecida com o shimpaku, vai ver por isso não deu certo, eu deixei a alporquia por 10 meses, com laterita, algo q parecia musgo e um enraizador, na época não conhecia a timina(esse é o nome?).
Vai ver isso, somado ao fato de não ser um shimpaku resultou em um galho com uma cicatriz hahaha
Bom, obrigado pela atenção! tirou mais duvidas do que eu esperava, vou procurar por outras plantas e cair de cabeça nesse hobby |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|