FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Peço sugestões para este buxinho - Kabudashi
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Mário César B Moro

MensagemEnviada: Qua Mar 21, 2012 8:05 pm    Assunto: Peço sugestões para este buxinho - Kabudashi Responder com citação

Olá a todos, hoje fui na um viveiro (normal, de jardinagem) aqui perto pra ver uns buxinhos, é só o que tem de ''menos pior'' lá.

Já tenho um que comprei mês passado lá e que transplantei e podei as raízes (depois fui saber que essa é a época totalmente errada pra isso). Entretanto por enquanto ele apresenta bastante sinais de vida Very Happy

Então, fui lá seco pra pegar um pra tentar um hokidashi fuleiro (só tem aqueles redondinhos com galhos já muito duros, para topiaria).

Mas bati o olho nesse e apesar de amarelado resolvi levar, pois é meio incomum pra uma muda sem ''treino nenhum''. Certamente se eu não o matar e souber intervir corretamente dará um Kabudashi.

Bem amigos, o que eu quero é simplesmente saber o que fazer e quando fazer com esta muda, qual a cronologia das intervenções.

Mas aí vão alguns pensamentos meus, mais por intuição mesmo, já que sou iniciante e não sei QUASE NADA.

Sei que essa copa redonda e crescida toda pra cima não engana ninguém. Então seria o caso de uma poda mais severa?

O problema para os iniciantes é que apesar dos vários sites e literaturas quase nunca encontramos informações do tipo: ''pode assim que vai nascer assim''. Por isso a insegurança quanto a podas.

Uma coisa que acho que ficaria bom é eu aramar os galhos laterais pra insinuar uma triangulação. Posso fazer agora?

Enfim, quero saber o que o pessoal recomenda que eu faça com essa planta. O material é bom, falta um pouco de conhecimento, o que venho pedir aos companheiros. Valeu.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mário César B Moro

MensagemEnviada: Sex Mar 23, 2012 8:06 pm    Assunto: Responder com citação

Fiz uma poda, acho que não ficou tão ruim:

Apesar de pelo que eu li essa não é a época ideal pra isso. Mas creio que ela vai se comportar bem. Agora é esperar a época para diminuir bem as raízes.

Ainda estou ''brincando de bonsai'', mas claro que a decepção de perder uma planta é grande, vou cada vez com mais cautela.
Mário César B Moro

MensagemEnviada: Dom Abr 22, 2012 8:29 pm    Assunto: Atualização com vídeo Responder com citação

Resolvi redirecionar alguns galhos, acho que tá ficando muito bom.
Nesse meio tempo também arranquei um dos troncos.

Pelo que se lê por aí eu podei drasticamente em época errada (diz-se que o correto é no inverno). Mas depois de podar começou a brotar, assim como outro buxus que eu tenho que também está brotando agora. Por isso eu deduzo que a planta não sofreu muito e portanto a poda drástica pode ser feita em época de brotação. Se essa minha lógica estiver totalmente errada por favor me corrijam.

Também fiz um vídeo para se ter noção da planta em 3D.
Lá pelos 25 segundos nota-se na parte de baixo da planta o uro que eu comecei a trabalhar e que quero fazer em todos os locais das podas drásticas.

Vídeo

http://www.youtube.com/watch?v=BXy3uaPtBTs&context=C44443e4ADvjVQa1PpcFPjzKYRicAlH48M9zMnNupAwZDju8RYkBI=
marcio gabiatti
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Abr 23, 2012 12:25 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Mario muito legal esse buxus.

Sei que ja é tarde para oque vou dizer mas eu teria feito diferente ok.

As vezes a planta tem grande potencial, mas cabe a nos termos a visão e encaminha-la corretamente para termos um bonsai.

Primeiro eu teria mantido todos os troncos sem eliminar nenhum apenas tiraria os galhos que se cruzam.

Feito isso trabalharia na parte aérea da planta buscando algo parecido com isso:[/img]

Paciencia é tudo nesta arte, saber analizar e enxergar uma arvore adulta em uma pequena muda faz parte tambem...

Abraços e boa sorte..
Lucinei Reis
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Abr 23, 2012 1:16 pm    Assunto: Responder com citação

Escolheu bem o estilo .
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Lucinei Reis
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Abr 23, 2012 1:16 pm    Assunto: Responder com citação

Escolheu bem o estilo .
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Abr 23, 2012 6:24 pm    Assunto: Bonsai Responder com citação

E ae, blz!

Gostei da primeira intervenção, ali era o momento para reflexão, mas o que está feito ,tá feito, não podemos voltar atrás. Na segunda houve apenas precipitação, faz parte do aprendizado. Sugiro corrigir o ângulo da aramação para uma melhor performace dos arames. O ângulo ideal seria 45o e está em 90o, sendo assim ele não consegue resistir ao movimento como poderia, além de marcar com mais facilidade e rachar ao descuido de uma força pouco exagerada ao tracionamento.
Minha ideia é podar as raízes em setembro e colocar em substrato drenante com 50% de matéria orgânica e se puder, um recipiente grande por uns três anos e muita adubação no período. Bombando ele, brotará com intensidade, permitindo um leque maior de possibilidades!
Abç té mais!
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Abr 23, 2012 6:31 pm    Assunto: Bonsai Responder com citação

Buxus é uma das plantas que a brotação mais baixa vale ouro, sendo que se cortar um galho sem folhas abaixo do corte, ele raramente brotará! Té mais!
Mário César B Moro

MensagemEnviada: Seg Abr 23, 2012 10:17 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado pelas opiniões de todos. Levarei muito em consideração para essa planta e também para minhas futuras intervenções em outras.

A intenção é bem essa, de engordar ela pra ganhar mais robustez e também usar as novas brotações que estão surgindo pra formar novos galhos.

Não entendo ainda muito sobre a arte, mas a meus olhos está bem mais com cara de árvore agora do que na primeira poda.

Mas a projeção ficou muito boa, talvez sim eu devesse me guiar pela primeira poda, mas com certeza agora também dá pra enxergar um bom futuro pra ela, observando o que dá pra fazer com as novas brotações que vão vir. Valeu.
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Abr 24, 2012 4:05 pm    Assunto: Responder com citação

Mario, de fato intervenções deste tipo nesta época não são as mais indicadas. Mas agora está feito. Então o negócio é esperar. Aliás a paciência deve ser a companheira de todas as horas do bonsaísta. Sobre a retirada de um tronco também devo dizer que foi um procedimento contra-indicado pois se as fotos não me enganam eram 5 e portanto ficaram apenas 4. Desta forma deverá tirar mais um pois o único número par em troncos admitido em bonsai é 2. Ou quando se tratar de floresta com grande número (algumas literaturas dizem acima de 21 troncos) pelo simples fato de não se poder contá-los facilmente, então seriam admitidos números pares. Quatro então, nem pensar. Para os japoneses este é o número da morte. Desta forma sugiro deixar tudo assim até o fim do inverno para ver a reação da planta. vai que você retira um tronco agora e outro vem a secar... Digo isso não como mau agouro, mas pois algo semelhante me aconteceu. Eu tinha uma planta de yamadori com 4 troncos, como havia um brotinho resolvi "criar" o quinto tronco, o que levou 3 anos... Quando então um deles secou e fiquei novamente com 4, tendo que obrigatoriamente cortar aquel que havia levado 3 anos para formar...
Então paciência, espere até o início da primavera e daí retoma o rumo.
abraço
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Abr 26, 2012 10:24 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Mario, faço coro às colocações do nobre amigo Elio, e do nobre colega Marcio: as vezes, radicalizar nem sempre é a melhor solução. Podemos ter várias visões de uma mesma planta, mas geralmente é preciso ter bom senso, antes de trabalhar nela, realizando algo inusitado e sem muito interesse artistico, como foi seu trabalho nesse buxus.

Por outro lado, segurando a menção do nobre Elio, devo dizer que o numero quatro não signifca "morte", para os japoneses, exceto que para explicar melhor isso, é preciso conhecer sua escrita. O ideograma, ou kanji, que identifica o numero quatro tem uma leitura "shi", que, por acaso, é a mesma leitura de outro kanji, esse representante de um termo ligado à morte. Por causa disso, os japoneses, sempre muito sábios, escolheram outro fonema para representar o kanji "shi" do numero quatro, passando então a ser chamado de "yon". Tudo isso, claro, para fugir do contexto funebre que remete o japones legitimo ao fonema da morte. rssssss

Bem, sendo o numero quatro representado por dois fonemas, shi ou yon, não vem ao caso aqui. Como tudo mais em bonsai, ficou definitivo então que numa construção qualquer dentro de um estilo de bonsai em grupo, o conjunto formado por quatro plantas deixou de ser bem quisto, ou bem visto, sendo melhor adotar as alternancias proximas: ou seja, um grupo com tres ou com cinco plantas. Mas isso, reitero, é uma questão de somenos importancia, haja visto que vem perdendo terreno na arte tal contextualização, sendo cada vez mais comum, mesmo no Japão, vermos grupos de arvores com quatro elementos.

O que deve prevalecer, então, é o bom senso que voce não teve inicialmente, ao radicalizar o grupo, formatando-o de uma maneira, digamos assim, meio sem estilo definido. Isso não quer dizer, claro, que não possa, no futuro, remodelar todas as plantas e deixa-las com um formato mais equilibrado, onde haja maior harmonia visual, esteticamente falando.

Bem salientado tambem, ficou evidente que a melhor epoca para realizar intervenções nas raizes do buxus é no inverno e apenas no inverno. Na parte area, com podas, cortes radicais e aramação, podemos e devemos realizar apenas na primavera. O resto do ano fica então para rega, cultivo a pleno sol e adubaçãor regular.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: