FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Esporos de musgo Kyoto moss
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
MARCIO MACIEL

MensagemEnviada: Sex Abr 20, 2012 6:16 pm    Assunto: Esporos de musgo Kyoto moss Responder com citação

Amigos, boa noite a todos. Procurei aqui no forum algo a respeito ao cultivo de musgo, mas achei muito pouca coisa.. Entrando em um site da internet, vi que eles vendem esporos de musgo kyoto moss. Alguem conhece??? Como plantar? Aguenta bem o sol? Melhor utilizar em que espécies?
Fico no aguardo dos colegas!
Abraços

Endereço do site:http://gardenmania.com.br/products/Esporos-de-Musgo-Kyoto-Moss-140g.html
Lucinei Reis
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Abr 20, 2012 8:18 pm    Assunto: Responder com citação

Muito interessante esta espécie de musgo !!!!!!!!!!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Thássio fernandes
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Abr 20, 2012 8:30 pm    Assunto: Responder com citação

E ai Marcio,eu vi uma receita de como reproduzir musgo que batia ele no liquidificador com açucar e cerveja e deixava em repouso em um saco plastico(eu acho que era no sit do atelier do bonsai,se não achar pesquise assim no google;como reproduzir musgo para bonsai),eu dou sorte com isso pois aqui em casa tem uma jaqueira centenaria cheia de musgos de varias especies.

espero ter ajudado abraços!
MARCIO MACIEL

MensagemEnviada: Sáb Abr 21, 2012 1:19 am    Assunto: Responder com citação

tAU, JÁ OUVI MUITO FALAR QUE ENCHE O BONSAI DE FORMIGAS, ENTÃO QUERI DEIXAR ESSA TECNICA DE CERVEJA MEIO QUE ESQUECIDA, POR FALAR DO CHEIRO QUE DEVE FICAR..... EU COMO TENHO HORROR A CERVEJA, NEM VOU TENTAR MEU AMIGO.... VC CONHECE ALGUMA OUTRA TECNICA SEM SER ESSA DA CERVEJA???
Thássio fernandes
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Abr 21, 2012 7:01 am    Assunto: Responder com citação

Amigo Mácio,a melhor tecnica que conheço é quase infalível Rolling Eyes você pega o musgo no abitat natural e tenta deixar ele o maximo possível preservado,ai você pega os "tabletes" de musgo e vai colocando eles sob o substrato e dando uma leve pressão com os dedos ou com algo que não machuque as minusculas folhas do musgo,depois você rega eles,mas tem um outro porem,mesmo no dia em que você colocar ele no bonsai até depois que ele pegar você tem que borrifar água em cima dele,numca se esqueça de borrifar água,se não ele fica com uma cor alaranjada e marrom.(também musgo é muito bom para verificar a umidade do bonsai).

Abraços,espero ter ajudado!! Exclamation
MARCIO MACIEL

MensagemEnviada: Sáb Abr 21, 2012 10:01 am    Assunto: Responder com citação

Já deu certo pra vc fazendo assim?? Vou pegar uns que tem aqui em cima do canil dos meus cachorros e vou aplicar isso..
Abraço
Thássio fernandes
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Abr 21, 2012 10:25 am    Assunto: Responder com citação

já,mais quando eu viajei nas férias eles secaram e morreram Crying or Very sad Exclamation
Lili Nagao
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Abr 21, 2012 3:16 pm    Assunto: Responder com citação

oi marcio!
Esse tal kyoto moss é uma das espécies de musgo dos famosos jardins japoneses da cidade de Kyoto. E pra falar a verdade, acho que quase todo musgo que tem lá, tem cá também ( talvez não aquela especie de musgo gigante, que eu nunca vi por aqui). O bom dos esporos é que vc vai ter menos trabalho.
Pegar as plaquinhas e colocar diretamente no vaso, é uma alternativa pra quem tá com pressa, mas pode acontecer de virar uma cobertura grosseira. Pra uma cobertura mais natural, vc pode pegar um punhado de musgo, esfarelar com água e espalhar sobre a terra. Dentro de algumas semanas o musgo pega como se tivesse nascido naturalmente.
Esse negócio da cerveja e açucar é legal pra fazer "tapete" de musgo. Faz-se a mistura, passa em um pano tipo fralda de bebê, e estica sobre o concreto que deve ser mantido sempre úmido. Depois que crescer, dá pra puxar ele inteiro, e até cortar com tesoura.
https://www.facebook.com/matsu.nagao
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Abr 21, 2012 4:57 pm    Assunto: Responder com citação

Marcio, esse musgo Kyoto eu ganhei de um amigo e, tanto eu como ele, semeamos e não aconteceu nada. Semei em duas épocas diferentes e sempre borrifando água. Não funcionou.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
MARCIO MACIEL

MensagemEnviada: Sáb Abr 21, 2012 5:56 pm    Assunto: Responder com citação

Elio, bom ter me falado, eu ia ivestir a grana e tantar cultivar em meus bonsai.. O inconveniente é que aqui no Rio de janeiro, as vezes o clima fica muito seco, teria de ficar regando e borrifando sempre!!

LILI, aqui em casa ten uns musgos em cima do canil de meus cães... eu fiz como vc disse... recortei uma plaquinha do chão e coloquei no vaso do bonsai......e dai???? secou!!!!!!
Mas quando eu corte, eu retirei junto com o musgo a fina camada de solo que se acumulou em baixo dele.... vc acha que eu devo apenas cortar o musgo mas sem retirar o solo???? tem perigo desse solo estar contaminado???? quando eu colocar esse musgo no vaso, devo colocar uma fina camada de matéria orgânica para ajudar o desenvolvimento do mesmo??? fico no aguardo!!!

Elio, se puder me ajudar, também agradeceria!!!
Abraço a todos!!!
Lili Nagao
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 03, 2012 3:12 pm    Assunto: Responder com citação

Oi marcio! acho que me expressei mal. o que eu quis dizer é q pegar placas de musgo de algum lugar e simplesmente colocar no vaso, além de ficar uma cobertura grosseira, não fica bom (pelo menos de imediato), e ele costuma secar mesmo. Quando eu falei em recortar, eu tava me referindo a receitinha que o colega Thássio ensinou, que eu ja fiz e funcionou. Fiz um tapete de musgo, na curiosidade, mas nao usei ele no bonsai. Fiz na época da escola, como experiência. Pra mim, o melhor modo é esfarelar o musgo com um pouco de água e espalhar. Mês passado eu replantei varios pinheiros e fiz isso. Nos meus vasos o musgo já pegou. Não sei te responder se o teu solo pode estar contaminado, mas Eu costumo usar apenas o musgo e retirar o máximo possível de terra. Acho que uma coisa que faz muita diferena é o clima. Lá no sítio, por exemplo, a temperatura costuma ser ameno e com bastante umidade e o musgo pega fácil. Já no apto, o musgo custa a ficar bonito, e se ficar um dia sem borrifar água ele já tá marronzinho. Mas voltando a borrifar, ele volta a ficar verde.
https://www.facebook.com/matsu.nagao
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
MARCIO MACIEL

MensagemEnviada: Qui Maio 03, 2012 5:55 pm    Assunto: Responder com citação

Veli lili, vou seguir seu conselho!!!
Muito obrigado pela ajuda!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: