|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Bruno Gomes 2.o PASSO

Registrado: 12/02/10 Idade: 45 Mensagens: 306 Localização: Juiz de Fora-MG
|
Enviada: Qui Nov 24, 2011 5:01 pm Assunto: Ajuda com Mini Romã |
|
|
Amigos,
Adquiri recentemente uma muda de mini romã, contudo, estou com dúvida, principalmente em função de não encontrar muitas informações técnicas sobre o crescimento desta planta.
A muda tem por volta de 80cm e não sei sua idade.
Gostaria da opinião dos mais experientes e cuidadores desta espécie, sobre as seguintes questões e tudo o que puderem me ajudar:
a) Como é o crescimento desta espécie? Lento ou rápido?
b) Realoco em vasos ou no escorredor/mamadeira de uma vez? Se o crescimento se equivaler em ambos acondicionamentos, prefiro o escorredor por conta de espaço.
c) Aceitam poda drástica para poucos centimentros?
d) O que devo evitar?
Desde já agradeço a atenção. _________________ Bruno Gomes
Juiz de Fora - MG
Twitter\brunogomesjf
http://bonsaijuizdefora.blogspot.com/ |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Nov 24, 2011 6:40 pm Assunto: Re: Ajuda com Mini Romã |
|
|
Bruno Gomes escreveu: | Amigos,
Adquiri recentemente uma muda de mini romã, contudo, estou com dúvida, principalmente em função de não encontrar muitas informações técnicas sobre o crescimento desta planta.
A muda tem por volta de 80cm e não sei sua idade.
Gostaria da opinião dos mais experientes e cuidadores desta espécie, sobre as seguintes questões e tudo o que puderem me ajudar:
a) Como é o crescimento desta espécie? Lento ou rápido?
R: Se tem 80 cm não é mini romã e sim a chamada Romã de Jardim. Crescimento rápido. Engrossamento de tronco, não!
b) Realoco em vasos ou no escorredor/mamadeira de uma vez? Se o crescimento se equivaler em ambos acondicionamentos, prefiro o escorredor por conta de espaço.
R: Respondi essa mesma pergunta no tópico Kinkan.
c) Aceitam poda drástica para poucos centimentros?
R: Sim. Feita no final do inverno.
d) O que devo evitar?
R: Poda de galhos finos. Costumam morrer. Somente a florada de verão é que vinga, produzindo frutos. A florada de primavera, as flores caem todas.
Desde já agradeço a atenção. |
_________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Bruno Gomes 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Nov 25, 2011 11:03 am Assunto: |
|
|
Prezado Elio, muito obrigado.
Fiquei com dúvida em sua última resposta.
Uma vez que a florada agora da primavera não vinga, posso utiliza-la para estilizar? _________________ Bruno Gomes
Juiz de Fora - MG
Twitter\brunogomesjf
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Nov 25, 2011 11:51 am Assunto: |
|
|
Pode, Bruno! Só que o estresse que irá causar a planta, com certeza, não frutificará legal no verão.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Bruno Gomes 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Nov 25, 2011 5:09 pm Assunto: |
|
|
ok. Vou dar uma limpada primeiro e depois trago em fotos para conhece-la. _________________ Bruno Gomes
Juiz de Fora - MG
Twitter\brunogomesjf
|
|
 |
Bruno Gomes 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Maio 12, 2012 1:15 pm Assunto: |
|
|
Prezado Elio e demais colegas, como estão?
Trago novas imagens da romã que me orientaste ao final do ano passado.
No momento venho enfrentando algumas dificuldades para lidar com o amarelamento das folhas conforme fotos abaixo. Após algumas intervenções que realizei e mostro ao final deste post, dexei-a à meia sombra por um bom tempo. Ela se recuperou bem e pensei em tira-la para sol pois seu substrato estava ficando muito úmido.
Neste inicio de Maio a coloquei mais ao sol com a intenção de ver suas flores desenvolverem, já que tinha vários brotos, contudo, parece que o frio e a ventania que estão bem fortes aqui em Juiz de Fora neste mês de maio à noite, estão prejudicando-a, inclusive, arrancou todas as brotações de flores que estavam por sair.
Este amarelamento se dá mais na parte superior da planta, sendo que os ramos mais baixos e intermediários estão ainda bem verdes.
Estava pensando voltar com ela para a proteção do sol e do frio, contudo, gostaria da opinião dos mais experientes.
A seguir os registros das intervenções que realizei fevereiro reduzindo um pouco a altura da planta e tirando terra para descobrir o nebari:
 _________________ Bruno Gomes
Juiz de Fora - MG
Twitter\brunogomesjf
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|