|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Ana Maria Villas Bôas
|
Enviada: Qua Mar 07, 2012 3:47 pm Assunto: Como tratar minha mudinha de romã? |
|
|
Olá pessoal,
estou pedindo ajudar mais uma vez pra meu 3º bonsai, o de romã.
Comprei-o no final do ano passado, tinha uma unica romã nele, muito lindinho, e tinha muitas flores pra novas frutinhas. Progressivamente, desde que o tirei da loja, as flores foram caindo, caindo caindo até que não sobrou nenhuma e não abriu nenhuma fruta mais.
Gostaria de saber como trata-lo.
Coloquei essa semana osmocote nele conforme ja aprendi aqui no site, ( podem ver pelas fotos) e gostaria de saber tudo mais que puderem me ensinar, tais como:
1- em que periodo posso aduba-lo, e se posso usar só o osmocote, ou ha outro produto, igualmente bom;
2- quantas vezes devo rega-lo, pois hoje eu molho, umas 3 vezes por semana, o mesmo periodo que molho meu ficus, acho pouco por semana, mas tenho a impressão dele estar sempre molhadinho, acho que devido ao musgo que tem na terra. Por isso não molho mais.
3- se ela prefere sombra ou sol, quanto tempo devo expor ao sol, se é que devo, se direto ou não, e qto ao frio;
4-se posso podar seus galinhos que estão meio desparelhos, se posso trocar de vasinho pra um de barro, e qual melhor época pra estes procedimentos...
Enfim, como em meus outros contatos, peço e aceitarei muito agradecida tudo que puderem me ajudar pra dar a estas plantinhas uma vivencia linda e saudavel. Aguardo e abraços a todos
 |
|
|
 |
Bruno Gomes 2.o PASSO

Registrado: 12/02/10 Idade: 45 Mensagens: 306 Localização: Juiz de Fora-MG
|
Enviada: Qua Mar 07, 2012 6:00 pm Assunto: |
|
|
Prezada Ana,
Também tenho algumas duvidas sobre a romanzeira, inclusive possuo uma, e vou tentar ajudar quanto as suas´dúvidas. Certamente, os mais experientes me corrigiram se estiver equivocado em algum item.
1- em que periodo posso aduba-lo, e se posso usar só o osmocote, ou ha outro produto, igualmente bom;
Resposta: há um material muito bom para acompanhar as ações e as melhores épocas para cada cuidado de várias especies no link: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=10359. Apesar de também ter lido muito bem sobre o osmocote, não tenho utilizado por ser um adubo de longa duração. Adotei as orientações da planilha e venho utilizando farinha de osso e torta de mamona.
2- quantas vezes devo rega-lo, pois hoje eu molho, umas 3 vezes por semana, o mesmo periodo que molho meu ficus, acho pouco por semana, mas tenho a impressão dele estar sempre molhadinho, acho que devido ao musgo que tem na terra. Por isso não molho mais.
Resposta: a rega varia com a região e o clima. Aqui em JF/MG rego diariamente minhas plantas e no verão até duas vezes ao dia. O importante e verificar sempre se a terra está umida. Acho que 3 vezes por semana pode ser pouco, especialmente por estar acondicionada em um vaso muito pequeno. Regue sempre quando a mesma apresentar sinais de que está secando por cima.
3- se ela prefere sombra ou sol, quanto tempo devo expor ao sol, se é que devo, se direto ou não, e qto ao frio;
Resposta: Sempre sol por no mínimo 4 a 6 horas, preferencialmente o da manhã ou do fim da tarde.
4-se posso podar seus galinhos que estão meio desparelhos, se posso trocar de vasinho pra um de barro, e qual melhor época pra estes procedimentos...
Resposta: poder voce até pode, pois como ainda estamos no verão, creio que ela aceite, contudo, a melhor época para intervenções se dá no fim do inverno até o final da primavera. no seu caso, sugiro retirar ainda neste verão e passar para um escorredor com mamadeira, pois deve dar tempo dela se recuperar até a próxima primavera. Essa técnica promove um crescimento mais rápido da planta.
Espero ter ajudado. _________________ Bruno Gomes
Juiz de Fora - MG
Twitter\brunogomesjf
http://bonsaijuizdefora.blogspot.com/ |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Mar 10, 2012 11:15 pm Assunto: bonsai |
|
|
A romanzeira é uma das melhores espécies para se cultivar como bonsai, mas o cultivador deve ter em mente que se trata de uma planta complexa, de cultivo classificado como dificil. Não significa impossivel sua formatação, mas não deixa de requerer certos cuidados para que se tenha sucesso.
Um desses cuidados é quanto ao tipo de solo de cultivo. Para que as raizes capilares (raizes finas de alimentação) se desenvolvam bem, é preciso substituir o substrato a cada dois anos, no caso de uma planta jovem como a sua, e a cada 5 anos, no caso de plantas maiores e mais velhas. O substrato ideal deve ser composto por: 60% caco ceramico, 10% pedrisco, 10% carvão, 10% areia grossa de construção, sem peneirar.
Esse tipo de substrato permite uma ótima circulação de oxigenio nas raízes, facilita a drenagem rapida com retenção minima da agua da rega, que deve ser apenas diária, uma vez ao final da tarde, todos os dias. Além disso, com esse substrato, fica mais fácil a lixivação da adubação pela rega diária, vez que a agua levará para o interior do substrato o adubo aportado na superficie. Devemos sempre adubar a cada 45 dias, mesmo no inverno, para garantir o desenvolvimento/crescimento da planta, o que redundará numa planta saudável e vigorosa.
Considerando o que escrevi acima, sugiro que voce aguarde até a chegada do inverno para retirar a planta do recipiente atual, lavar bem suas raizes para eliminar totalmente esse solo agregado às raizes, deixando-as livres para se desenvolverem no substrato ideal, que especifiquei acima. Ao replantar, distribua as raizes o mais radialmente possivel, ou seja, em toda a volta da base do caule, o que auxiliará na formação de um bom nebari radial (sistema de raizes que fica acima da superficie e que constituem um grande atrativo no bonsai).
Quanto ao recipiente de cultivo, vc poderá usar tanto o atual (depois de lava-lo bem por dentro com agua, sabão e uma escova), quanto qualquer outro que queira, inclusive um vaso de bonsai de ceramica. O cultivo para essa espécie deve ser sempre a pleno sol, pois na sombra tende a um aumento no tamanho das folhas, bem como uma tonalidade muito verde escura nelas.
Antes do replante, sugiro desfolhar totalmente a planta, retirando todas as folhas cortando-as com uma tesoura de ponta fina no pecíolo (talinho). Em seguida, com um bom arame, dê um leve movimento sinuoso ao tronco principal, para dar a ele mais elegancia, esteticamente falando. Não precisa ser curvas radicais, mas apenas uma leve curvatura, como um S alongado. Não se preocupe, em pouco tempo sua planta irá rebrotar e se tornará um lindo bonsai no futuro. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Pedro Rocha Franco
Registrado: 03/05/12 Idade: 39 Mensagens: 30 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Qui Maio 03, 2012 10:54 am Assunto: |
|
|
meus caros,
comprei um bonsai-romã em setembro do ano passado para presentear minha namorada. De lá para cá, apenas regamos o bonsai diariamente e recentemente fiz uma pequena poda e galhos e coloquei duas colheres de fertilizante. Também troquei o vaso, colocando-o num maior.
Sou iniciante mesmo e gostaria de saber o que posso fazer com o meu bonsai para que ele dê frutos, flores e ganhe aspectos mais exuberantes. Pq ele continua com a mesma aparência de quando saiu da floricultura. Apenas cresceu uns centímetros.
[/img] |
|
|
 |
Pedro Rocha Franco
|
Enviada: Qui Maio 03, 2012 11:37 am Assunto: |
|
|
A imagem dele. Vale lembrar que comprei em setembro.
O que devo fazer? |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Maio 03, 2012 11:55 am Assunto: |
|
|
Pedro, pode (deve) seguir as mesmas orientações que o amigo Nicky postou acima.
Complemento dizendo que, quando transplantar, deixe apenas um tronco, tirando fora todos os demais.
Nessa forma arbustiva, a energia (nutrição) se divide em vários troncos, sendo que em um tronco só (visual de árvore e não de arbusto) toda a nutrição é canalizada para ele fazendo com que se desenvolva mais rápido e mais vigorosamente.
Vale lembrar que essa espécie assim como o da Ana são mini, não ficam grandes como a Romã de jardim.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Pedro Rocha Franco
|
Enviada: Qui Maio 03, 2012 12:14 pm Assunto: |
|
|
Elio,
agradeço a atenção, mas surgem novas dúvidas:
Como faço para retirar um tronco? Qual será o escolhido?
E o Nick diz para ceifarmos parte das folhas, despelando a planta. Não seria o caso de ceifar os galhos também? |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Maio 03, 2012 2:51 pm Assunto: |
|
|
Pedro Rocha Franco escreveu: | Elio,
agradeço a atenção, mas surgem novas dúvidas:
Como faço para retirar um tronco? Qual será o escolhido?
R: No final do inverno. deve escolher o mais forte, mais grosso, mais bem situado em relação às raízes!
E o Nick diz para ceifarmos parte das folhas, despelando a planta. Não seria o caso de ceifar os galhos também?
R: Não, pois ainda é muito novinha para saber quais galhos ficarão. Somente após escolhido o tronco, aramado, dado sinuosidade é que poderá ver quais galhos ficarão. | [/b] _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Pedro Rocha Franco
|
Enviada: Qui Maio 03, 2012 6:43 pm Assunto: |
|
|
Elio,
mais uma: como faço para retirar o tronco?
Att
Pedro |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|