FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Mame de bananeira
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Marco Nascimento
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 05, 2005 7:49 pm    Assunto: Mame de bananeira Responder com citação

Há pouco mais de um ano, comprei uma baneira em um sítio perto de Pedra de Guaratiba, coloquei-a em uma vaso de bonsai e deixei no sol, ela ficou com as folhas todas queimadas, voltei lá no sítio e descobri que essa bananeira é de sombra, perdi a árvore principal, mas apareceram 2 brotações, separei as brotações e plantei cada uma em um vaso, notei que elas cresceram muito pouco, recentemente surgiu uma brotação na bananeira maior, fiz o mesmo procedimento para separá-la e coloquei em um vaso bem pequenino, mas achei que ela não sobreviveria, fiz a título de experiência. Não é que a babaneirinha vingou e está ficando com uma copinha bem legal? Olhem só...

Um abraço.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Maio 05, 2005 8:16 pm    Assunto: Responder com citação

Marco, qual a variedade desta banana?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Marco Nascimento
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 05, 2005 9:30 pm    Assunto: Responder com citação

Mário A G Leal escreveu:

Isso que eu não sei, quando perguntei ao vendedor ele me disse que era bananeira de jardim... Não entendi nada, tá na cara que ele tb não sabe que planta é essa... (risos)

Depois eu coloco aqui uma foto da maior pra ver se alguém conhece.
Um abraço.
bergson
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Maio 05, 2005 10:56 pm    Assunto: Responder com citação

Marco,

Também tenho um gosto especial por bananeiras, a que melhor se adapta ao bonsai é a que aqui chamamos de nanica (salta do cacho), tem na natureza um porte pequeno e é bem encorpada.

caso sua bananeira esteja crescendo mais do que deseje, basta cortar rente a base, que ela rebrota, fazendo tronco e uma nova copa.

[]s

Bergson
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Maio 06, 2005 12:15 am    Assunto: Bananeira Responder com citação

Marco, que legal !!!!!!!!
Nunca havia visto este tipo de bananeira !!!!!!!!!!
está uma gracinha !!!!!!
Parabéns !!!!!!!!
E QUANTOS !!!!!!!!!!!!!!!!
Abraços
Angela Embarassed Embarassed Embarassed Embarassed Embarassed
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Marco Nascimento
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Maio 06, 2005 12:31 am    Assunto: Re: Bananeira Responder com citação

Angela Fernandes escreveu:
Marco, que legal !!!!!!!!
Nunca havia visto este tipo de bananeira !!!!!!!!!!
está uma gracinha !!!!!!
Parabéns !!!!!!!!
E QUANTOS !!!!!!!!!!!!!!!!
Abraços
Angela Embarassed Embarassed Embarassed Embarassed Embarassed

Sabia que vc iria gostar, mesmo ainda não te conhecendo pessoalmente, sei da sua atração por mames.
Uma abraço.
jackson
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Maio 06, 2005 5:41 am    Assunto: Responder com citação

Marco,

Ficou Show, tenho uma mas está na bacia e tem +ou- 80 cm, logo passo p/ vaso, mas no mame ficou muito bom, quanto ela der bananas não se esqueça de chamar a gente pra ajudar a comer, vc não vai dar conta sozinho. Rss

[]s

"...Se errei, foi tentando acertar...."
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Maio 06, 2005 9:21 am    Assunto: Responder com citação

Marco Nascimento escreveu:
Mário A G Leal escreveu:

Isso que eu não sei, quando perguntei ao vendedor ele me disse que era bananeira de jardim... Não entendi nada, tá na cara que ele tb não sabe que planta é essa... (risos)

Depois eu coloco aqui uma foto da maior pra ver se alguém conhece.
Um abraço.

Olá Marco,

Pelo que sei, bananeira-de-jardim é uma planta ornamental, da família Musaceae. Uma que achei muito parecida com a sua é a Ensete ventricosum:

As helicônias também são conhecidas como "bananeiras-de-jardim".

Acho todas muito lindas e exóticas para cultivo em vasos ou jardins. Como bonsai, sei que é um assunto polêmico (gosto não se discute) mas, na minha humilde opinião, não é ideal.

Um abraço,

Sergivaldo
Lando
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Maio 06, 2005 1:09 pm    Assunto: Responder com citação

Marco,

Todo bonsai deve ter o tronco lenhoso. A bananeira é uma herbácea e não tem essa característica. Ela vive em terrenos úmidos - precisa de bastante água.

Deve ser muito díficil mantê-la minituarizada.

Gostei de seu "mame".

PS.: Mame é um termo exclusivo, empregado somente para bonsai?

Até mais,
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Maio 06, 2005 11:54 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Marco, como vai?

É inegável, ficou simpática demais.

Abração
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Marco Nascimento
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Maio 07, 2005 1:48 pm    Assunto: Responder com citação

Lando escreveu:
Marco,

Todo bonsai deve ter o tronco lenhoso. A bananeira é uma herbácea e não tem essa característica. Ela vive em terrenos úmidos - precisa de bastante água.

Gostei de seu "mame".

Até mais,

Essa polêmica de tronco lenhoso é velha, há vários anos o Joca da Tropical bonsai vem fazendo seus bonsais de bananeira e todo mundo que vê gosta. Eu coloquei essa bananeirinha no vazinho de brincadeira, pra ser sincero, eu estava pensando em arrancar essa brotação da planta maior e jogar fora, mas gostei do resultado, seja bonsai ou não, seja mame ou não, mesmo pq na parte teórica exitem muitas controvérsias, sou bonsaísta de coração, não sou profissional, como muitos aqui, nunca ganhei um centavo com bonsai, muito pelo contrário, só gasto com esse vício... (risos)
Um abração.
Marco Nascimento
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Maio 07, 2005 1:49 pm    Assunto: Responder com citação

Lando escreveu:
Marco,

Gostei de seu "mame".

Até mais,

Essa polêmica de tronco lenhoso é velha, há vários anos o Joca da Tropical bonsai vem fazendo seus bonsais de bananeira e todo mundo que vê gosta. Eu coloquei essa bananeirinha no vazinho de brincadeira, pra ser sincero, eu estava pensando em arrancar essa brotação da planta maior e jogar fora, mas gostei do resultado, seja bonsai ou não, seja mame ou não, mesmo pq na parte teórica exitem muitas controvérsias, sou bonsaísta de coração, não sou profissional, como muitos aqui, nunca ganhei um centavo com bonsai, muito pelo contrário, só gasto com esse vício... (risos)
Um abração.
Marco Nascimento
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Maio 07, 2005 2:02 pm    Assunto: Responder com citação

Mário A G Leal escreveu:

Mario, como havia dito, estou mandando as fotos da bananeira maior, pra ver se alguém conhece a espécie.
Obs. Ela é de sombra, queimas as folhas todas quando exposta ao sol e não gosta de muita água, só a rego 3 vezes por semana, exceto a pequenina, que rego todos os dias)

Um abração.

Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Maio 07, 2005 7:18 pm    Assunto: Responder com citação

Marco Nascimento escreveu:
Lando escreveu:
Marco,

Gostei de seu "mame".

Até mais,

Um abração.

Olá Marco,

Concordo plenamente que tudo depende do gosto pessoal de cada um e não posso negar que fica muito interessante, não só bananeiras, mas qualquer outra planta.

Acho essa discussão a respeito de ser ou não bonsai muito importante pois, como sabemos, não existe verdade absoluta, tudo é relativo. Se minha opinião estiver errada, por favor me corrijam e não me deixem continuar errando, ficarei imensamente agradecido por isto.

Acredito que justamente por sermos amadores (aquele que ama o bonsai sem visar $$$) somos mais sinceros nas nossas colocações e nosso maior interesse é o aprendizado correto, pois só assim poderemos contribuir para o crescimento do bonsai como arte.

Sugiro que façamos uma discussão séria a respeito desse tema a fim de que possamos, enfim, chegar a uma conclusão fundamentada.

O que vocês acham???

Um abração,

Sergivaldo
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Maio 08, 2005 10:11 am    Assunto: Responder com citação

Tive algumas bananeiras plantadas e delas me restou uma que tem, aproximadamente, 7 anos. Agora, neste momento, esta soltando brotos pela primeira vez. Me parece que é a banana prata. Como opinião, penso que a bananeira é muito bonita no meio dos bonsais (Estou usando o plural a partir deste ano porque não escrevemos com ideogramas e sim em português), enfeita e mostra-se um trabalho sempre bonito com suas folhagens verdes. Plantei há tempos a banana nanica que fica muito bonita e vigorosa. Podem não ser bonsais dentro das concepções estipuladas para que possamos definir a planta como bonsai mas poderíamos colocá-la na NOVA CATEGORIA: "Plantas de enfeite".
Todos sabemos que o Kusamono, "plantas de acento ou de composição (Acho melhor!) ", já está sedimentado; são pequenas plantas para compor.
Fica aqui a minha opinião a respeito.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: