Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
joão josé PARTICIPANTE

Registrado: 21/11/07 Idade: 58 Mensagens: 1142 Localização: Itu - SP
|
Enviada: Dom Ago 01, 2010 10:03 pm Assunto: Calliandra selloi - nova fase |
|
|
Esta eu comecei por volta de 2002.
Na fase do "pine shape" ainda:
2006
Em 2008, chegando ao auge:
A decepção: no fim do ano a morte da ponteira... do nada!
Então, resolvi remodelar e entrar na minha nova fase do "erguei as mãos", e diminuir a horizontalização dos galhos. Mais espaço para reagir mais rápido. Espero que dê certo.
 _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Seg Ago 02, 2010 8:56 am Assunto: |
|
|
Fala JJ! Blz?gostei muito da sua planta, bem bacana,abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
carlos_george
Registrado: 26/07/10 Idade: 42 Mensagens: 31 Localização: João Pessoa-PB
|
Enviada: Seg Ago 02, 2010 9:06 am Assunto: |
|
|
Olá joão josé,
Muito bonita sua planta. Támbem estou com uma caliandra, mas nao sei qual a variaçao dela. Estou querendo por ela em um escorredor, para ela dar uma encorpada. Voce usa qual substrato?
olha com ela está atualmente.
Você teria alguma opiniao para essa Caliandra?
Abraços,
Carlos George. |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Ago 02, 2010 9:44 pm Assunto: |
|
|
Carlos, acho que esta variedade é a C. surinamensi, de flores rosas. la já possue uma boa silhueta incial. Acho que a passagem para o escorredor é providencial. Ela tem uma tendencia ao crescimento apical violento (pelo menos a minha é assim), de difícil controle, necessitando pinçagens constantes. Por isto também a floração é um pouco mais complicada. A desfolha 2x ao ano ajuda na ramificação ou a pinçagem dos ramos com frequencia. Substrato: atualmente acrescentei terra vermelha (de preferencia a terra de cupinzeiro vermelho) no substrato, além dos componentes padrões (areia, pedrisco,e um pouco de matéria orgânica). É isso! Esta é a minha experiencia, não sou expert na espécie, muito pelo contrário, sigo muito as dicas de outros também, rs! _________________ João josé
"Há duas maneiras de viver a vida: uma como se nada fosse um milagre e outra como se tudo fosse um milagre" - Albert Einstein |
|
|
 |
carlos_george
Registrado: 26/07/10 Idade: 42 Mensagens: 31 Localização: João Pessoa-PB
|
Enviada: Ter Ago 03, 2010 12:45 am Assunto: |
|
|
Fico grato pelas informações.
Como sou iniciante, quanto mais informações melhor.
Essas desfolhas são feitas em que épocas?
Atualmente estou preparando para fazer uma alporquia para melhorar o nebari. |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Ago 03, 2010 9:33 am Assunto: |
|
|
Não sei aí no nordeste, mas aqui eu faço no inverno (agora) e no verão (janeiro). _________________ João josé
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Maio 03, 2012 12:31 am Assunto: |
|
|
Depois de algum tempo, atualizando:
em novembro de 2011 eu e o amigo Maycon a aramamos.
e agora, no ultimo encontro dos bonsaistas do interior de São Paulo, o XIX, em Campinas:
Mudando de casa:
toques finais:
com o co-autor, Maycon:
Em casa, 29/05, com direito a acabamento com musgos e baixando um pouco mais os galhos. Naturalistic?? Ficou pra trás...
Defeitos: Tronco fino. E a curva no terço final, destoando de toda a planta. Se eu tivesse certeza que fosse rebrotar, cortaria a uns 3 cm após o segundo galho e refaria o topo... Sugestões de usar só o primeiro galho também estão em estudos...
Alguém consegue enxergar algo diferente para o futuro?? Abração a todos. E perdão por ficar sumido. Correria!! _________________ João josé
|
|
 |
junior elias
Registrado: 09/02/12 Idade: 35 Mensagens: 10 Localização: Caxias do Sul-RS
|
Enviada: Qui Maio 03, 2012 3:22 am Assunto: |
|
|
otimo trabalho,na minha opiniao acho que esta exelente pois as imperfeiçoes quando nao muito groseiras deixa os bonsais com ar de naturalidade. |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Maio 03, 2012 11:46 am Assunto: |
|
|
E daí, João José! Tudo beleza?
Então, primeiro quero te parabenizar pela reconstrução do ápice. Perder a copa como aconteceu com essa Calliandra, às vezes, põe todo o trabalho a perder.
Dentro do que a planta te oferece agora, vc conseguiu uma boa harmonia planta/vaso.
Um detalhe muito importante que muita gente esquece ou não sabe:
Um tronco reto se colocado inclinado valoriza muito a planta e "quebra" um pouco o visual de troco reto.
Vc bem posicionou numa inclinação legal!
João, Eu tive um caso parecido, onde a copa não condizia com a planta. O que fiz? Fiz um alporque e aproveitei ambas as partes.
Se fizer um alporque entre o 2 primeiros galhos e a copa vc terá uma planta (a de cima) com excelente sinuosidade, um bom Shohin.
Na parte de baixo, na primavera, desfolhe toda ela que nascerão brotos no tronco, acima desses dois galhos, que poderão ser usados como continuação do tronco.
Exemplifico:
Depois que tirei o alporque
A parte debaixo. Veja como cresceram brotos na continuação do tronco cortado.
Contudo, não gostei do Tachiagari. Ficou muito ruim. Foi onde vi que poderia fazer um bonsai só da copa.
Foi quando fiz o alporque que te recomendo.
...e ficou assim!
 _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Maio 03, 2012 9:05 pm Assunto: |
|
|
Obrigado, Júnior, pelas palavras!
Elio, meu amigo, esperava seus pitacos, rs. Conheço a trajetória de sua planta, que por sinal está cada vez mais bonita. Acredito eu que em breve vou fazer algo para reduzi-la e eliminar a tortuosidade do ápice, e suas sugestões são muito bem vindas. Mas pensava no alporque alguns centimetros acima do 2º galho.
Você (ou outro forista) tem experiencia com enxertos de galhos na espécie? Cheguei a pensar nesse procedimento em detrimento ao alporque. _________________ João josé
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Maio 03, 2012 9:10 pm Assunto: |
|
|
João, o alporque um pouco mais baixo é apenas questão de gosto. Eu preferi uma planta mais baixinha.
Ah, minha minha experiência em enxerto de Calliandra é "zero".
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
LEAO 3.o PASSO

Registrado: 18/02/10 Idade: 69 Mensagens: 578 Localização: Venâncio Aires-RS
|
|
|
 |
LEAO 3.o PASSO

Registrado: 18/02/10 Idade: 69 Mensagens: 578 Localização: Venâncio Aires-RS
|
|
|
 |
joão josé PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Maio 03, 2012 10:04 pm Assunto: |
|
|
KKKKKK, vou e volto, Leão, rs! To na correria, mas quando sobra um tempinho, apareço para rever os amigos! Aqui o ritmo é muiito louco, difícil de acompanhar! _________________ João josé
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Qui Maio 03, 2012 10:16 pm Assunto: |
|
|
JJ! "Cê tava parecendo mestre miyagi na foto ali em cima hein! rsrs
Como evoluiu sua planta!!!!!Parabéns pelo trabalho!!!! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
|