|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
marcelo bh 3.o PASSO

Registrado: 03/05/10 Idade: 57 Mensagens: 447 Localização: BELO HORIZONTE-MG
|
Enviada: Qua Maio 16, 2012 5:48 pm Assunto: duvidas de alporque limoeiro |
|
|
[/img]http?//www.facebook.com/photo.php?fbid=106815502789671&set=a.106815476123007.9384.100003836643291&type=3C03586.jpg[/img]
Amigos resolvi fazer um bonsai do meu limoeiro,o ano passado eu fiz o yamadori e agora resolvi fazer pelo menos 2 alporques antes de fazer a poda radical
ai esta a foto dele, essa planta esta com uns 1,80 a 2 metros
limão ja envasado
Uploaded with ImageShack.us
no caso do alporque eu resolvi fazer para nao disperdiçar esse tronco aproveitando só o primeiro do nebari ,pois ja esta espesso,da dó de corta e joga fora.
gostaria de opinião de qual material posso usar para fazer o alporque,e se posso fazer 2 alporques,começando de cima ,um de cada vez
posso fazer alporque em troncos mais grossos?
posso usar areia com humus,ou esterco de gado como substrato do alporque?
nao disponho de musgo por aqui
agradecço as idéias _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9)
Editado pela última vez por marcelo bh em Ter Maio 22, 2012 4:23 pm; num total de 4 vezes |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Maio 16, 2012 6:41 pm Assunto: |
|
|
Marcelo, pode e deve aproveitar este material, até porque ele tem na parte de cima pontos de movimento de tronco bem interessante. Pode fazer os dois alporques ao mesmo tempo, sem problema. Até mais do que 2. Faça logo abaixo do ponto onde o tronco tem movimento, assim vai retirar a muda com movimento saíndo desde a raiz. A questão é quando. O amigo fez uma desfolha, e no caso de alporques é bom que a planta esteja em plena atividade foliar. De mais a mais, estamos em pleno outono que não é uma época muito indicada para alproques, a não ser de plantas com muita facilidade de enraizamento. Desta forma deverá esperar até a primavera, quando ele estiver já brotado com novas folhas e entào fazer a operação. Há a possibildiade sim dele enraizar mesmo na parte mais grossa do tronco.
Se não tiver outro material disponível, use areião de construção, puro. Não coloque esterco de pois facilita a proliferação de fungos que podem comprometer o resultado. Há algumas décadas eu fazia alporques usando areião com uns 30% de terra, para formar a liga e facilitar a operação. Mas a terra é dispensável e se for puro areião sobra mais espaço para o enraizamento, ale'm de facilitar depois o desenbarço das raizes que devem ser distribuídas de forma radial ao replantar o alporque, já pensando num melhor nebari para seu futuro bonsai.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Maio 17, 2012 6:52 am Assunto: limoeiro |
|
|
Muito obrigado pelas valiosas dicas Elio, esta planta esta mais viçosa do que a da foto,mas tive um problema que algumas folhas simplesmente secaram,só na parte de cima ,
vou esperar até ele ficar bem vigoroso,inclusive farei uma adubação nele ,e aguardaeir a hora certa,agradeço muito sua cooperação Elio,
assim que eu fizer o alporque posto aqui no forum o resultado _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9) |
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Maio 17, 2012 9:12 pm Assunto: LIMOEIRO |
|
|
Hoje coloquei ela ao ar livre tomando mais sol,pois onde ela estava ,tinha carencia de luz solar. agora vou aguardar novas brotações e depois fazer os alporques na época certa _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9) |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|