FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ajuda com Jabuticabeira (agora com fotos!!)
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Anderson Lima e Castro

MensagemEnviada: Dom Abr 29, 2012 10:11 pm    Assunto: Ajuda com Jabuticabeira (agora com fotos!!) Responder com citação

Pessoal, boa noite! Ganhei um mausai de supermercado, plantei num escorredor e fiz uma desfolha. Agora ele já brotou e não sei mais o que fazer. Preciso de ajuda.

Aguardo sugestões. Obrigado!
"Se não sabes, aprende; se já sabes, ensina." Confúcio
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Átila
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Abr 30, 2012 7:17 pm    Assunto: Responder com citação

Cultivo!!! Tem muito potencial pela frente, pra daqui uns 4-5 anos (jabus crescem lentamente), no final do inverno pode os galhos curtinho, e comece a formar uma bela copa.
Assim que eu fiz com a minha: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=20340

Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7
Anderson Lima e Castro

MensagemEnviada: Seg Abr 30, 2012 7:46 pm    Assunto: Responder com citação

Átila, obrigado pelas dicas. Dei uma olhada na sua Jabuticabeira, tá da hora!! Só uma pergunta: Posso deixar a minha no escorredor ou é melhor passar pro vaso grande? E adubei ela só uma vez com torta de mamona e farinha de osso. Tá certo? De quanto em quanto tempo preciso adubar e qual adubo?
Átila
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Abr 30, 2012 8:18 pm    Assunto: Responder com citação

Eu gosto de usar vaso grande, mas já que você botou no escorredor, prepare a bacia com 50% pelo menos de matéria orgânica, e o resto pode ser areia grossa, pedrisco, tijolo moído ou outro material drenante qualquer que seja de fácil aquisição pra você. Quanto a adubação, sou meio agressivo, além do orgânico, esterco e farinha de osso que uso na base, também faço a cobertura com químicos, "NPK" 4-14-8 é o mais comum, calcário dolomítico no final do verão e sulfato de cobre via foliar (só não exagere nos químicos granulados, sob risco de matar a planta). Isso nas estações quentes. No outono - inverno é melhor ficar só com os orgânicos mesmo, TM + FO, como você já fez, no máximo uma vez por mês, e em poucas quantidades. Siga seu próprio roteiro de adubação, diminuindo bastante agora nas estações frias . O osmocote simplifica muito a vida de quem tem muitas plantas e, ou não tem muito controle sob a adubação.

Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas unicamente Deus que dá o crescimento. 1CO 3:7
Anderson Lima e Castro

MensagemEnviada: Seg Abr 30, 2012 8:33 pm    Assunto: Responder com citação

Mais uma vez obrigadão pelas dicas. Tô preparando umas fotos de uma Murta que tô tentando fazer um Literati com ela. Vou postar as fotos ainda hoje. Se puder dá uns "pitacos" vai ser de grande valia, pois tô começando agora e não sei nada além do que vcs me ensinam. Abraços!!

"Se não sabes, aprende; se já sabes, ensina." Confúcio
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Maio 07, 2012 10:22 pm    Assunto: Responder com citação

Andersom
Jabuticaba demora muito pra crescer tanto em vaso quanto bacia. O ideal mesmo é vc colocar o escorredor em um canto onde tenha terra, no chão mesmo. Coloque na casa de um conhecido ou parente, já que a planta no chão não necessita de tanto cuidado quanto a rega. Se fizer isso em uns 2 a 3 anos terá a grossura do tronco boa para começar a trabalhar sua copa. Agora ela está muito magrelinha e vai necessitar engrossar sua base.
Nesse tempo vá fazendo podas uma vez ao ano para que não fique desproporcional.
Se essa planta fosse minha faria isso. A não ser que vc queira colocar em um vaso de Bonsai agora e não ter uma planta de qualidade. Vai depender do que vc quer, já que a planta é sua.
Lembre-se. Bonsai requer PACIÊNCIA. E isso é uma virtude que vamos aprendendo aos poucos.
Adquira mais mudas pra vc ir trabalhando nesse meio tempo, pq ficar sem mecher eu sei que é bem difícil...rs
Abração
Anderson Lima e Castro

MensagemEnviada: Ter Maio 08, 2012 9:41 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu Mac! Vou fazer isso! Colocar no chão de terra, aqui em casa tenho terreiro, o que facilita muito. Obrigado pela dica.
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 09, 2012 1:35 am    Assunto: Responder com citação

Beleza meu véio..

Qualquer coisa estamos ai..

Abraço
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: