FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Olá amigos - Novato na área !
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> QUEM SOU EU?
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Lapate



Registrado: 11/05/12
Idade: 45
Mensagens: 36
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Seg Maio 14, 2012 3:31 pm    Assunto: Olá amigos - Novato na área ! Responder com citação

Olá pessoal, desde muito tempo sempre gostei dessa arte do Bonsai, porém nunca tive tempo para cuidar, dar atenção para essa arte de cultivo.

No último dezembro andando pelo Carrefour, uma plantinha me chamou a atenção e me despertou curiosidade, o que era? um Bonsai !!! Correção: Mausai !!!

Resolvi comprar pela bagatela de R$ 9,90 - Não sei se posso chama-la de Bonsai,(correção - Mausai) caso esteja totalmente errado por favor me digam.

Desde então todos os dias venho cuidando dela ( regando, banho de sol, lavagem das folhas, uma vez tinha ganho um adobo de minha mãe e botei nela também.)

Vou postar umas fotinhas de meu "Bonsai".- Corrigindo = Mausai

Desde já agradeço a todos.

Depois irei criar um tópico solicitando ajuda para cuidar melhor dele.



Hoje a noite posto umas fotinhas dela atual !!!!

abraços a todos...

Luis Lapate


Editado pela última vez por Lapate em Ter Maio 15, 2012 9:41 am; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
wamoura
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 26/02/12
Mensagens: 144
Localização: Ipatinga-MG

MensagemEnviada: Seg Maio 14, 2012 7:44 pm    Assunto: Responder com citação

Bem vindo.
_________________
http://bonsaiipatinga.blogspot.com.br/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Thássio fernandes
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 08/02/12
Mensagens: 307
Localização: Dom Macedo Costa-BA

MensagemEnviada: Ter Maio 15, 2012 8:28 am    Assunto: Responder com citação

Lapate seja bem vindo ao forum,realmente você estava certo...você não pode chamar sua planta de bonsai,ainda.os bonsaistas chamam esse tipo de planta de mausai Laughing ,por que os vendedores espertos pegam mudas,e botam as coitadas nesses vasinhos plasticos quadrados e dizem as pessoas leigas no assunto que são bonsai,mas nem tudo é em vão com alguns anos de cuidado e a ajuda dos amigos aqui do forum essa plantinha vai virar um lindo bonsai,eu le aconselharia a tirar aquelas pedrinhas brancas,elas só atrapalham de você ver a humidade do substrato(terra) da planta!

abraços!
_________________
"o tolo aprende com seus propios erros e o esperto aprende com os erros dos outros"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Lapate



Registrado: 11/05/12
Idade: 45
Mensagens: 36
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Ter Maio 15, 2012 9:33 am    Assunto: Responder com citação

Thássio fernandes escreveu:
Lapate seja bem vindo ao forum,realmente você estava certo...você não pode chamar sua planta de bonsai,ainda.os bonsaistas chamam esse tipo de planta de mausai Laughing ,por que os vendedores espertos pegam mudas,e botam as coitadas nesses vasinhos plasticos quadrados e dizem as pessoas leigas no assunto que são bonsai,mas nem tudo é em vão com alguns anos de cuidado e a ajuda dos amigos aqui do forum essa plantinha vai virar um lindo bonsai,eu le aconselharia a tirar aquelas pedrinhas brancas,elas só atrapalham de você ver a humidade do substrato(terra) da planta!

abraços!


É Tássio,

Depois vasculhando o forum aqui, realmente percebi que meu "Bonsai" é na verdade um "mausai".. por isso que estou pesquisando qual melhor Bonsai para se aprender esta Arte, tendo em vista que moro no RJ e sou muito apaixonado pela cultura Japonesa ( Sou faixa marrom de Judô e faço desde criança ), ou seja tudo relacionado ao japão eu curto muito.

Gostaria de dicas de Bonsai que poderia começar a aprender a cuidar, como tipo, idade, valor de compra, não disponho verba alta para aquisição de um bonsai de alto valor..

Moro no RJ na zona Norte, moro em prédio com varanda que venta bastante a noite, mas posso deixar o bonsai dentro de casa a noite.

Este meu Mausai, deixo no quarto de frente para a janela que pega o sol de parte da manhã e tarde, e no final de semana fica na varanda....

Quanto as pedrinhas posso tirar sem nenhum problema, mas sempre ponho o dedão na areia para ver como ela está ou não umida... rego diariamente com cerca de 200 à 250ml de agua. Como eu sei que vou penar para esse mausai se transformar em Bonsai, vcs acham que eu deveria coloca-lo em um vaso maior.

Caso alguém possa dar sugestões agradeço.

abraços a todos.

Lapate
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Marco Costa
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 10/04/12
Idade: 59
Mensagens: 307
Localização: Marataizes-ES

MensagemEnviada: Ter Maio 15, 2012 9:49 am    Assunto: Responder com citação

Sela bem vindo Lapate. Realmente ele terá que ir para um locar maior, um vaso grande, com substrato drenante, tipo, 50% de areia de construção grossa e 50% de boa terra. Fazendo isso ele ira engordar e vai virar, no futuro, um belo bonsai. Mas, acredito que deve fazer isso no final do inverno. Por enquanto, vai mantendo a rega de forma que a terra fique sempre úmida mas não enxarcada.
_________________
Se Deus é por nós, quem será contra nós? Rm 8. 31
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Lapate



Registrado: 11/05/12
Idade: 45
Mensagens: 36
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Ter Maio 15, 2012 11:58 am    Assunto: Responder com citação

Obrigado pela dica Marco.

Vou ver se consigo passar em algum lugar para poder comprar essa areia grossa e terra.

Preciso de algum adubo, fertilizante, etc...?

OBS.: Estou postando no lugar certo, ou deveria criar um tópico em algum outro lugar? caso positivo onde seria?

Mais uma vez obrigado pela ajuda a todos.

Abraços

Lapate
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Marco Costa
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 10/04/12
Idade: 59
Mensagens: 307
Localização: Marataizes-ES

MensagemEnviada: Ter Maio 15, 2012 1:59 pm    Assunto: Responder com citação

Acho que voce deve transferir o assunto para o topico MINHA ARVORE. Voce pode adubar com Torta de Mamona e Farinha de Osso, mas olha bem as especificações na caixa dos produtos para colocar a quantidade certa.
_________________
Se Deus é por nós, quem será contra nós? Rm 8. 31
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
elisa_28



Registrado: 12/05/12
Mensagens: 35
Localização: Salvador-BA

MensagemEnviada: Ter Maio 15, 2012 6:00 pm    Assunto: onde encontrar?! Responder com citação

Marco Costa escreveu:
Sela bem vindo Lapate. Realmente ele terá que ir para um locar maior, um vaso grande, com substrato drenante, tipo, 50% de areia de construção grossa e 50% de boa terra. Fazendo isso ele ira engordar e vai virar, no futuro, um belo bonsai. Mas, acredito que deve fazer isso no final do inverno. Por enquanto, vai mantendo a rega de forma que a terra fique sempre úmida mas não enxarcada.


ENCONTRO ESSA COMPOSIÇAO DE SUBSTRATO EM CASAS DE JARDINAGEM???
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Thássio fernandes
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 08/02/12
Mensagens: 307
Localização: Dom Macedo Costa-BA

MensagemEnviada: Ter Maio 15, 2012 6:43 pm    Assunto: Responder com citação

LAPATE,você deve adubalo,mas não nesse mês,você só poderá adubalo agora no mês de julho com torta de mamona,evite vento e frio, pois sendo o fícus uma planta tropical,não gosta de temperaturas amenas.

ELISA,SIM,na minha opião esses são os adubos mais comuns,só acho difícil você achar OSMOCOTE,mas o reto é fácil encontrar!

Abraços![/b]
_________________
"o tolo aprende com seus propios erros e o esperto aprende com os erros dos outros"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Lapate



Registrado: 11/05/12
Idade: 45
Mensagens: 36
Localização: Rio de Janeiro-RJ

MensagemEnviada: Sex Jun 14, 2013 6:52 pm    Assunto: Responder com citação

Olá pessoal retornando aqui para solicitar uma ajuda dos mais experientes que eu; ou seja; quase todos Smile

Depois de quase 02 anos fiz o transplante do meu (mausai) pré-bonsai ?

Gostaria de algumas dicas tendo em vista que acabei de passar nela DimyPronto para matar uma praga que ele pegou uma Praga http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=23492

A praga fez com que quase todas as folhas caissem Sad

Sei que preciso cortar alguns galhos, mas qual quantidade? quais ? posso cortar agora que fiz o transplante ( mais ou menos 1 semana )

Segue fotos dela atualmente, vista superior e e cada lado:







Aqueles que puderem ajudar agradeço

Desde já agradeço a todos...

Lapate
_________________
- Lapate -
Aprendendo essa arte milenar japonesa.
Desde já agradeço a todos a ajuda para aprender.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
JOICIMAR MAGGIONI
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 28/07/12
Idade: 40
Mensagens: 945
Localização: CHAPADA-RS

MensagemEnviada: Seg Jul 01, 2013 2:05 pm    Assunto: Responder com citação

SEJA BEM VINDO!!!!!!!!
_________________
A paci�ncia que um bonsai exige e a mesma que voc� deve ter com seu semelhante.
http://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/pages/Bonsaif%C3%A1cilrs/1428041840742250?fref=ts
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> QUEM SOU EU? Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil