FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

YAMADORI-como proceder?
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Thássio fernandes
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Maio 12, 2012 12:26 pm    Assunto: YAMADORI-como proceder? Responder com citação

Pessoal venho aqui com esse tópico pra tirar dúvidas de iniciantes e também alguns mais experientes,é um assunto que sei que nem todo praticante da arte do bonsai entende muito bem(eu por exemplo) ,queria saber que procedimentos fazer:

o que fazer antes da retirada da planta?

qual a época certa para a retirada?

quais ferramentas levar para o local da retirada

como prceder após a retirada?

o que fazer se a planta é muito grossa e não possui muitas raizes capilares?

Espero que com esse topico minhas duvidas e de outros bonsaistas(nem sou isso tudo ainda Laughing) sejam respondidas.

abraços!
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Maio 12, 2012 1:46 pm    Assunto: Bonsai Responder com citação

Thássio vou tentar passar aqui o que faço geralmente quando procedo uma retirada! Geralmente cada planta envolve uma situação, que é o que deve ser analizado antes da retirada. Distância do tronco que se deve começar a cavar, altura da planta que se deve podar... Além disso antes da retirada costumo fumar um cigarro e tomar um chimarrão, não é um hábito saudável, muito menos recomendável, mas é o que eu faço antes da retirada!
Como base, uso uma medida padrão que lí não sei aonde e já faz bastante tempo. Que deu certo e virou uma regra sagrada pra mim onde a largura (diâmetro do raio do torrão terá 6x o diâmetro da base do tronco e a altura do torrão terá 2/3 da altura. Um exemplo: uma planta com 5cm de diâmetro de tronco terá 30 cm de largura o torrão e se vç podou ela com 2m de altura e reduziu para 30 cm, 2/3 da altura será 20cm... Então...A altura do torrão=20cm, largura do torrão=30cm para uma planta de 5cm de diâmetro de tronco e reduzida para 30cm de altura.

Sua primeira questão concluída!
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Maio 12, 2012 2:06 pm    Assunto: Bonsai Responder com citação

Segunda questão:
Decisiva para que nada dê errado! Julgo ser a melhor época aqui no sul em razão de muitos fracassos e sucessos o período que compreende os meses de julho à dezembro. Aconselhando entretanto entre agosto e outubro que é a época de transição entre inverno e primavera. Já fiz em outras épocas com sucessos e fracassos, em virtude de não saber se teria nova oportunidade em voltar no local ou encontrar a planta alí ainda de novo!
Thássio fernandes
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 14, 2012 10:35 am    Assunto: Responder com citação

MARCO AINDA TENHO UMA DUVIDA,SE DEVE PODAR A PLANTA NA HORA DA RETIRADA OU MESES ANTES.PESSOAL QUE TAMBÉM TEM OUTRAS DUVIDAS,FIZ ESSE TÓPICO PARA ISSO VAMOS PERGUNTAR!!
Edicarlos Roberto
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 14, 2012 12:00 pm    Assunto: Responder com citação

Sobre a poda da planta eu sempre corto os galhos principais e mais grossos antes do alporque, ontem cortei uma pitangueira e uma cerejeira que vou retirar no fim de julho, não sei se pode ser podada (galhos grossos e excedentes) no momento ou logo depois, mas o fato é que nunca perdi uma planta podando meses antes do alporque.

ha casos como uma fiqueira que vou arrancar semana que vem que não tem o que fazer pois fica a 200 km de minha casa e se não for agora não conseguirei mais, a chance de erro é enorme mas não tem o que fazer, meu tio falou que vai arranca-la de qualquer modo....aiaiaiaiai...

sobre as ferramentas eu penei mto no começo pois sempre arrebentava o torrão e a maioria não vingava, hj nas pantas menores eu vou cavando com uma faca de serra e cortando as raizes e depois com uma enxada eu tiro da terra com o torão... tem várias outras técnicas que as pessoas mais experientes podem te auxiliar melhor, somente contei como faço espero que tenha te auxiliado...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ricardo L C
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Maio 14, 2012 12:20 pm    Assunto: Responder com citação

THASSIO
SE VC QUISER PODA-LÁ E DEIXA-LÁ NO CHÃO ATE A DATA DA RETIRADA VC PODE, ISSO É ATE MELHOR PQ A PLANTA SE RECUPERA AINDA NO SOLO.
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Maio 14, 2012 1:47 pm    Assunto: Bonsai Responder com citação

Ricardo! Isso pode ser relativo, se eu podar agora e tirar em agosto por exemplo a planta pode até nem ter brotado ainda e ae eu vou lá e tiro, ela irá sofrer duas vezes e poderá dependendo dos tratos não resistir à uma nova ação drástica. Se for podar antes, sugiro a retirada no ano seguinte, se for tirar agora ou melhor apartir de agosto que faça tudo na mesma hora. A planta terá energia armazenada pra se recuperar e a época favorável, pois o crescimento vegetativo acorda do fim do inverno. Quando podamos a parte aerea antes, a atividade radicular reduzirá suas atividades até que a planta tenha folhas novamente, tirando o toco sem folhas pouco tempo depois, terá uma planta inapta a recuperação. Ela poderá brotar com vigor e logo em seguida vir a definhar pois as raízes não estavam preparadas pra receber as folhas naquele momento. O mesmo acontece quando tiramos uma planta cheia de folhagem e pouca raíz, as folhas secam e a planta morre por sobrecarregarem as poucas raízes existentes. Por isso sempre o equilíbrio...o que mencionei acima sobre medidas é papo quente!
Ricardo L C
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Maio 14, 2012 3:22 pm    Assunto: Responder com citação

Tenho feito dessa maneira nas que eu tiro e não tive problemas. claro que só as retiro quando apresentam brotações intensas.
vlw
LuanRibeiro
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Maio 14, 2012 3:52 pm    Assunto: Responder com citação

Marco, gostei da parte do mate, hehehe.

Thássio, tenho muita duvida de como proceder com yamadori.
To aguardando a primavera pra tirar umas frutíferas nativas daqui e com certeza o post vai me ajudar tbm.

Abraços
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Maio 14, 2012 4:36 pm    Assunto: Bonsai Responder com citação

Ferramentas que levo em caso de yamadori programado:
serrote- reduzir a altura da árvore a uma altura definitiva ao trabalho de início de formação em bonsai
pasta selante- lacrar os cortes em cima e nas raízes
picareta- cava com muita eficiência
pazinha de mão- retirada de terra solta do buraco
pá de corte bem afiada- corta raízes não muito grossas e ajuda fazer os contornos do buraco e soltar terra socada ainda
serrinha de ferro- serra raízes grossas como manteiga e com um corte limpo
talhadeira afiada e marreta- em caso de pedras no caminho
jornal- envolver as raízes com buchas dele molhado em caso de grande deslocamento
plástico preto de ferragem- envolver as raízes com as buchas de jornal molhado e protejer de vento mantendo a umidade nas raízes
ráfia-para amarrar o conjunto
água e supertrhive
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Maio 14, 2012 5:02 pm    Assunto: Bonsai Responder com citação

Pós retirada , devidamente embalada e bem molhada; agora é levá-la embora...tudo tem que estar ou deveria estar pronto a espera da planta, pra chegar e plantar, customizando tempo e saúde da planta.
Já respondendo a última questão sobre as raízes grossas na falta das capilares; plante-a em areia grossa pura. A falta de nutrientes no substrato estimulára o crescimento das raízes de alimentação em busca de alimento, pra não cessar este estímulo adube, quando for a hora é claro, sempre pelas bordas do vaso.
Mas o importante é plantar em substrato drenante, deixar a meia sombra, não adubar nos primeiros meses, não faltar água, não afogar na água, não aramar nem podar qualquer que galho que venha surgir da brotação! Isso tudo não é uma regra, é apenas um bom caminho a seguir!
Quando o yamadori é improvisado ae a dica é siga seu instinto e vai na fé... Até com uma caneta, chave de fenda vai!
Thássio fernandes
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 15, 2012 7:33 am    Assunto: Responder com citação

É GALERA,MUITO OBRIGADO MESMO PELAS RESPOSTAS,FIZ ESSE TOPICO PARA SABER COMO EU RETIRARIA UMA PITANGA AQUI NO QUINTAL DE MINHA CASA,ELA TEM A GROSSURA DE UMA GARRAFA PET DE 2 LITROS,EU TAVA PENSANDO EM PICAR O SERROTE NELA Laughing !,MAS VENDO AS DICAS DOS AMIGOS ME SEGUREI,TAMBEM TENHO UMA ACEROLA QUE PODEI TEM UNS 5 MESES,É BEM MENOR TEM UNS UNS 3/4 CM DE DIÂMETRO.

MARCO,RICARDO,LUAN E EDCARLOS,MUITO OBRIGADO POR OPNAR E DÁ UMA AJUDA!

ABRAÇOS!
LuanRibeiro
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 15, 2012 11:18 am    Assunto: Responder com citação

Thássio como vc já deve ter lido por aí, tenha cuidado nos yamadori de pitanga.
Muitos dizem que elas são super sistemáticas e se as intervenções não forem feitas na época certa as chances de perder a planta são muito grandes.

Marco,
Sua explicação detalhada vai ajudar muito nós iniciantes.
Valeu!

Abraços
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Maio 15, 2012 1:09 pm    Assunto: Bonsai Responder com citação

Esqueci!!! A galera que chega a tremer pra usar microretífica pra fazer madeira morta, cuidado!... Após yamadori esqueça disso por dois anos, a não ser que a planta tenha tido uma recuperação muito satisfatória pra ser feito algo antes disso! Algumas plantas, as mais velhas, sofrem e se recuperam com mais dificuldades de ações drásticas! Existem as guerreiras como a figueira que não se abalam por pouco, mas o melhor sempre é precaver!
Thássio fernandes
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 15, 2012 7:00 pm    Assunto: Responder com citação

É Luan,realmente eu não sabia desse detalhe que as pitangas eram tão sistematicas assim,e agora fiquei com um pouco de receio em retira-la Confused

Marco e se essas intervenções com madeira morta podem ser feitas com a planta ainda no chão? Crying or Very sad Neutral

abraços!
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: