|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
deniscsz
|
Enviada: Ter Maio 15, 2012 10:12 am Assunto: Minha nova Serissa |
|
|
Olá pessoal.
A algumas semanas abri um tópico sobre qual espécie escolher para minha realidade, um apartamento. Após algumas resposta, escolhi começar com uma Serissa.
Eu comprei uma Serissa de 2 anos na internet (idealbonsai). Foi enviada no dia 11 de maio e chegou 15 de maio (hoje).
Ela veio muito bem embalada, com musgo umedecido sobre o substrato e o vaso (aquele de plástico fino e um pouco maleável) todo envolto de plástico. Havia uma corda também que amarrava o vaso na base da caixa, assim a caixa podia ser invertida sem danificar a planta.
Ao meu ver, ela parece bem saudável, apesar de folhas amarelas que acredito terem surgido devido a viagem em uma caixa sem luz (Estou Certo?). Porém ao observa-la por um bom tempo, encontrei uma lagarta em um ramo e também um pó branco em 2 folhas bem na ponta da árvore. Removi a folhas com o pó branco e removi a lagarta.
Gostaria de saber se o pó branco precisa ser tratado caso apareça novamente e o que fazer sobre a lagarta.
O substrato eu não sei se é adequado. Já li sobre substrato em serissa mas não consegui identificar bem o substrato que acompanha a planta.
Já o arame, irei retirar daqui uma semana, antes do termino do outono.
Seguem fotos da planta e do substrato:
Obrigado
Editado pela última vez por deniscsz em Ter Maio 15, 2012 1:48 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
LuanRibeiro 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Maio 15, 2012 11:33 am Assunto: |
|
|
Uma ajuda ao amigo.
 _________________ "A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas" (Goethe) |
|
|
 |
LUIZ ARTHUR 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Maio 16, 2012 10:07 pm Assunto: |
|
|
deniscsz,
Pelas fotos que o amigo Luan Ribeiro ajudou em colocar no fórum, é uma Serissa Phoetida Variegata, tenho uma bem pequena aqui em casa, esta espécie odeia solo encharcado, deixe o substrato ficar quase seco entre as regas, se as folhas perderem o brilho é falta de rega. O tronco é muito quebradiço por isso é bem ruim de aramar, tem de tomar muito cuidado para não quebrar os galhos, a aramação deve ser de novembro e ficar até no máximo o mês de fevereiro, ela responde bem a poda drástica (junho e julho) entre a primavera e o outono ela cresce bem. Como as folhas são pequenas, não necessitará fazer desfolha, não necessita de muito sol, mínimo de duas horas dia (evite o sol forteentrre as 10:00 h e as 15:00 h).
A espécie variegata não é muito bem vista por parte dos bonsaistas devido a ser um pouco mais frágil para doenças, quanto ao pó branco é difícil dizer o que era mas, se retirou as folhas aguarde. Caso retorne em outras folhas pode ser fungo e deve ser tratado imediatamente.
Acho que fez uma boa escolha, é uma planta que se adapta bem a área interna, a minha nunca me deu problema e volte e meia está com flores (é conhecida como a árvore das mil estrelas) ela demora muito tempo para o tronco engrossar, mas tem um charme especial em tamanho pequeno (mame), as flores da minha são de um branco meio rosado.
Abraço e sucesso com seua planta. _________________ A sabedoria da natureza é tal que não produz nada de supérfluo ou inútil.
Nicolau Copérnico
Editado pela última vez por LUIZ ARTHUR em Qua Maio 16, 2012 10:15 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
deniscsz
|
Enviada: Qua Maio 16, 2012 10:13 pm Assunto: Obrigado e mais uma dúvida. |
|
|
Olá Luiz,
Obrigado pela resposta.
Tenho mais uma dúvida. Quando ela tiver com rega excessiva, ela se manifesta de alguma forma, por exemplo, folhas murchas de cor marrom? (não é o caso, apenas para me informar)
Obrigado. |
|
|
 |
LUIZ ARTHUR 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Maio 16, 2012 10:21 pm Assunto: |
|
|
deniscsz,
A minha no começo quando molhava demais já começa a ficar com as folhas num tom amarelo meio amarronzado.
A serissa é muito legal para a gente iniciar na arte.
Abraço _________________ A sabedoria da natureza é tal que não produz nada de supérfluo ou inútil.
Nicolau Copérnico |
|
|
 |
deniscsz
|
Enviada: Qua Maio 16, 2012 10:33 pm Assunto: |
|
|
Luiz, você utiliza que adubação e em que período?
Até onde eu sei, a melhor época para a adubar a Serissa é no início da Primavera e do Outono. Estou correto? |
|
|
 |
LUIZ ARTHUR 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Maio 16, 2012 10:42 pm Assunto: |
|
|
deniscsz,
Está correto o período de adubação, sempre que compro algum bonsai também aguardo uns meses para adubar e espero se adaptarem ao novo ambiente que estão.
Estou usando os pelets que tem a receita de como fazer aqui no fórum (torta de mamona ou algodão caso tenha cão ou gato + cinza + farinha de ossos + biofert plus)
Abraço _________________ A sabedoria da natureza é tal que não produz nada de supérfluo ou inútil.
Nicolau Copérnico |
|
|
 |
deniscsz
|
Enviada: Qua Maio 16, 2012 10:46 pm Assunto: |
|
|
Perfeito Luiz.
Obrigado e grande abraço. |
|
|
 |
deniscsz
|
Enviada: Qui Maio 17, 2012 12:25 pm Assunto: |
|
|
Olá Luiz,
A textura branco sobre folhas apareceu novamente.
Qual fungicida eu devo utilizar?
Apareceram mais algumas folhas amarelas (amarelo cor da bandeira do brasil). Será que é devido ao fungo?
Obrigado. |
|
|
 |
LUIZ ARTHUR 3.o PASSO

|
Enviada: Sex Maio 18, 2012 10:05 pm Assunto: |
|
|
deniscsz,
Nessa época é normal ter mais folhas ficando amarelas ou branco amarronzadas devido ao inverno.
Outra dica com a serissa é não burrifar água nas folhas ela não gosta muito, só se for chuva rsrsrs
Sempre retire as folhas que estão amarelas ou secando e se cairem, retire do vaso pois, é um local propício para criação de fungos.
Se for usar fungicida pode ser calda sulfocálcica que não é tão tóxica ou enxofre pode comprar em uma casa agropecuária pode ser a base de sulfato de cobre também, se o ataque é pequeno já elimine as folhas atacadas, queime elas para não ficarem espalhando os fungos, quana como utilizar vai depender do que conseguir comprar mais facilmente, normalmente é só seguir a indicação da embalagem, qualquer coisa coloca no fórum que sempre tem alguém que pode ajudar.
Agora é importante colocá-la no sol antes das 10:00h ou após as 16:00 h para fortalecer a fitossanidade.
Nicolau Copérnico |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|