Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Lbandeira

Registrado: 18/01/12 Idade: 44 Mensagens: 82 Localização: Campo Grande-MS
|
Enviada: Qua Maio 16, 2012 12:00 pm Assunto: Semente de Sakura. |
|
|
Bom dia pessoal. eu adquiri algumas sementes de Sakura e gostaria de saber se alguém tem alguma dica pra germinação e plantio dessa planta. No mercado Livre eu vi um produto chamado "Células De Turfa Para Germinação De Sementes". É um produto interessante e feito de turfa. Link: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-230738544-celulas-de-turfa-para-germinaco-de-sementes-_JM
Não estou fazendo propaganda de site, só achei interessante para as pessoas que assim como eu gostam de plantar. Se alguém souber de algum método para Sakura ou se já usou essas células me dêem um toque pois como todo o bom jardineiro, eu prezo pelas minhas plantas. Abraço a todos. |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Qua Maio 16, 2012 2:19 pm Assunto: Bonsai |
|
|
Cara eu comprei uma sakura em agosto de 2011 toda florida e não deu semente, o substrato que ela veio foi tipo turfa e um barrão de terra vegetal...deu a entender que ela gosta de acidez...é só o que posso dizer!
Se fizer alguma pesquisa e achar fotos das sementes, poderia postar!?
Abç _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Lbandeira

|
Enviada: Qua Maio 16, 2012 2:28 pm Assunto: |
|
|
Quando as minhas sementes chegarem eu tiro foto e coloco aqui no Forum. |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Maio 16, 2012 6:56 pm Assunto: |
|
|
Lbandeira, há algum tempo fiz um experimento sobre a germinação da sakura, está aqui no fórum em matérias:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=15892&highlight=sakura
Entendo que semear em areia grossa em copos plásticos, de margarina, pet, etcc. não faz grande diferença do que usar técnicas e produtos avançados.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Qui Maio 17, 2012 7:55 am Assunto: |
|
|
Élio como funciona, a minha deu flores e nada mais. Tem algum tipo de fruto, como que dá a semente? _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Lbandeira

|
Enviada: Qui Maio 17, 2012 9:57 am Assunto: |
|
|
Elio Luis Secchi, muito interessante seu tópico. Então parece ser mais simples do que se lê na internet...Bom...o vendedor disse que vai mandar um passo a passo de como plantar. Vamos ver noque dá. Estou pensando em fazer como você fez e experimentar o métodos mais simples e o os mais cheios de firulas.Assim que nascer eu posto aqui como foi minha experiência. Abraço. |
|
|
 |
Marco Costa 2.o PASSO

Registrado: 10/04/12 Idade: 60 Mensagens: 307 Localização: Marataizes-ES
|
Enviada: Qui Maio 17, 2012 11:16 am Assunto: |
|
|
Eu estou esperando chegar sementes de pinheiro negro que eu comprei e vou fazer o plantio de forma simples mesmo.
Ontem eu plantei 06 sementes de uma arvore que para mim era abiu mas, o dono da arvore me disse que é abricó. _________________ Se Deus é por nós, quem será contra nós? Rm 8. 31 |
|
|
 |
Lbandeira

|
Enviada: Qui Maio 17, 2012 11:22 am Assunto: |
|
|
MarcoBonsaiPoa, agora que eu fui entender oq vc queria dizer sobre as sementes...kkkkkkkkk. Pelo que eu vi na internet, ela dá flores mas não dá frutos. Realmente não sei como pegar as sementes. |
|
|
 |

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qui Maio 17, 2012 5:46 pm Assunto: |
|
|
Amigos a sakura dá um frutinho como uma mini-cereja mesmo. Meio alongado e do tamanho digamos assim de um grão de feijão, não dos mais pequenos. Tem pouca polpa de sabor ácido, mas que os pássaros adoram. a semente é apens uma pro fruto, como se fosse o carroço do pêssego. e como a polpa é bem fininha a semente acaba sendo também do tamnho de um grão de feijão, digamos assim dos menores. Não tenho fotos das frutinhas que só voltarão a estar maduras por volta de outubro. No fim-de-semana vou ver se tiro um tempo para fotografar e postar as sementes pois ainda tenho algumas guardadas do ano passado.
|
|
 |
Lbandeira

|
Enviada: Sex Maio 18, 2012 11:28 am Assunto: |
|
|
Elio Luis Secchi, vc poderia me indicar onde comprar as sementes de Sakura? Depois que paguei as sementes eu vi que tinha comprado de uma loja chamada "Ilhabonsai". Pelos foruns da internet e até aqui mesmo ninguem falou bem dessa loja e nenhum comprador conseguiu com que as sementes germinassem. Acho q entrei numa fria e ainda por cima o vendedor não responde minhas mensagens. Se puder indicar uma loja eu agradeço. Abraço. |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Maio 18, 2012 8:47 pm Assunto: |
|
|
Lbandeira, me passa uma MP que eu consigo as sementes.
Segue uma sequência de fotos que fiz hoje de uma semeadura que fiz em novmebro de 2011 e que estão germinando agora, o que é normal na região fria do sul.
Começando leas sementes conforme o Marco solicitou, Um palito de fósforo para dar visão de escala:
Semente germinando hoje.
Germinação de ontem para hoje:
Germinação de 4 dias, observem meia cápsula ao lado do broto:
Germinação de cerca de uma semana:
Germinação de cerca de 1 mês:
Infelizmente falta foto do fruto e como não é época, só nos resta esperar.
Marco, o percentual de flores que vira fruto, ao menos por aqui é bastante baixo. Olhando a quantidade de flores que minhas cerejeiras produzem e a quantidade de frutos/sementes creio que não chega a 1 por cento. Portanto contar com frutificação em uma planta pequena, em vaso, creio que necessita também um pouco de sorte.
Outro detalhe: plantio e 100% de areia grossa, sem nenhum aditivo, mantendo sempre úmido mas não enxarcado. Plantio em copos plásticos de água mineral.
|
|
 |
bonsaitakin 2.o PASSO

Registrado: 23/07/11 Idade: 40 Mensagens: 247 Localização: Patrocinio-MG
|
Enviada: Dom Mar 17, 2013 12:06 pm Assunto: |
|
|
reativando o topico do colega, pergunto: as sementes da ilha bonsai chegaram? vc plantou? gerinaram?.... na net não acho para comprar a planta, vou ter que partir para a semente. _________________ Um grande abraço do amigo BonsaiTakin . |
|
|
 |
|