FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Minhas plantas e minhas dúvidas
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Paulo R B de Medeiros
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 15, 2012 8:34 pm    Assunto: Minhas plantas e minhas dúvidas Responder com citação

Bom, meu primeiro tópico no fórum, vou tentar ser breve. Comecei a me interessar por bonsais ano passado, quando ganhei um ''Bonsai'' (Mausai, como aprendi aqui no fórum) de supermercado. Vou colocar as fotos de minhas plantas a seguir:

http://imageshack.us/g/850/20120515185507.jpg/

no link da para ver todas as imagens, são 3 plantas.

primeiro o mausai de jabuticaba, to com ele tem uns meses, e (corrijam-me se eu estiver errado) pretendo tirar ele desse vaso raso, ou colocar num vaso grande, e adubar bem, ou fazer o escorredor + mamadeira, mas provavelmente vou só colocar num vaso maior, com isso pretendo engrossar o caule, para futuramente começar a trabalhar nele com podas, aramação e afins..

agora sobre a menor, comprei esse Shimpaku semana passada, tem 3 anos, seria um pré-bonsai ? não sei oque fazer com ele, se eu tiro do vaso pequeno e faço o mesmo processo que pretendo com o jabuticabeiro, para engrossar o caule... estou aberto a opniões e dicas sobre oque fazer a respeito..

e a última planta, a maior, não sei qual planta é, ganhei no último final de semana, como podem ver as raízes já estão apertadas no vaso, e eu acho a planta realmente bonita, acho que dá pra fazer um trabalho legal, não acham ? se alguém puder me informar qual seria a planta, agradeço..

bom é isso, podem opinar sobre minhas 3 plantas, e oque acham que devo fazer, pretendo começar a criar bastante plantas, já vou começar a trabalhar em um jardim aqui em casa para criação de bonsais, questões como sol e água não são problemas.. e vou ficar atualizando também com fotos novas.. quem quiser acompanhar !

aproveitando a deixa, sou de Manaus, e vi que o grupo Manauara é muito fraco aqui no fórum, e aqui na cidade mesmo, não conheço ninguém que é envolvido com a arte bonsai, se tiver alguém que more em manaus ae, avisa !!

enfim, é isso... obrigado pela atenção quem leu tudo.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
wamoura
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 15, 2012 8:56 pm    Assunto: Responder com citação

ajudinha

Uploaded with ImageShack.us[/img]

MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 16, 2012 2:40 pm    Assunto: Bonsai Responder com citação

A planta parece ser o juníperus procumbes, tb chamam de juníperus horizontalis, tb gostaria de saber o porquê de dois nomes e no popular chamam de jacaré!
Para estimular a densificação e/ou compactação de folhagem nos galhos, realizamos a pinçagem dos brotos terminais com as unhas mesmo. Isso tb vale para o shimpaku! Não conheço o clima de manaus, sei que é quente e úmido e estas duas plantas se mexe nas raízes no final do inverno, aí teria que adaptar pra sua região, pois não sei se faz inerno por ae!
Quem sabe alguém com experiência no clima poderá ajudar mais! Tem um membro do fórum, o Rogério Dias que ae destas bandas! Ele é do Pará!
A jaboticabeira é plantar, se puder até no chão e deixar engrossar o tronco!
Paulo R B de Medeiros
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 16, 2012 3:10 pm    Assunto: Responder com citação

http://pt.scribd.com/grodrigues_73/d/59987726-Bonsai

pinçar seria podar os brotos terminais com os dedos mesmo ?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Maio 16, 2012 4:04 pm    Assunto: Re: Bonsai Responder com citação

MarcoBonsaiPoa escreveu:
A planta parece ser o juníperus procumbes, tb chamam de juníperus horizontalis, tb gostaria de saber o porquê de dois nomes e no popular chamam de jacaré!
Para estimular a densificação e/ou compactação de folhagem nos galhos, realizamos a pinçagem dos brotos terminais com as unhas mesmo. Isso tb vale para o shimpaku! Não conheço o clima de manaus, sei que é quente e úmido e estas duas plantas se mexe nas raízes no final do inverno, aí teria que adaptar pra sua região, pois não sei se faz inerno por ae!
Quem sabe alguém com experiência no clima poderá ajudar mais! Tem um membro do fórum, o Rogério Dias que ae destas bandas! Ele é do Pará!
A jaboticabeira é plantar, se puder até no chão e deixar engrossar o tronco!

Marco, a título de esclarecimento, as espécies de juniperus mais usados para bonsai, são:

1. Juniperus chinensis var. sargentii = shimpaku
2. Juniperus horizontalis = jacaré
3. juníperus comunis
4. Juníperus procumbens
5. Juníperus chinensis = Itoigawa
6. Juniperus chinensis = kaizuka

Se alguém tem bom conhecimento de taxonomia pode dar uma ajuda e completar e/ou corrigir.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Paulo R B de Medeiros
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 16, 2012 5:45 pm    Assunto: Responder com citação

obrigado pela contribuição Elio ! Alguem tem alguma sugestao ? Ja decidi sobre a jabuticaba, vou colocar num vaso grande e adubar para ela engrossar e crescer.. agora não sei direito oque fazer com o shimpaku e o outro juniperus, como o shimpaku tá pequeno, acho deveria colocar num vaso grande e adubar também, para crescer, mas isso nao seria arriscado ? ou já seria um processo de transplante, e eu deveria checar as datas corretas ? e o outro juniperus tá com as raízes apertadas no vaso, praticamente solto, nao tem mais espaço, a minha idéia é podar as raízes e colocar num vaso maior para eu poder trabalhar nele. Tudo que to fazendo aqui é com base no que eu tenho lido pela internet, primeira vez que to colocando na pratica, e seria interessante ouvir a opinião dos mais experientes a respeito do que deve ser feito.. obrigado pela atenção
MarcoBonsaiPoa
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Maio 17, 2012 7:46 am    Assunto: Responder com citação

Pesquisando sobre procumbens e horizontalis, realmente tem bastante diferença entre as duas, mas erroneamente no mundo bonsai as pessoas denominam os dois nomes pra mesma planta, inclusive em revistas. As imagens que o google busca de cada uma são completamente diferentes. O horizontalis apresenta diversas variedades e o procumbens aparece imagens de plantas igual a do Paulo que são iguais a algumas que tenho que achei que fosse jacaré.
Então o que chamam de tuia jacaré é o juníperus horizontalis! Se alguém quiser ratificar ou retificar...
Paulo R B de Medeiros
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Maio 17, 2012 12:29 pm    Assunto: Responder com citação

fiz uma análise tenho quase certeza que é um juniperus procumbens e nao horizontalis
WFROTA
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Maio 18, 2012 1:08 pm    Assunto: Responder com citação

Meu caro Paulo em setembro de 2010 o nosso mestre Mario e também dono do site esteve em Manaus-AM ministrando um curso de bonsai. Eu tive o privilégio de participar juntamente com o Rildo, que em Manaus já tem um bom tempo que coleciona bonsai. Não sei bem o motivo pos a criação do clube de Manaus surgiu nesse curso infelizmente não tive mais contato com o Senhor Rildo e não sei se está tendo encontro ou não.
Vejo que está aumentando o numero de adeptos em Manaus e precisamos reativar esse clube e assim trocar conhecimentos dessa arte maravilhosa.
Bom sobre suas plantas vêjo que vc adquiriu alguns ”mausais” mais é assim mesmo!! Aqui em casa tenho algumas que já estão em mamadeiras para se desenvolver.

Seja bem vindo !!!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Paulo R B de Medeiros
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Maio 18, 2012 8:43 pm    Assunto: Responder com citação

WFROTA tem todo o meu apoio, vamos reerguer o grupo, mesmo que seja pequeno, a gente poderia realizar encontros aqui em manaus, oque acha ?
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: