Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Dino 1.o PASSO

Registrado: 23/02/09 Mensagens: 174 Localização: Montes Claros-MG
|
Enviada: Ter Fev 12, 2013 10:40 am Assunto: Aroeira doce |
|
|
Olá pessoal, estou com esta plantinha faz uns 15 meses. Foi colhida na natureza e colocada numa mamadeira. Agora gostaria da opinião dos amigos para me dizerem como melhor proceder daqui pra frente com ela.
Foto 1
Obrigado....
Foto 2
Foto 3
 _________________ Dino
Adote uma árvore, preserve a natureza. |
|
|
 |
Dino 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Fev 13, 2013 10:03 pm Assunto: Re: Aroeira Doce |
|
|
Oi pessoal, postei minha árvore pra vocês dar seus palpites, mas parece que ninguém está disposto a ajudar-me.
Por favor, veja, as fotos e dê seus palpite. Qual melhor caminho pra seguir com esta aroeira?????
Obrigado....
 _________________ Dino
|
|
 |
rafaranter 1.o PASSO

|
Enviada: Qua Fev 13, 2013 10:30 pm Assunto: Sugestão |
|
|
Sou iniciante mas vejo que o caule ta bem longo, talvez uma poda drástica onde tem essa curvinha perto deste galhinho, e esperar sair mais brotos para poder trabalhar um estilo, talvez um estilo com tronco reto, mas não conheço a espécie nem sei se ela suporta tal intervenção, talvez você deva executar uma desfolha ou uma poda leve para obter, mais ramos e assim engrossar o caule, você está usando algum tipo de adubo nela ? _________________ "Criatividade consiste no total rearranjo do que sabemos com o objetivo de descobrir o que não sabemos." (George Kneller) |
|
|
 |
Dino 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Fev 14, 2013 10:08 pm Assunto: Re: Aroeira Doce |
|
|
Oi Rafaranter,tava mesmo pensando nisso, porém acho que vou fazer uma alporquia 2 cm abaixo do galhinho. Assim eu ganho mais uma aroeira.
Obgd pelo comentario. _________________ Dino
|
|
 |
André Novaes
Registrado: 03/12/12 Idade: 43 Mensagens: 18 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Sáb Fev 16, 2013 1:12 am Assunto: Re: Aroeira Doce |
|
|
Dino espere mais um pouco para fazer o alporque no começo da primavera. Quando vc remover a casca e interromper o controle hormonal que a copa exerce sobre o tronco novos brotos surgiram abaixo do alporque. Acredito que o enraizamento será rápido. Após enraizado corte o alporque e aguarde a estabilização de ambos. A partir dos brotos que se formarem será possível definir o caminho a seguir. Provavelmente estilo ereto informal pelas característica da planta. Abraço André _________________ "Quando o machado entrou na floresta, as árvores disseram: - O cabo é dos nossos!!" Provérbio Turco |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Dom Fev 17, 2013 11:26 pm Assunto: |
|
|
Olá
você pode modelar como este Araçá e esta Gabiroba. Foi feito o mesmo procedimento de troca de vaso e poda drástica.
ANTES:
 _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Fev 17, 2013 11:26 pm Assunto: |
|
|
ARAÇÁ DEPOIS
Tópico completo: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=8973 _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Fev 17, 2013 11:27 pm Assunto: |
|
|
GABIROBA DEPOIS
Tópico completo: http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=8972
Abraços.
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

|
Enviada: Dom Fev 17, 2013 11:27 pm Assunto: |
|
|
 _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Dino 1.o PASSO

|
Enviada: Ter Fev 19, 2013 12:47 am Assunto: |
|
|
Oi pessoal, não perdi tempo e já fiz o alporque na Aroeira.
Aí vocêsvão falar,,, ah mas não tá na época certa. Tudo bem, eu sei disso, mas aqui onde mora as plantas não dormem,principalmente essa espécie, que brota até depois de seca, rsrsrs. Brincadeiras à parte, em tres semanas já estará enraizado alporque e espero poder mostrar a voces o andamento das plantas. _________________ Dino
|
|
 |
Dino 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Mar 29, 2013 2:23 pm Assunto: Resultado |
|
|
Olá pessoal, estou de volta com o resultado do alporque feito em meados de fevereiro. A grandevantagem da aroeira é seu rápido desenvolvimento, em pouco mais de um mês precisei remover o alporque.
--
--
--
---
--
--
--
--
--
--
--
--
-- _________________ Dino
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Mar 29, 2013 8:34 pm Assunto: bonsai |
|
|
Na minha humilde opinião o nobre colega deveria antes se instruir um pouco mais quanto a altura máxima que um bonsai pode ter, antes de tentar reduzir a planta dessa forma. Uma belissima planta, que iria render um lindo bonsai e que, graças a esse corte, perdeu muito do que poderia vir a ser. Um bonsai não precisa ter meros 30cm para ser um bonsai. Seguindo a escola japonesa, que é geralmente a que todos nós buscamos, o bonsai pode chegar a ter, sem nenhum problema, entre 1,20 a 1,30 de altura.
Geralmente, em se tratando de espécies nativas, buscamos a altura máxima, dentro desse critério japonês, para formatar nosso bonsai, preservando não apenas a estética visual, mas incluso a harmonia, considerando o tamanho e formato das folhas (que não se reduzirão, por mais que voce a desfolhe).
Isso falando apenas dos padrões estéticos da escola japonesa. Um bonsai chinês pode ter um máximo superior a tres metros de altura. 03 metros. Pode parecer absurdo, mas é por aí. Então veja que voce perdeu, com esse corte redutor, algo que poderia vir a ser, sem dúvida nenhuma, um excelente bonsai. Torçamos para que consiga algo com o que ficou em suas mãos agora. Boa sorte.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Dino 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Mar 29, 2013 8:44 pm Assunto: |
|
|
nickyfury, obrigado pelo apoio e pelo incentivo (**) mas não me arrependo pois meu propósito é mesmo um bonsai bem menor que você mencionou. Alem disso tenho muitas dessa espécie em meu quintal e ainda precisarei doar uma dessas duas, pois quero apenas um bonsai de aroeira.
Para o tamanho que você mencionou tenho uma mangueira que da 1,20 Mts, esta sim, vai ficar bem grande. espero conseguir conduzi-la.
Ta aí a danada.
-- _________________ Dino
|
|
 |
|