FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Estilização de ficus
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Denis Araújo
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 04/01/13
Idade: 63
Mensagens: 452
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Sex Jan 11, 2013 4:07 pm    Assunto: Estilização de ficus Responder com citação

Minha mãe ganhou um ficus e, como não tem experiência, me pediu ajuda para tratar dele.
Segue abaixo algumas fotos:

Frente:



Lateral:



Por trás:




Outra lateral:



Topo:



Nebari:




Perguntas:

1- Que tipo de ficus é esté?
2- Estou pretendendo fazer um ápice do bonsai no tronco que vai para a esquerda (foto da frente) e outros dois mais baixos no tronco que vai para a esquerda e no que vai para trás no meio do bonsai. O que vocês acham? Fica bom?
Obs: Outras ideias serão muito bem vindas.
3- Sobre o substrato foi colocado lascas de casaca de pinus. Há algum inconveniente nisto?
4- Num dos galhos existem umas folhas que não abriram e são enrugadas. O que é isto? É uma doença? Como trato?

Foto folha "defeituosa":




Desculpem o volume de perguntas, mas as dúvidas são muitas. Sou iniciante nesta arte e achei esta planta linda. Não quero fazer besteira.

Um abraço a todos.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
ramon.cirilo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 22/08/11
Idade: 31
Mensagens: 149
Localização: Goiânia-GO

MensagemEnviada: Sex Jan 11, 2013 8:16 pm    Assunto: Responder com citação

Denis, sua planta é um Ficus benjamina, planta muito utilizada entre os bonsaístas, ótima para iniciantes, devido à sua resistência e facilidade de se trabalhar com ela.

Na minha opinião, você deveria cortar logo após o primeiro galho, melhorando a conicidade do tronco, e aproveitando o restante como estacas para novas mudas. Este corte reduziria o tamanho da planta, mas ganharia muita qualidade.

Não tem problema colocar as cascas no substrato, só não esquecer que o mesmo deve sempre ter uma boa drenagem.

As folhas enrugadas, você pode notar, que, ao abri-las, você encontrará um inseto. É muito normal esse tipo de praga neste Ficus. O controle que faço é retirar as folhas enrugadas e jogar fora. Em pouco tempo sua planta estará livre.

Quanto tempo de sol ela pega por dia?A meu ver sua planta está pegando pouco sol, pois as folhas estão claras.

Espero ter ajudado.
Um abraço e bom trabalho.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Denis Araújo
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 04/01/13
Idade: 63
Mensagens: 452
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Sex Jan 11, 2013 9:37 pm    Assunto: Responder com citação

Ramon,

Muito obrigado pela resposta.
Ela está em um local da varanda que recebe pouco sol (lateral da piscina que aparece nas fotos).
Estou transferindo ela para próximo ao peitoril da varanda, onde ela irá pegar mais sol. Acredito que ela irá pegar em torno de 4 horas de sol. Você acha que é suficiente?

Um abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
ramon.cirilo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 22/08/11
Idade: 31
Mensagens: 149
Localização: Goiânia-GO

MensagemEnviada: Sex Jan 11, 2013 11:33 pm    Assunto: Responder com citação

Sim, se pegar o sol direto será suficiente.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil