FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

shimpaku
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
carlos ita

MensagemEnviada: Qui Dez 22, 2011 6:51 pm    Assunto: shimpaku Responder com citação

Comprei esta planta hoje,um senhor revende aqui na minha cidade ele as compra na região de Ferraz de Vasconcelos(sp) na chacará de um japones produtor.Considero um bom material ainda não mexi na planta esta do jeito que veio até com musgo na superficie do substrato,a proposito paguei 150reais considero um preço bom comparado com os preços praticados em algumas lojas online que ainda pagamos um frete muito alto.Depois eu posto ela já com a primeira intervenção,como sempre aberto a opiniões.
[img]<script></script><noscript></noscript>[/img]
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
marcio gabiatti
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Dez 22, 2011 7:13 pm    Assunto: Responder com citação

muito bom o material, minha sugestão é que efetue apenas uma pinçagem das folhas, para ficar mais leve a planta e com isso dar claridade e mais sol na parte interna da planta.
Um otimo post é do amigo Elio que fez a sequencia completa de pinçagem do shimpaku:
Segue o link:
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=19503&highlight=pin%E7agem
Abraços..
Thomas Eckert
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Dez 23, 2011 3:45 pm    Assunto: Responder com citação

interessante, com um pouco de trabalho vai ficar excelente!!
carlos ita

MensagemEnviada: Sex Dez 23, 2011 6:02 pm    Assunto: Responder com citação

Hoje fiz uma limpeza nela,retirei arames,trabalhei a silhueta só não desmanchei os pompons porque gosto de massa foliar,gosto pessoal,aos poucos ela vai tomando forma.

Uploaded with ImageShack.us[/img]
Rolz

MensagemEnviada: Sex Dez 23, 2011 7:50 pm    Assunto: Responder com citação

lindo shimpaku heim!
eu preciso tomar coragem e dar uma arrumada na minha tb o que acha? ja tirei essas pedras...to com medo de fazer podar e deixar feia.

essa paguei assim 50,00
carlos ita

MensagemEnviada: Sex Dez 23, 2011 11:12 pm    Assunto: Responder com citação

Rolz,a minha já estava aramada e com o estilo já definido.A sua ainda não teve nenhuma intervenção mas ela tem muito potencial,um bom calibre de tronco,a vantagem sua é que depois da planta pronta,voce vai poder se orgulhar do seu trabalho.Te aconcelho a procurar na net plantas com a mesma estrutura da sua principalmente com o antes e o depois pra te inspirar,boa sorte.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Dez 24, 2011 7:59 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Lamento contradizer o nobre colega Carlos, mas tanto a sua planta quanto a do colega Rolz, não estão nem prontas nem finalizadas como bonsai. Ambas precisam urgentemente de uma mudança no substrato, sendo que a do
Carlos precisa ter retirado esse musgo que recobre a superficie e a do Rolz esses pedriscos brancos, que além de não servirem para nada, contribuem, como o musgo, para a manutenção de um excesso de umidade no solo, prejudicial a longo prazo.

Sua planta, Carlos, pode até ter recebido aramação, mas foi algo que, com o tempo, acabou perdendo o sentido, vez que prescinde de nova aramação com que moldar todos os galnhos, inclusive a copa. Repare que o primeiro galho recebeu uma curva muito acentuada, que não se justifica nessa espécie, por mais "bonitinho" que isso possa parecer. Os demais galhos vão no mesmo tom monotonos, com alguns retos e a parte superior sofrendo uma curvatura sem próposito algum.

O ideal, tanto numa planta quanto na outra, é retirar a cobertura do substrato, para oxigenar e favorecer uma secagem mais rapida nele. Expor as plantas ao cultivo a pleno sol, o dia inteiro, com rega apenas depois de verificar que o solo está bem seco, é o ideal, e proporcionará uma melhoria acentuada na tonalidade do verde das acículas (folhas dos juniperos).

Ambas as plantas precisam urgentemente tambem de uma limpeza geral nas aciculas, retirando os excessos. Apesar do colega Carlos ter escrito que gosta do formato "pompom" de sua planta, ela poderá apresentar melhoras nesse sentido depois dessa poda de limpeza, vez que isso permite o acesso de luz e calor solar ao interior, favorecendo novas e vigorosas brotações em pontos onde estão ausentes, contribuindo aos poucos para um preenchimento mais equilibrado, com um resultado bem superior ao atualmente observado.

Manter a planta como está é algo inconcebivel e depõe contra o cultivador, que de bonsaista passa a ser um mediocre colecionar de plantas, e não de um artista da arte bonsai, como deveria ser. Mudar isso é fácil, basta seguir as dicas do nobre amigo Elio para pinçar as acículas e limpar as plantas.

Rolz, no caso do seu shimpaku, sugiro que o nobre colega além de promover uma limpeza em toda a massa foliar, use uma escova para limpar o tronco, removendo o musgo aderido nele. Sendo ideal uma escova dental, de cerdas macias, para não causar danos à casca da planta. Retire primeiro as aciculas secas e raminhos mortos, depois inicie uma pinçagem no excedente de acículas, deixando todos os galhos mais "leves". Com isso, luz e calor solar irão chegar até onde nao chegam agora, promovendo um desenvolvimento equilibrado e correto, estimulando novas e vigorosas brotações em toda a planta. Exposição solar intensa, o dia todo, irá ajudar ainda mais para deixar sua planta bem saudável.

No próximo inverno, procedam a um reenvase, trocando o substrato atual por outro, mais drenante: caco ceramico, pedrisco, terra ganulada, casca de pinus e carvão. Após reenvasar, iniciar a adubação com matéria organica 45 dias depois, repetindo a cada 45 dias, exceto no inverno.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
carlos ita

MensagemEnviada: Sáb Dez 24, 2011 8:47 am    Assunto: Responder com citação

Ola nickyfury,obrigado pela atenção dada ao topico oque ja é de costume, voce esta sempre pronto a orientar nós principiantes.
Só vale salientar que em nenhum momento eu disse que minha planta ou a do colega Rolz estava pronta como bonsai,quanto ao cultivo a minha fica na area externa a pleno sol,levei ela pradentro somente para tirar a foto ,a respeito do musgo depois da foto eu ja tirei pelo menos 80% dele.Agora quanto as tecnicas de bonsai que voce salientou para mim principiante é dificil aplicalas todas em uma primeira intervenção ,no dia a dia enquanto eu vou namorando a planta eu vou me arriscando para não fazer besteira.Na minha região num raio de 300km não se ve nada á respeito de bonsai,sendo assim nunca tive professor dependo da net,dai o motivo que por enquanto eu sou um mero "mediocre colecionador de plantas"mas como disse o mestre Takeshima no bonsai existem as tecnicas aplicadas mas tambem tem o sentimento.No mais obrigado pelas dicas e atenção e feliz natal a voce nickyfury e atodos do forum e seus familiares.
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Dez 25, 2011 9:06 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Carlos

Mesmo o amigo se dizendo iniciante, alguns detalhes podem ser realizados para melhorar o vizual deste seu exemplar... Inclinação, aramagem (veja os tópicos do McDonald com coníferas), podas e futura troca de vaso:

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...

Editado pela última vez por Alexandre S. Coelho em Seg Dez 26, 2011 9:11 am; num total de 1 vez
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
carlos ita

MensagemEnviada: Seg Dez 26, 2011 12:31 am    Assunto: Responder com citação

Alexandre parabens pela sua visão e obrigado pela projeção,só uma pergunta ,este tipo de aramação só seria possivel no inverno, já que os galhos tem um certo calibre?E esta aramação seria com o auxilio de camara de ar envolvendo os galhos?
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Dez 26, 2011 5:04 pm    Assunto: Responder com citação

Isso. Quanto a "só poder no inverno" não acredito pois esta intervenção não teria podas severas nem transplante Wink

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Dez 26, 2011 7:36 pm    Assunto: Responder com citação

Carlos, o fato de evitarmos a aramagem de shimpaku no verão é pelo fato de que a casca se solta facilmente (experi~encia própria).
Contudo, usando câmara de pneu de bicicleta resolve o problema.

abraço

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
carlos ita

MensagemEnviada: Dom Jun 03, 2012 6:27 pm    Assunto: atualizando 03/06/12 Responder com citação

Hoje eu a aramei fiz uma limpeza mas eu mesmo não gostei muito do resultado ,peço ajuda.o Alexandre fez uma linda projeção mas os dois primeiros galhos estão muito longos e o calibre dos dois não permitem trazelos para aquela posição
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: