Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Danilo Muto

|
Enviada: Seg Fev 14, 2011 11:34 am Assunto: Jambo |
|
|
Juntamente com a muda de goiaba que se encontra em outro topico eu comprei esse jambo. Na verdade 2.
Nunca vi bonsai dessa espécie, gostaria de receber a opiniao de vcs em relação a planta. Comentarios serao bem vindos.
Obrigado.
 |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Seg Fev 14, 2011 12:11 pm Assunto: |
|
|
Sua planta parece ter muuuuuuuuuuuito potencial. o nebari está bem legal. O interessante seria vc colocar algo do lado dela na hora de fotografar para todos terem um parâmetro, por exemplo do tamanho das folhas que eu pessoalmente não conheço. Mas pela cadeira atráz está me parecendo perfeita.
Ja pensou em desfolhá-la para melhorar na opinião dos colegas aqui do fórum? Acho que ajudaria e muito a todos na hora da opinião.
abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Danilo Muto

|
Enviada: Ter Fev 15, 2011 8:29 am Assunto: |
|
|
será q a especie aceita uma desfolha total? |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 42 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Ter Fev 15, 2011 8:56 am Assunto: |
|
|
Uma bela planta!
COmo o mc falou, uma desfolha agora ( que é uma época boa) para ver a estrutura e ter opiniões dos colegas.
Com a desfolha eu selecionaria alguns galhos para compor quem sabe um hokidachi. Os galhos que ficam devem engrossar e ramificar, levando a um belo exemplar futuramente.
Tmbém não conheço a espécie, mas parece que ela brota bastante não? _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Raoni Moraes 2.o PASSO

Registrado: 26/11/09 Idade: 38 Mensagens: 239 Localização: Aracaju-SE
|
Enviada: Ter Fev 15, 2011 9:17 am Assunto: |
|
|
Linda planta tem um nebari fantástico, tem futuro..
qual será o proximo passo?
abração |
|
|
 |
Rodrigo_Dias_RJ 5.o PASSO

Registrado: 08/07/06 Idade: 45 Mensagens: 815 Localização: Rio de Janeiro, RJ
|
Enviada: Ter Fev 15, 2011 9:20 am Assunto: |
|
|
Muito bacana!!!!!
Eu faria uma desfolha total para ter noção de ramificação e galhos _________________ Rodrigo Dias
www.bonsaidatijuca.com.br
 |
|
|
 |
Danilo Muto

|
Enviada: Qua Fev 16, 2011 7:59 am Assunto: |
|
|
qual a maneira correta da desfolha?
retiro toda a folha ou deixo aquele V cortando apenas um pedaço da folha? |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qua Fev 16, 2011 11:20 am Assunto: |
|
|
Bom.. pelo o que eu vi e já fiz. o certo é cortar no peciolo... (talinho que segura a planta). O corte da folha é indicado para o ficus e mais algumas que não me lembro. Se estiver errado por favor me corrijam. _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Marcos Castilho PARTICIPANTE

Registrado: 08/12/07 Idade: 43 Mensagens: 1213 Localização: Colatina-ES
|
Enviada: Qua Fev 16, 2011 11:34 am Assunto: |
|
|
Isso mesmo desfolha ele e nos mostra primeiro. _________________ Sub auxiliar, do auxiliar de ajudante do quarto reserva de um possível bonsaísta. |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Qua Fev 16, 2011 12:51 pm Assunto: |
|
|
Ola Danilo ...
Fica tranquilo, pode podar sim , com uma tesoura afiada corte no talo da folha para não machucar a gema que esta latente e formará o novo broto .
Depois de desfolhada fotografe e poste no forum ... com certeza as opiniões serão para que vc elimine a maioria dos galhos escolhendo alguns bem posicionados que comporão a nova copa ...
Escolhidos os galhos , vc deverá encurta-los para que bifurquem ... etc..
Enquanto faz todos estes procedimentos, estude e leia os topicos do forum ... vc encontrará os caminhos certos a seguir ...
Parabens pela otima planta e boa sorte ..
 |
|
|
 |
Helio Mayer 1.o PASSO

Registrado: 30/01/11 Idade: 34 Mensagens: 176 Localização: Curitiba - PR
|
Enviada: Qua Fev 16, 2011 1:47 pm Assunto: |
|
|
Uma coisa que eu fico cabreiro de podar galhos é: eu devo podá-los até que tenham atingido mais de 6 pares de folhas ou só quando o galho tenha atingido o diâmetro pretendido? _________________ "Posso não concordar com uma palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte vosso direito de dizê-lo" Voltaire |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 42 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Qua Fev 16, 2011 4:48 pm Assunto: |
|
|
Depende de como estao os galhos. Nao da para ver como esta, mas em geral deixa crescer bem o galho (do tamanho que esta ja ta bom) e corta curto (tentando deixar um entreno). Depois deixa crescer e corta e assim por diante. Se cortar deixano 6 pares, cresce e corta, cresce e corta, vairamificar bastante, porem o galho nao engrossa.
Mas no momento faria a desfolha e a selecao de galhos, pra depois pensar no proximo passo  _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Fev 17, 2011 4:40 pm Assunto: bonsai |
|
|
Danilo, faça uma desfolha completa na planta, depois, marque com papel quatro lados do vaso, fotografando novamente a planta por cada um desses lados e postando no forum novamente, para que possamos analisar melhor a estrutura aerea e indicar o que cortar e o que manter, ok?  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Marco Costa 2.o PASSO

Registrado: 10/04/12 Idade: 60 Mensagens: 307 Localização: Marataizes-ES
|
Enviada: Seg Jun 04, 2012 8:19 am Assunto: |
|
|
Como está essa planta hoje? _________________ Se Deus é por nós, quem será contra nós? Rm 8. 31 |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Seg Jun 04, 2012 8:24 am Assunto: |
|
|
Estou com algumas mudas de semente que ganhei, me deu inspiração este exemplar! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
|