Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qua Set 01, 2010 2:39 am Assunto: Opinião Shimpaku (atualizado 21/06/11) |
|
|
olá pessoal da fórum...
até q enfim aprendi postar foto aqui... já estava ficando doido..
bom ai vai uma foto de um shimpaku q adquiri faz algum meses. fiz uma tração nele para ajudar na sinuosidade... sei q a planta está pequenina mas será q eu fiz a coisa certa? alguém poderia dar sua opinião..
abraço à todos _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com
Editado pela última vez por Mcdonald em Seg Jul 04, 2011 10:40 pm; num total de 3 vezes |
|
|
 |
Becker 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Set 01, 2010 11:29 am Assunto: |
|
|
Olá Mcdonald, Passa ele para um escorredor com substrato drenante pra dar uma engordada ou se preferir planta ele no chão e deixa ele quieto por mais ou menos um ano tera um melhor desenvolvimento da planta,sua planta tem potencial.  |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qua Set 01, 2010 12:07 pm Assunto: |
|
|
Becker escreveu: | Olá Mcdonald, Passa ele para um escorredor com substrato drenante pra dar uma engordada ou se preferir planta ele no chão e deixa ele quieto por mais ou menos um ano tera um melhor desenvolvimento da planta,sua planta tem potencial.  |
ola becker... valeu pela dica mas, ve se vale a pena mesmo...
o shimpaku é de crescimento lento certo? comprei essa mudinha faz uns 4 meses e ela veio em um saquinho preto. coloquei nesse vaso q é umas 6 vezes maior do que quando veio. acho q vc está certo mas eu mechi com ela faz pouco tempo. será q ela aguenta um transplante assim tão recentemente visto que ela saiu do estresse agora? o q me aconselha? posso mandar bala para o escorredor?
abração _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Becker 3.o PASSO

|
Enviada: Qua Set 01, 2010 12:16 pm Assunto: |
|
|
Bom Mcdonald ,se fosse minha faria este procedimento ,mas gosto é gosto,então você deve definir um estilo adquado ao tamanho da planta,mas não se preocupe que alguem vai dar mais umas dicas boas para sua planta ,abraço....  |
|
|
 |
Leonardo A. 2.o PASSO

Registrado: 25/11/09 Idade: 38 Mensagens: 227 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Set 01, 2010 1:30 pm Assunto: |
|
|
Se vc transplatou agora pra essse vaso e se é como vc falou bem maior do que o torrão, deicha ele ai até ano que vem, no proximo ano vc passa para um vaso maior mais sem mecher no torrão. Não é bom ficar mechendo muito nas raizes de coniferas.
Não sei o substrato que vc usou, mas pro shimpaku é bom uma mistura mais arenosa e de ph neutro a alcalino.
No escoredor se coloca plantas que ja estão mais formadas.
O vaso grande e fundo da conta do recado se o pretendido é crescimento. |
|
|
 |
Leonardo A. 2.o PASSO

|
Enviada: Qua Set 01, 2010 1:33 pm Assunto: |
|
|
outra coisa. demoraaaaa pra crescer. portanto não tenha pressa.
pra adubo um bokashi + TM/FO da conta do recado,eles não comem muito!! |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Set 02, 2010 1:30 am Assunto: |
|
|
Leonardo A. escreveu: | Se vc transplatou agora pra essse vaso e se é como vc falou bem maior do que o torrão, deicha ele ai até ano que vem, no proximo ano vc passa para um vaso maior mais sem mecher no torrão. Não é bom ficar mechendo muito nas raizes de coniferas.
Não sei o substrato que vc usou, mas pro shimpaku é bom uma mistura mais arenosa e de ph neutro a alcalino.
No escoredor se coloca plantas que ja estão mais formadas.
O vaso grande e fundo da conta do recado se o pretendido é crescimento. |
Olá leonardo... o substrato q usei foi terra preta umificada comprada em um gardem com pedrisco de tijolo passado na peneira de pedreiro numa mistura 50 a 50%. Não sabia q as coníferas gostavam da areia. Mas como mexi com ela recentemente fico com receio de mexer novamente e ela não aguentar. Quando comprei, ela já veio com essas duas curvas no tronco. Foi amora a primeira vista, ai fiz uma tração com arame para ela vir para frente e ir moldando quem sabe um moyogi daqui uns anos. Vc optaria por um estilo diferente?
abração _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Leonardo A. 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Set 02, 2010 9:57 am Assunto: |
|
|
o seu substrato esta bom, observe apenas se não esta molhado antes de regar novamente, deiche a capa do substrato dr uma leve secada entre as regas.
Quanto a areia foi modo de falar, qualquer substrato inorganico e drenante pode substituir a areia grossa, como o cacco de tijolo que vc usou !
Importante apenas não ter ph acido, porem isto não é uma regra !
Quanto ao estilo e tamanho vai de gosto, veja o seguinte tbm, existem varios tamanhos de bonsai, veja o que vc deseja . |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Set 02, 2010 10:48 am Assunto: |
|
|
Bom leonardo... o estilo q eu na minha humilde visualização acho ficar melhor para o shimpaku é o moyogi. Não sou um inciante daqueles viciados em moyogi mas costumo observar o que a planta tem de melhor. A gente vê duas curvas bem sinuosas e pelo tamanho das curvas acho q uns 35 a 45 cm esteja bom. Gostaria de ouvir mais opiniões para ter realmente certeza do que vou fazer futuramente. Será q estou correto ou outro estilo cairia bem?
abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Set 02, 2010 4:43 pm Assunto: bonsai |
|
|
Shimpaku pequeno demora um bocado para engrossar e crescer, mesmo se replantado em uma bacia plastica grande, perfurada no fundo e na lateral, contendo substrato bem drenante. Por isso, minha sugestão para sua planta é formar um mini bonsai de shimpaku. Isso é bem fácil, e requer apenas o uso de arame para dar movimento ao tronco e aos galhos. Eis alguns exemplos japoneses para vc ver como proceder:
São apenas idéias, que vc poderá adaptar para a sua planta. Repare que os galhos e tronco são aramados de forma a permitir movimentos bem sinuosos com eles. Isso agrega maior beleza e antiguidade para a planta. Descascar parte do tronco a ser exposta, bem como alguns galhinhos para formar jin tambem ajuda nesse ponto.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Abr 30, 2011 2:43 am Assunto: |
|
|
Pessoal...
subindo o tópico... gostaria da ajuda de todos para a estilização deste pequeno shimpaku...
Faz mais de um ano que o tenho e só agora depois de estar bem pego me sinto na segurança de fazer uma intervenção neste inverno....
Peço ao nobre amigo Nick que tem muita experiência com a espécie opine tb, pois, pretendo com ele criar um mame de preferência um bem retorcido mas não sei nem por onde começar...
costas
Abraço galera _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Abr 30, 2011 8:34 am Assunto: bonsai |
|
|
Mc, se sua intenção é fazer um mame, ou como prefiro, um mini bonsai, então comece por esperar a chegada do inverno, que é a melhor época para fazer um aporte de arame grosso no tronco, fixando uma ponta firmemente nas raizes e enrolando em angulos de 45 graus, espaço pequeno, até o ápice. O arame de cobre é melhor que o de aluminio, para fixar melhor a posição. Após aramar, dê volteios para todas as direções, criando movimentos os mais sinuosos possíveis, para melhorar a aparencia do tronco.
Ao formar o tronco primeiro, pode esquecer os galhos, exceto um ou outro mais grosso, que poderá tambem ser aramado e receber os mesmos movimentos sinuosos. Com isso, a planta irá adquirir um formato de maior qualidade técnica que a atual. Lembrando que esse trabalho deverá fixar a planta, mas irá levar pelo menos um ano ou dois para que isso ocorra. Não se preocupe, pode deixar o arame por esse tempo todo, sem precisar trocar ou retirar antes. O junipero suporta bem esse tipo de trabalho.
Apenas para comparar, ontem retirei um arame de cobre de um shimpaku que estilizei há tres anos (kengai). O arame, em algumas partes da planta, marcou bastante e isso é ótimo, pois posso retirar os ressaltos (partes mais altas que os sulcos) ou mesmo os sulcos, para criar formas de madeira morta atrativas no tronco. Para tirar o arame de cobre não desenrole, mas corte em pedaços pequenos, para não prejudicar a casca ou comprometer fibras da madeira.
Veja nas imagens abaixo, alguns modelos que julgo interessantes, quanto à formação do tronco:
As plantas acima foram realizadas em espaços de dois a quatro anos com aramação forçada, isto é, em que o arame permanece por mais tempo na planta que o normalmente usado em outras espécies. Repare que o principal em plantas mini é justamente a exploração do tronco com otimização no movimento sinuoso, sendo a estrutura aerea formada a partir de um minimo de galhos, apenas para constar. O cultivador dos modelos acima usou, na formação delas, material similar ao que costuma vender, veja na imagem abaixo:
Comparando o material acima com a sua planta, vc leva nítida vantagem, por possuir um material melhor, na minha humilde opinião. Não tenha pressa, porém, para realizar modificações nela. Nessa espécie, como pode ver, o tempo é um fator decisivo na construção de um lindo bonsai e deve ser rigorosamente observado, seja na época certa quanto à colocação do arame para movimentar o tronco, seja no de sua retirada, seja no necessário para manter o arame, seja no reenvase e na estilização da parte aerea. Acredite, partindo do ponto zero em que está sua planta, creio que em tres a quatro anos poderá ter em mãos um lindo mini bonsai. Qualquer coisa antes disso, é ficção cientifica e pressa.
 _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Abr 30, 2011 12:01 pm Assunto: |
|
|
Grande Nick..... muito legal seu mame.... e vc usou ráfia nele ou foi sem mesmo? onde acho para comprar?
abrass _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

|
Enviada: Qua Jun 22, 2011 12:22 am Assunto: |
|
|
Amigos....
Segue aqui uma atualização da muda de shimpaku...
Segui as orientações do grande Nick.
Infelizmente não achei ráfia, procurei em umas 4 lojas e não achei, infelizmente tive que usar a câmera de ar mesmo..
Como o nobre Nick disse.. não me preocupei com a copa ou galhos, somente com o tronco.
Tratei de torçer muito.
início das torções...
Lateral
Lateral 2
Bom pessoal..
Espero ter feito o certo...
Críticas e sugestões serão bem vindas _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Rodrigo SP

|
Enviada: Qua Jun 22, 2011 10:22 am Assunto: |
|
|
Quando vc disse que ia torcer muito você estava falando sério mesmo hein rsrs... vai ficar interessante... aguardo novas atualizações |
|
|
 |
|