|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Donegá 4.o PASSO

Registrado: 25/01/07 Idade: 51 Mensagens: 664 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Qua Abr 11, 2012 10:23 am Assunto: Meus Shimpakus - 15 à 20 anos de idade |
|
|
Olá Amigos,
Essas são as fotos de 02 shimpakus que possuo e preciso começar a trabalhá-los.
Eles tem entre 15 e 20 anos cada.
Opiniões e projeções serão bem vindas.
Shimpaku 01
Shimpaku 02
As fotos são das frentes escolhidas de acordo com a apresentação melhor do nebari.
Aguardo a opinião dos amigos. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
http://naturabonsaibrasil.blogspot.com/ |
|
|
 |
marcio gabiatti 4.o PASSO

Registrado: 02/09/11 Idade: 43 Mensagens: 652 Localização: Blumenau-SC
|
Enviada: Qua Abr 11, 2012 5:12 pm Assunto: |
|
|
Amigo Donegá gostei muito do primeiro shimpaku.
Otimo nebari e bom movimento do tronco.
Talves um shari do começo do nebari até o final do tronco e alguns Jins ficaria legal.
Mas vamos esperar quem entende mais de Shimpaku se manifestar pois eu não possuo ainda nenhum exemplar em meu viveiro por isso não sei te dizer qual a melhor condução.
Mas vou esperar para poder aprender com este exemplo...
Abraços... _________________ " A verdadeira beleza só pode ser descoberta mentalmente por quem completa o incompleto "
Kakuzo Okakura |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Abr 11, 2012 6:11 pm Assunto: |
|
|
Donegá, duas excelentes plantas. Realmente não é comum se ver shimpaku com um nebari igual ao primeiro apresentado. Tanto que em coníferas os defeitos de nebari são perdoados por se tratar de algo normal elas não apresentarem nebari que consideremos bom. Mas tendo um bom nebari, com certeza, melhor. suas plantas constituem um material tão bom que daria para se fazer praticamente de tudo com qualquer uma delas, desde um moyogui a um kengai passando por diversos outros estilos. é uma questão de analisar a planta, escolher um ou mais galhos e imaginar uma copa finalizada. Arame e estilização. Confesso que fica bem difícil virtualmente sugerir o que fazer. Tem que ser um trabalho aí cara a cara com o material. E as mudanças possíveis na estrutura geral são tantas que não é fácil projetar. Um bom desenhista (que eu não sou) poderia apresentar um projeto. Quem sabe? Esperamos...
Parabéns pelo material.
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Ricardo L C PARTICIPANTE

Registrado: 27/10/11 Idade: 50 Mensagens: 1163 Localização: SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP
|
Enviada: Qua Abr 11, 2012 6:25 pm Assunto: |
|
|
C ARACA HEIN DONEGÁ, QUE PLANTAS SÃO ESSAS. PIREI NO NEBARI DA 1ª . PARABENS PELA AQUISIÇÃO.
E AI VAI COLA NO NOSSO ENCONTRO DIA 21?
ABÇS |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Qua Abr 11, 2012 8:16 pm Assunto: |
|
|
Obrigado amigos. Pretendo adquirir mais alguns na mesma linhagem.
Vou fazer as mudanças aos poucos de forma cautelosa, pois seria um pecado estragar plantas nessa idade.
Ricardo, vou fazer o possível p/ ir. Eu e o Inar estamos pensando em montar uma associação. O encontro poderia ser na casa dele. Estivemos juntos no sábado e comentei a respeito, ele disse que a casa está a disposição, basta marcarmos com antecedência, pois ele trabalha em alguns sábados. Lá além do vasto material p/ trabalho contamos c a experiência dele. O que acha? _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
Ricardo L C PARTICIPANTE

Registrado: 27/10/11 Idade: 50 Mensagens: 1163 Localização: SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP
|
Enviada: Qua Abr 11, 2012 9:52 pm Assunto: |
|
|
ENTÃO COMO JÁ TA FECHADO COM O MARCIO, ACHO QUE PODEMOS FAZER O PROXIMO LÁ. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qua Abr 11, 2012 9:53 pm Assunto: bonsai |
|
|
Donegá, como bem salientou o nobre amigo Elio, seria um desperdicio tremendo não aproveitar todo o potencial de sua planta. Considerando o excelente movimento inicial do tachiagari, minha sugestão é no sentido de que voce eleja um dos troncos centrais como o tronco principal, ficando os demais sujeitos a cortes, visando reduzir seu comprimento.
Mas antes de passar o alicate neles, voce deverá primeiramente aramar todos os galhos, bem como o tronco principal, e dar a eles os movimentos mais sinuosos que puder imprimir. Use arames fortes e duros, como os de cobre, e faça diversos volteios nos galhos, criando formatos variados, de maneira a que, em um ano ou dois, quando retirar os arames, possa então retirar tambem a casca desses galhos e transforma=los em lindos e atrativos jin, valorando em muito a sua planta. O tronco principal deverá seguir o movimento inicial do tachiagari, culminando em que todos os galhinhos nele, sejam tambem, por sua vez, aramados.
No caso, esses galhinhos só serão aramados e receberão movimento sinuoso depois do transcurso de dois anos por que passar o tronco principal selecionado. Dessa forma, garante o movimento dele, sem prejudicar o desenvolvimento e crescimento dos galhos nele situados.
Mas fique atento: a melhor época para esse tipo de trabalho é no inverno, e não agora. Por ora, o unico trabalho é realizar uma limpeza, retirando acículas e galhinhos finos e secos, bem como nutrir bem sua planta, com adubação, para que ela possa estar saudável e vigorosa quando for aramar.
Um bom exemplo do que eu quero dizer com aramação visando movimentos bem sinuosos, pode ser traduzido pela imagem abaixo. Repare no sequenciamento de curvas do tronco principal nesse junipero:
O curioso na planta acima é que toda a estrutura aerea foi construida com apenas um galho, destacado do tronco principal. Nele, galhos opostos formam os patamares regulares, enquanto ele segue descendo. Isso transmite o equilibrio que o artista quis imprimir a essa planta.
Nesse outro trabalho, o autor usou arames grossos para "fechar" o caule, de maneira a "engrossá-lo" um pouco mais. Repare que, ainda nesse trabalho, há movimento bem sinuoso no tronco:
Nessa outra, após a retirada do arame e a educação dada aos galhos e tronco, foi selecionado um galho para formar a estrutura aerea e os demais trabalhados em jin. O tronco ainda apresenta um lindo shari nejikan, algo que vc pode pensar em impor a sua planta futuramente:
Quando se trata de dar movimento sinuoso a um shimpaku, os japoneses não brincam em serviço. Por isso, minha recomendação é sempre no sentido de seguir-lhes os passos:
Outras imagens de shimpaku no link abaixo:
http://www.kira-ku.com/category/10623/photo/6
Um exemplo bem acabado de uma ótima aramação de um galho:
[img]http://img2.blogs.yahoo.co.jp/ybi/1/8a/f6/houkyoujp/folder/875055/img_875055_22320744_4?1256612823[/img]
O mesmo galho, visto por cima:
[img]http://img2.blogs.yahoo.co.jp/ybi/1/8a/f6/houkyoujp/folder/875055/img_875055_22320744_3?1256612823[/img] _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Rafael Salviano 1.o PASSO

Registrado: 01/03/11 Idade: 43 Mensagens: 166 Localização: Marília-SP
|
Enviada: Sex Abr 13, 2012 9:33 pm Assunto: |
|
|
Belas plantas. Aliás essa primeira que vc mesmo descobriu quase pego pra mim.... rsrsrs O nebari dela é excepcional!!!
Bom to meio ausente mas firme na ideia da associação, contem comigo. Abraços _________________ "A única coisa que se tem certeza acerca da natureza, é que ela muda" |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Seg Abr 16, 2012 10:05 am Assunto: |
|
|
Olá Amigos,
Nicky, obrigado pelas observações.
Rafa, a ideia tá amadurecendo, tenho conversado bastante como Inar. Produzimos bastante nas últimas vezes, além do falso transplante de tds a plantas que pegamos, fizemos limpeza em boa parte delas e ainda trabalhamos algumas outras. Ñ deixa de ir, blz?
Abraço. _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
Ricardo L C PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Abr 16, 2012 10:28 am Assunto: |
|
|
FALA AI IRMÃO, BLZ?
VAI LÁ SABADO NÉ, ABÇS |
|
|
 |
Edicarlos Roberto 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Abr 16, 2012 2:01 pm Assunto: |
|
|
a primeira tem a cinturinha de uma bela garota!!! eheheh |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Seg Abr 30, 2012 3:59 pm Assunto: 1º Projeto p/ planta da 1ª foto |
|
|
Olá amigos,
Fiz essa 1ª projeção p/ o shimpaku da primeira foto. O que acham?
 _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
Felipe Lembi 2.o PASSO

Registrado: 24/12/11 Idade: 34 Mensagens: 210 Localização: Rolante-RS
|
Enviada: Seg Abr 30, 2012 6:20 pm Assunto: |
|
|
Olá,
Nossa, achei muito bom!!! Bela projeção no meu ver....
Resta agora trabalhar a planta, e orar para os brotos nascerem no lugar certo...
Quando vc resolver intervir na danada, poste ai para nós!
Grande abraço |
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
|
|
 |
Donegá 4.o PASSO

|
Enviada: Dom Jun 10, 2012 1:17 pm Assunto: |
|
|
A planta da primeira foto já começou a ser trabalhada, apenas algumas aramações nos galhos principais, sem refinamento dos galhos finos e sem podas de galhos que não ficarão no projeto. Esses ficarão p/ o próximo encontro em 30/06/12.
 _________________ Donegá
Natura Bonsai Brasil
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|